Depois de um dia inteiro de jogos, a noite dessa segunda-feira 6 foi de festa desportiva no Ginásio de Esportes Marquezinho com a abertura dos Jogos Escolares de Sacramento (JES), que reuniu alunos-atletas de 14 escolas das redes, estadual: Barão da Rifaina, Cel. José Afonso de Almeida, Afonso Pena, Sinhana Borges e Tio Tofe (Apae); municipal urbanas: João Cordeiro, Luiz Magnabosco e Sílvia Vieira, e rurais: Dona Maria Sant´Ana (Quenta Sol), Cel Júlio Borges (Jaguarinha), Djalma Afonso do Prado (Divisa) e Naná Kubistchek (Jaguara), além de outras duas escolas privadas: Colégio Rousseau e Eurípedes Barsanulfo, cujas delegações entram em quadra com orgulho e um grande sorriso estampado nos rostos.
Presentes à solenidade, o prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira dama, Maria Tereza Abrate Melo, vereadores, secretários de Governo, dentre eles, o de Esportes, Márcio Luiz de Freitas, diretores e professores das escolas, pais e amigos dos atletas, todos prestigiando a abertura dos jogos, abrilhantada pela Banda Lira do Borá que, após a execução do Hino Nacional, homenageou os atletas com a canção, 'Coração de Estudante', de Milton Nascimento.
Coube à aluna-atleta, Bruna Miranda da Rocha, da EM Cel. Júlio Borges (Jaguarinha) o acendimento da pira olímpica e ao atleta Eliser Borges de Melo, da EE. Cel José Afonso de Almeida professar o juramento, acompanhado por todos os atletas presentes.
O secretário Márcio Luiz de Freitas, Marzola, após dar por abertos os Jogos Escolares de Sacramento, emocionou-se ao relatar, que três alunos estiveram pela primeira vez no Marquezinho, naquela segunda-feira.
“Nesta manhã, ainda nos preparativos para a cerimônia de abertura, eu vivi neste Ginásio de Esportes, uma grande emoção ao encontrar três crianças que estavam encantadas por visitar o Marquezinho pela primeira vez. Foi um momento muito gratificante. Para mim, a presença delas aqui no Poli pela primeira vez, a reabertura dos Jogos Escolares já valeu a pena”, reconheceu, justificando a reabertura dos JES:
“- Nosso objetivo é proporcionar esporte de qualidade para todos. E é nisso que queremos investir e promover a cada dia, porque cada criança que vem praticar esportes é menos um bandido nas ruas no futuro, por isso, vamos praticar esportes todo dia, toda hora. Esporte educa, esporte forma, esporte é saúde”.
Destacando que os JES estão sendo realizados em parcerias com as secretarias de Educação e Saúde, informou que a Prefeitura oferece toda a logística, os espaços e mais de mil camisetas para os atletas. “A prefeitura fez uma parceria com as escolas para que todos os alunos participassem uniformizados”.
O presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, cumprimentou o Governo pela volta dos JES, atletas e diretores das escolas que acreditaram na importância do evento para seus alunos, oportunizando uma educação diferenciada. “É gratificante ver o retorno dos JES e ver a alegria estampada na face de cada criança e jovem aqui hoje. Um trabalho pedagógico integral que os valoriza, porque eles são o presente de uma geração de futuros cidadãos de Sacramento, de Minas, do Brasil!”.
O prefeito Wesley De Santi de Melo ressaltou a importância do investimento no esporte e na formação das jovens gerações. “Não fossem as escolas, este evento não estaria sendo realizado, então, tenho que agradecer a comunidade escolar como um todo, diretores, professores, alunos, servidores e pais. É uma alegria e uma emoção estar aqui nessa noite participando da abertura dos JES, que levam respeito, integração social, disciplina e competitividade sadia e espírito patriótico entre mais de mil estudantes atletas”.
Para Wesley, investir no aluno atleta é formar a geração do futuro. “Todas as escolas aqui reunidas em torno de um único ideal, estão dando oportunidade às crianças e jovens de conviverem com o esporte. Isso é necessário e de extrema importância na vida como entretenimento e lazer, como saúde e como educação. Na verdade, tirando-os da ociosidade, estamos investindo nos seus talentos e formando as gerações do futuro. E como Poder Público, é nossa obrigação promover eventos como o JES”, disse, parabenizando a união das secretarias municipais de Educação, Esportes e Saúde para a realização dos jogos.
Até o fechamento desta edição, enquanto as equipes estavam disputando as últimas partidas, o balanço promovido pela Secretaria de Esportes, apontava o seguinte resultado:
Para os JES, a exemplo do que é feito nos JEMG, os alunos-atletas são divididos por idade: Modulo I, até 10 anos; Módulo II, 11 e 12 anos; Módulo III, 13 e 14 anos: Módulo IV, 15 e 16 anos e Módulo V, a partir de 17 anos.
A disputa dos esportes coletivos terminam nessa sexta-feira 10, mas várias escolas já acumulam títulos. As escolas estaduais Coronel e Sinhana Borges, com maior número de alunos são campeães em títulos.
Confira na tabela abaixo:
Mas os jogos terminam mesmo na manhã deste sábado com as disputas das modalidades de atletismo, nas dependências da Praça de Esportes.
Módulo
Modalidade |
I Até 10 anos |
II 11 e 12 anos |
III 13 e 14 anos |
IV 15 e 16 anos |
V 17 anos e acima |
Basquete Feminino |
|
EE. Sinhana Borges |
EE. Sinhana Borges |
|
EE. Coronel |
Basquete Masculino |
|
EE. Coronel |
EE. Coronel |
|
|
Futsal Feminino |
EM. Luiz Magnabosco |
EM. Sílvia Vieira |
EE. Coronel |
EE. Sinhana Borges |
EE. Coronel |
Futsal Masculino |
E. Eurípedes Barsanulfo |
EE Sinhana Borges |
EE. Sinhana Borges |
EE. Coronel |
EE. Coronel |
Handebol Feminino |
|
EM Sílvia Vieira |
EE. Sinhana Borges |
EE. Coronel |
EE. Coronel |
Handebol Masculino |
|
EE. Sinhana Borges |
EE. Sinhana Borges |
|
EE. Coronel |
Vôlei Feminino |
|
EM Dr. João Cordeiro |
|
EM Dr. João Cordeiro |
EE. Coronel |
Vôlei Masculino |
|
|
|
|
EE. Coronel |