De acordo com Ronaldo é importante que as cidades que sediam o evento tenham um local com infraestrutura adequada para receber não apenas os atletas, mas seus familiares e turistas que comparecem para prestigiar o evento. 'Por isso, espaço adequado, conforto e segurança são itens imprescindíveis para a realização da Copa e aqui em Sacramento a Prefeitura nos cedeu a Gruta dos Palhares, um local maravilhoso capaz de receber as famílias com comodidade e conforto”, justificou.
Falando sobre o trajeto, Ronaldo destaca que foi muito bem estudado e bem elaborado. “Nosso evento tem todas as características necessárias e não deixam nada a desejar em relação, inclusive a campeonato nacional. Estudamos e avaliamos todo o trajeto, rico em paisagem e para muita adrenalina. Quem fizer o percurso completo de 40 km, vai subir quase mil metros acumulados, a mesma altimetria nacional e o percurso reduzido também, que tem 620m de altitude, ambos excelentes”, avaliou.
Atleta experiente, Ronaldinho tem uma loja de bikes em Uberaba e diz que nos seus 30 anos de pedal conhece há muitos anos o Bertim e Valdete, casal de Sacramento que serviu de exemplo para ele. Apaixonei pela cidade e digo que Bertim é o Pai da Mountaim Bike em Sacramento. Eu aposto e acredito nele, só que não participou aqui hoje, por causa de uma gripe. Através dele e Valdete, vi a galera aqui crescer. Não esperava que Sacramento chegasse a ter tantos atletas, por causa do relevo. Pra andar em Sacramento, tem que gostar muito de bicicleta”, reconhece. Os irmãos Robson e Robert Brandolis, responsáveis na cidade pela organização da Copa Mountain do Triângulo Mineiro fazem uma avaliação muito positiva do evento que reuniu mais de 300 ciclistas e levou centenas de pessoas à Gruta dos Palhares, no último domingo 9.
“- Esperávamos um evento bom, mas superou nossas expectativas, foi muito acima do esperado. Os atletas de Sacramento tiveram uma boa participação, representaram muito bem a cidade, com bons desempenhos, muitos deles entre os dez melhores. Tudo correu 100%, a começar do apoio da Prefeitura, a participação da Polícia Militar e Rodoviária que nos deram todo apoio. A Prefeitura de Conquista que deixou uma ambulância em pontos estratégicos do trajeto e na cidade, que fez parte do percurso por onde passamos. A população também atendeu muito bem o nosso convite, tivemos a presença de muita gente. Quem não pedalou foi prestigiar e para o ano que vem vamos trazer uma etapa pra cá novamente...”, avaliou, agradecendo aos patrocinadores.
Gruta dos Palhares recebe mais de 300 ciclistas na Copa Triângulo Mineiro
Sucesso! Essa é a palavra que define a 2ª etapa da Copa Triângulo Mineiro de Mountain Bike, realizada em Sacramento, nesse domingo 9, com largada e chegada na Gruta dos Palhares, que recebeu um grande público, dentre eles mais de 300 ciclistas de várias cidades da região.
O evento idealizado pelos uberabenses, Rafael Cury e Ronaldo Olímpio com apoio de grade equipe e realizado através da RR Promoções primou também pela organização, que rendeu elogios dos participantes.
Os mais de 300 ciclistas divididos em diversas categorias: Elite Masculino e Feminino, Júnior (15 a 18 anos), Sub 23 (19 a 22 anos), Sub 30 (23 a 29 anos), Sub 35 (30 a 34 anos), Sub 40 (35 a 39 anos), Sub 45 (40 a 44 anos), Sub 50 (44 a 49 anos), Sub 55 (50 a 54 anos), Over 55 (+ 55 anos), Turismo Masculino e Feminino, Kids, Dupla Masculina e Dupla Mista, fizeram o percurso de 40 km, a maior parte em estrada de terra começou na Gruta dos Palhares, seguindo pela, descida na Estrada do Cipó, passando dentro da cidade de Conquista, de onde seguiram para o Distrito de Guaxima e o retorno à Gruta. Uma prova difícil, na avaliação de muitos, mas que reuniu beleza paisagística, muita adrenalina e poeira.
O melhor tempo ficou com Moises Lourenço Silva Santos da equipe Monobloco Team, de Uberaba, na categoria elite masculino com 1h19'03'', seguido por Leonardo Henrique Pereira, de Araguari com 1h19'06''.
A premiação é diferenciada e é feita da seguinte forma: 1° ao 5° para Elite Masculina e Feminina; 1° ao 3° das demais categoria (exceto Turismo, Dupla e Kids); troféus de 1º ao 5º por categoria e, medalhas de 6° ao 10°.
