Jogando em casa, Sacramento fez bonito, venceu Araxá de goleada na terça-feira (18), no Marquezinho, garantindo uma vaga para as oitavas de final. Pena que o jogo foi no dia mais frio em Sacramento, que na madrugada teria chegado a cerca de 7 graus espantou o público e Sacramento só entrou em quadra bem ais tarde, apesar de o jogo estar previsto para as 21h. Antes, dois jogos do grupo, Ibiá que bateu Conquista por 6x3 e Campos Altos que venceu por 8x5 a equipe de Delta, a adversária de Sacramento no próximo jogo, no dia 1º de agosto em Conquista.
Caso Sacramento vença Delta chegará a 11 pontos, a mesma pontuação de Ibiá e Campos Alto, que tem grandes chances de chegar a 14 pontos e na liderança do grupo, caso vença Conquista em casa no dia 1º/8. Em caso
de vitória de Sacramento, a disputa do segundo e terceiro lugar para as oitavas será entre Ibiá, conforme o saldo de gols a que não temos acesso.
A fase classificatória da Copa Futsal Copa Band está na reta final, falta seis jogos em quatro rodadas. No dia 8/8 iniciam os jogos das oitavas em locais a serem definidos.
No dia 1º/8, em Conquista, Sacramento x Delta (20h); Campos Altos x Conquista (21h). Vai valer a pena dar um pulinho em Conquista para prestigiar a equipe.
Confira a pontuação das equipes:
Equipes |
JG |
PG |
Ibiá |
5 |
11 |
Campos Altos |
4 |
11 |
Sacramento |
4 |
8 |
Delta |
4 |
6 |
Araxá |
5 |
3 |
Conquista |
4 |
0 |
Técnico Fernando comemora empenho da equipe
O técnico da equipe, Fernando Oliveira Martins, que na primeira gestão do prefeito Wesley (2009/2012) dirigiu a equipe de futsal de Sacramento, no JIMI. E Sacramento participava da Copa Integração, dirigida pro Aderaldo nas três primeiras Copas. Na última (2012), Fernando Martins comandou a equipe que chegou à semifinal e perdeu para Iturama.
Avaliando a equipe, Fernando destaca que “tecnicamente a equipe anterior era um pouquinho superior à atual, mas que tem duas grandes vantagens: a união, vontade e determinação. Isso está sobressaindo acima de tudo. E também temos a vantagem de uma equipe maior que a anterior. E vale a pena ressaltar que todos são atletas de Sacramento, optamos por não trazer atleta de fora e privilegiar a cidade e usar bastante a base. Temos conseguido bons resultados, porque essa é a mesma equipe do JIMI e essa é uma equipe que vai render muito mais ainda. Estiveram um tempo parados, mas o importante é que estão muito unidos e todos abraçaram a nossa idéia. E tem muito atleta bom para ser aproveita, mas só podíamos inscrever 20. Mas estamos só começando e nossa intenção é aproveitar todos estes atletas”.
Fernando lamentou o poli vazio, mas tem grandes expectativas. “Esperávamos a casa cheia, Sacramento abraçando estes meninos e temos grandes expectativas neste e nos próximos jogos. Não conseguimos ainda chegar ao ritmo do JIMI, mas a expectativa é muito boa”.
Finda a Copa Band, a equipe vai enfrentar a etapa regional do JIMI, de 6 a 10 de setembro e Fernando comenta que nos jogos, outras equipes chegaram a dizer que Sacramento vencia, porque havia contratado atletas profissionais o que não é verdade. Expliquei que são trabalhadores, profissionais sim mas no trabalho na Claro, Arteminas, construção civil e outras ares que deixam o trabalho pra irem jogar. E eles tem se dedicado muito, treinamos aos sábados. O espaço de tempo que temos livre, aproveitamos para nos reunir, na esperança de alcançar resultados maiores”, revela, lembrando com carinho Gabriel Batistuta, que morreu de acidente que matou cinco pessoas a caminho do Espírito Santo, que estava inscrito para o JIMI “Na terça-feira seguinte iríamos mandar a documentação dele com a dos demais”.
José Wilson: “Nosso objetivo é fomentar o futsal em Conquista”
José Wilson da Silva, técnico da equipe de Conquista, que acompanhou os jogos até o final, diante dos resultados negativos da equipe, é otimista e reconhece que tudo é aprendizado. “Estamos começando agora a equipe de futsal de Conquista e essa participação é aprendizado. Não tivemos nenhum resultado positivo nos jogos, mas temos outros aspectos positivos: o empenho e comprometimento dos atletas, o apoio da administração e nosso objetivo é de médio e longo prazo e, para nós é aprendizado jogarmos com equipes que estão mais treinadas, acostumadas a competições. O nosso objetivo é esse fomentar o futsal em Conquista”
Mescla de idades dos atletas pode render grandes equipes na região, afirma Medina
Rogério Zavanella, idealizador e organizador da Copa Band presente no Marquezinho, gostou das dependências do Marquezinho e do empenho do poder público para os jogos e explica como nasceu a Copa. “As televisões geralmente investem em campeonatos como este como forma de reunir as cidades de sua área de cobertura e nossa região estava carente disso. Estive algum tempo na TV Integração e lá lancei a idéia que foi aceita e foi realizada alguns anos. Em 2015, a Bandeirantes nos chamou e nos pediu um projeto e aí está a Copa reunindo 25 cidades, com expectativa de crescimento nos próximos anos”, afirma, destacando que conhece Sacramento desde os anos 1990, quando fez amizade com Wantuil e outros e é muito bom estar nessa casa que temos como nossa”.
Luiz Medina, responsável técnico da Copa, que segundo ele é também de descoberta de talentos. “Abrimos a Copa com um número bem maior de equipes e de atletas, passando de 14 para 25 equipes e, o objetivo são 40 equipes em 2018, com isso a possibilidade de aparecerem novos talentos é muito grande. Temos percebido uma mescla muito interessante de idades, atletas mais idosos juntos com a garotada que vem despontando e que dará possibilidade da formação de equipes na região”.