Os municípios que desejarem participar da edição 2018 dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) têm prazo até 21 de março para se inscreverem. Os Jogos serão realizados em três etapas:
- Microrregional - de 28 de abril a 2 de maio e de 30 de maio a 3 de junho, em oito cidades sedes; serão disputadas as modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei, nos naipes masculino e feminino;
- Regional - de 27 e 29 de julho, em quatro sedes.
- Estadual - de 7 a 9 de setembro (modalidades individuais e paraolímpicas); e de 12 a 16 de outubro (modalidades coletivas).
De acordo com a Secretaria de Esportes do Estado (Seesp), além dos esportes coletivos, o Jimi contempla as modalidades individuais convencionais: atletismo, ciclismo, natação, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa e xadrez; e esportes paraolímpicos: atletismo, natação e tênis de mesa, bocha e basquete em cadeira de rodas. Já as modalidades esportivas, badminton e peteca convencionais, têm sua realização condicionada ao número de inscrições e análise técnica. E o futsal de surdos masculino e feminino segue no programa do JIMI como modalidade exibição.
O JIMI, programa da Seesp, realizado desde 1985, em 2017 voltou ao seu formato original, com participantes exclusivamente do interior, após cinco edições contando com equipes e atletas da capital. E, conforme avaliação do secretário de Estado de Esportes, Ricardo Sapi, o resultado da mudança não poderia ter sido melhor. “Tivemos 10.636 atletas participantes em 2017, contra 4.925 que participaram em 2016. Em relação ao número de municípios, o aumento foi de 183%, saltando de 119 para 337 cidades inscritas”.
Os Jogos têm por finalidades possibilitar aos gestores regionais a participação e organização de competições, desenvolver o intercâmbio esportivo entre os municípios mineiros, oferecer ao público mineiro uma opção de lazer e entretenimento, exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a formação do cidadão e incentivar o surgimento de novos valores esportivos nos municípios do interior do estado.