Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Atletismo encerra JES neste sábado

Edição nº 1635 - 10 de Agosto de 2018

Depois de um dia inteiro de jogos, a noite dessa segunda-feira 6 foi de festa desportiva no Ginásio de Esportes Marquezinho com a abertura dos Jogos Escolares de Sacramento (JES), que reuniu alunos-atletas de 14 escolas das redes, estadual: Barão da Rifaina, Cel. José Afonso de Almeida, Afonso Pena,  Sinhana Borges e Tio Tofe (Apae); municipal urbanas: João Cordeiro, Luiz Magnabosco e Sílvia Vieira, e rurais: Dona Maria Sant´Ana (Quenta Sol), Cel Júlio Borges (Jaguarinha), Djalma Afonso do Prado (Divisa)  e Naná Kubistchek (Jaguara), além de outras duas escolas privadas: Colégio Rousseau e Eurípedes Barsanulfo, cujas delegações entram em quadra com orgulho e um grande sorriso estampado nos rostos. 

Presentes à solenidade, o prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira dama, Maria Tereza Abrate Melo, vereadores, secretários de Governo, dentre eles, o de Esportes, Márcio Luiz de Freitas, diretores e professores das escolas, pais e amigos dos atletas, todos prestigiando a abertura dos jogos, abrilhantada pela Banda Lira do Borá que, após a execução do Hino Nacional, homenageou os atletas com a canção, 'Coração de Estudante', de Milton Nascimento.

Coube à aluna-atleta, Bruna Miranda da Rocha, da EM Cel. Júlio Borges (Jaguarinha) o acendimento da pira olímpica e ao atleta Eliser Borges de Melo, da EE. Cel José Afonso de Almeida professar o juramento, acompanhado por todos os atletas presentes. 

O secretário Márcio Luiz de Freitas, Marzola, após dar por abertos os Jogos Escolares de Sacramento, emocionou-se ao relatar, que três alunos estiveram pela primeira vez no Marquezinho, naquela segunda-feira. 

“Nesta manhã, ainda nos preparativos para a cerimônia de abertura, eu vivi neste Ginásio de Esportes, uma grande emoção ao encontrar três crianças que estavam encantadas por visitar o Marquezinho pela primeira vez. Foi um momento muito gratificante. Para mim, a presença delas aqui no Poli pela primeira vez, a reabertura dos Jogos Escolares já valeu a pena”, reconheceu, justificando a reabertura dos JES:  

  “- Nosso objetivo é proporcionar esporte de qualidade para todos. E é nisso que queremos investir e promover a cada dia, porque cada criança que vem praticar esportes é menos um bandido nas ruas no futuro, por isso, vamos praticar esportes todo dia, toda hora. Esporte educa, esporte forma, esporte é saúde”.

Destacando que os JES estão sendo realizados em parcerias com as secretarias de Educação e Saúde, informou que a Prefeitura oferece toda a logística, os espaços e mais de mil camisetas para os atletas. “A prefeitura fez uma parceria com as escolas para que todos os alunos participassem uniformizados”. 

O presidente da Câmara, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, cumprimentou o Governo pela volta dos JES, atletas e diretores das escolas que acreditaram na importância do evento para seus alunos, oportunizando uma educação diferenciada. “É gratificante ver o retorno dos JES e ver a alegria estampada na face de cada criança e jovem aqui hoje. Um trabalho pedagógico integral que os valoriza, porque eles são o presente de uma geração de futuros cidadãos de Sacramento, de Minas, do Brasil!”.

O prefeito Wesley De Santi de Melo ressaltou a importância do investimento no esporte e na formação das jovens gerações. “Não fossem as escolas, este evento não estaria sendo realizado, então, tenho que agradecer a comunidade escolar como um todo, diretores, professores, alunos, servidores e pais. É uma alegria e uma emoção estar aqui nessa noite participando da abertura dos JES, que levam respeito, integração social, disciplina e competitividade sadia e espírito patriótico entre mais de mil estudantes atletas”. 

Para Wesley, investir no aluno atleta é formar a geração do futuro. “Todas as escolas aqui reunidas em torno de um único ideal, estão dando oportunidade às crianças e jovens de conviverem com o esporte. Isso é necessário e de extrema importância na vida como entretenimento e lazer, como saúde e como educação. Na verdade, tirando-os da ociosidade, estamos investindo nos seus talentos e formando as gerações do futuro. E como Poder Público, é nossa obrigação promover eventos como o JES”, disse, parabenizando a união das secretarias municipais de Educação, Esportes e Saúde para a realização dos jogos. 

Até o fechamento desta edição, enquanto as equipes estavam disputando as últimas partidas, o balanço promovido pela Secretaria de Esportes, apontava o seguinte resultado:

Para os JES, a exemplo do que é feito nos JEMG, os alunos-atletas são divididos por idade: Modulo I, até 10 anos; Módulo II, 11 e 12 anos; Módulo III, 13 e 14 anos: Módulo IV, 15 e 16 anos e Módulo V, a partir de 17 anos. 

A disputa dos esportes coletivos terminam nessa sexta-feira 10, mas várias escolas já acumulam títulos.  As escolas estaduais Coronel e Sinhana Borges, com maior número de alunos são campeães em títulos. 

Confira na tabela abaixo:

Mas os jogos terminam mesmo na manhã deste sábado com as disputas das modalidades de atletismo, nas dependências da Praça de Esportes.

 

Módulo

 

Modalidade

I

Até 10 anos

II

11 e 12  anos

III

13 e 14 anos

IV

15 e 16 anos

V

17 anos e acima

Basquete Feminino

 

EE. Sinhana Borges

EE. Sinhana Borges

 

EE. Coronel

Basquete Masculino

 

EE. Coronel

EE. Coronel

 

 

Futsal Feminino

EM. Luiz Magnabosco

EM. Sílvia Vieira

EE. Coronel

EE. Sinhana Borges

EE. Coronel

Futsal Masculino

E. Eurípedes Barsanulfo

EE Sinhana Borges

EE. Sinhana Borges

EE. Coronel

EE. Coronel

Handebol Feminino

 

EM Sílvia Vieira

EE. Sinhana Borges

EE. Coronel

EE. Coronel

Handebol Masculino

 

EE. Sinhana Borges

EE. Sinhana Borges

 

EE. Coronel

Vôlei Feminino

 

EM Dr. João Cordeiro

 

EM Dr. João Cordeiro

EE. Coronel

Vôlei Masculino

 

 

 

 

EE. Coronel