Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bethânia Melo conquista título de vôlei para Minas

Edição nº 1602 - 22 de Dezembro de 2017

A técnica sacramentana, Maria Bethânia Silva Melo, no comando da seleção mineira de vôlei, conquistou invicta a Taça Potengi de Lucena, válida pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino. O grito de "é campeão" ecoou no Ginásio UniAraxá, no último sábado 16. O título foi conquistado sobre o Paraná, na vitória por 3 sets a 0, com as parciais de 25/20, 25/19 e 25/13, em 1h16min de jogo.

As donas da casa chegaram ao título de forma invicta, com nove vitórias em nove partidas.  Na competição, elas passaram por sete adversários, Goiás, Rio Grande do Norte,  Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina   e derrotou  todos, fechando a fase na liderança. 

Na semifinal, venceu o Rio de Janeiro por 3 sets a 0. E fechou com chave de ouro a decisão com Paraná em 3 a 0. Na cerimônia de premiação, árbitro, técnico e atletas foram eleitos os melhores da competição e levaram uma boneca artesanal confeccionada em Araxá.

 

Projeto Geração Vôlei levou o campeonato para Araxá  

A seleção mineira sub-15 é treinada há três meses pela técnica Maria Bethania, na cidade de Araxá, que credita ao envolvimento do presidente da AABB/Araxá, o também sacramentano, Sérgio Marcelino Borges, o Poião, e ao Assessor Regional do Triângulo Mineiro, Marcos Basílio, a realização do campeonato na cidade. 

Na época, Sérgio fez questão de ressaltar a importância de sediar a Taça Potengi na influência direta ao crescimento do projeto Geração Vôlei, coordenado por ele e que tem em Bethânia seu maior suporte. “É motivo de muito orgulho e um privilégio sediar um CBS, tendo apenas três anos de trabalho no projeto Geração Vôlei. Poder sediar este campeonato, elevará ainda mais a qualidade do nosso trabalho, além de alavancar o voleibol em nossa cidade e região", reconheceu.

Bethania comenta também a pressão de jogar em casa. “Confesso que estava receosa, pois jogar em casa tem seu lado positivo pelo apoio da torcida, mas expõe as atletas, especialmente essa geração sub-15, ao peso da responsabilidade. Mas nossa equipe se posicionou bem e encarou todos os desafios com garra e alegria, então isso contagiou todo o público”.  

 O título conquistado pela Seleção Mineira Sub-15 é o primeiro a ser registrado na história da nova gestão da FMV, conduzida por Tomás Mendes, no seu primeiro ano de mandato, enriquecendo também o currículo dessa grande técnica, Maria Bethânia, que reconheceu: "Foi muito importante para mim, principalmente por causa dos relacionamentos que construí. Nada disso teria acontecido sem apoio e parcerias".

 

Agradecimento a todos

Em texto postado em sua página na internet, Maria Bethânia agradeceu o apoio de muitos.

"Minas Gerais Campeã Brasileira Taça Potengi de Lucena 2017! Uma grande conquista!! Foram nove jogos de muita emoção com nove vitórias e uma geração de atletas que ficará marcada na história. Essa grande conquista foi sustentada primeiro pela capacidade das atletas, com um potencial físico e técnico acima da média e também por sua capacidade de superar as dificuldades de forma positiva e com alegria contagiante. Elas foram guerreiras e determinadas na busca de um ideal. A equipe de variadas características se completou”, avaliou Bethânia, distinguindo o trabalho do Prof. Sergio Guilherme, técnico do Minas Tênis Clube.

“- Com sua experiência, seriedade e competência trouxe coesão e tranquilidade à equipe, construindo, de um grupo heterogêneo de atletas e profissionais, um time com o mesmo objetivo, praticar e fazer praticar o esporte no seu mais alto espírito humano”, enalteceu Bethânia, citando também o esforço, apoio e companheirismo dos auxiliares, Gabriel Rodrigues e Andréa Vizcarra Galleguillos, além da equipe do projeto.

“- A equipe Geração Vôlei de Sérgio Borges que levou para a cidade de Araxá essa belíssima e importante competição, a todos os integrantes desse projeto Barbara, Rithiele, Vitor, Cassio, Isabeli, Guilherme, Cecília, Joana, Shirley, Gabriel e todas as nossas jovens atletas”.  

Segundo a técnica sacramentana, um grande resultado depende também de um grande comandante e citou, Tomás Mendes . “E isso temos no nosso presidente Tomás Mendes com sua inteligência, seu profissionalismo, e sua vontade de fazer o melhor para o esporte de nosso país. Logicamente, devemos esse resultado à clarividência de nosso amigo Marco Antônio Basílio, sua transparência e seu senso de justiça”, elogiou, reconhecendo também o campeonato como mais uma página de experiência em sua carreira.

 “- Quanta a mim, poderia estar envaidecida, mas esse resultado me tornou mais humilde vendo a dimensão da ajuda das pessoas envolvidas e por isso agradeço ao Praia Clube, ao Neev Sada Argos, ao Minas Tênis Clube, e a Usipa de Ipatinga e aos seus técnicos formadores, aos meus amigos Paulo Lemos e Sebastião Campos, a toda nossa equipe, e a confiança de nosso presidente Tomás Mendes e de Marco Antônio.

Agradeço a Deus toda proteção durante a nossa caminhada e a todos que acreditaram que essa conquista seria possível.  Com nosso trabalho colocamos nosso estado com referência de seriedade, competência e dedicação de nosso grande grupo".