A participação dos atletas sacramentanos
Dentre os sacramentanos participantes, estiveram no pódio os atletas, Edson Júnior Balduíno e Juliana Batista da Silva com o 3º lugar na categoria dupla mista.
Receberam medalhas do 6º ao 10º lugar os ciclistas:
Cleide Ribeiro e Marcelo de Paula, 6º lugar, dupla mista;
Fernando Tadeu Silva, 6º lugar, Sub-45;
Gilmar Palhares de Matos, 6º lugar, Sub-50;
Messias Wellington Borges, 7º lugar, Sub-30;
Tallis Magno Pansani e Maurílio Chaves, 7º lugar, dupla masculino;
Thiago Vieira, 9º lugar, Sub-30.
Destaque também para outros que obtiveram bons resultados dentre os mais de 300 participantes. No turismo masculino os ciclistas:
Sidney Leonardo Cândido, 11º lugar;
Eduardo Stival Bandeira, 16º lugar;
Thiago Carneiro da Silva, 17º lugar;
Anderson Rezende, 21º lugar;
André Luiz dos Santos, 26º lugar;
Rafael Demartine, 27º lugar;
Heliton Ferreira de Freitas, 30º lugar;
Luciano Loiola, 34º lugar.
e mais, Francisco Luiz Rodrigues Neto, 21º lugar, Sub-40;
Thiago Medeiros Jerônimo, 23º lugar, Sub-40;
Jacanias Liberato Marques, 29º lugar, Sub-35;
Daniel Scalon e Cristiano Scalon, 21º lugar, dupla masculino.
Estamos incentivando o esporte e o turismo
O prefeito Wesley De Santi de Melo (foto) prestigiando a festa do ciclismo na Gruta dos Palhares faz uma avaliação bastante positiva. “É um evento realizado em parceria e estamos vendo, que de fato, as coisas têm que ser feitas assim. Isso é muito positivo. O Ciclismo é um esporte que está em ascendência na nossa cidade e na região, as pessoas têm aderido a vários esportes e o ciclismo é um deles. E trazermos para Sacramento uma etapa de ciclismo desse nível é muito importante para a cidade, não só para o esporte como para o turismo. Quantas pessoas estão vindo à Gruta pela primeira vez e que vão voltar com familiares. Um evento como este movimenta a cidade em todos os sentidos, sobretudo hospedagem e o comércio. A Prefeitura, ao ser parceira de eventos como esse, está cumprindo o seu papel de apoio ao turismo, incentivo ao esporte e qualidade de vida”, destaca.
Nos agradecimentos feitos ao final da prova, antes da premiação, Reinaldinho agradeceu o trabalho das prefeituras de Sacramento e Conquista. Citando o prefeito Wesley De Santi e o secretário, Marcos Marzola reconheceu que sem sua participação o evento não teria acontecido.
O cuidado, a limpeza e o zelo na Gruta dos Palhares foi também notado pelos organizadores e turistas presentes. De acordo com o coordenador do trabalho de limpeza da cidade, Marino Lobato, a Prefeitura tem dado uma atenção especial à Gruta. “É um dos nossos cartões postais, merece um cuidado especial, em especial em eventos como esse”, justificou, informando que a equipe de limpeza trabalhou com 12 funcionários mais os veículos. “E é isso que temos feito na cidade. Com o apoio do prefeito Baguá estamos de mãos dadas para a limpeza de nossa cidade e de todos os recintos em épocas de festas', afirmou.
Atletas avaliam o evento na cidade
A avaliação dos participantes não poderia ser melhor, destacando, sobretudo, a paisagem paradisíaca da Gruta dos Palhares e seus arredores, com o vale do rio Grande, outro cartão postal lindíssimo do município, a Estação do Cipó, lamentavelmente, entregue às traças. Já o percurso surpreendeu muita gente. “Um dos melhores do certame”, mas para boa parte dos atletas foi bastante difícil. Veja os depoimentos:
“Estou morto, mortinho. Sobe demais, o bicho pega. O pessoal fala categoria amadora e profissional, mas aqui todo mundo está preparado pra pedalar em qualquer categoria. O pessoal anda bem. Não tem moleza, não, mas foi uma corrida boa e ano que vem estarei aqui novamente”. (José Mauro Cajado, de Uberaba, 1º lugar nos 25 km/turismo com o tempo de 059'58'').
“Uma prova muito boa, muito disputada. O pessoal com um nível muito alto. Estão de parabéns os organizadores, as prefeituras de Sacramento e Conquista, os atletas que vieram, o público que veio prestigiar. E tomara que essa seja a primeira de muitas Copas Triângulo ou outros torneios de Mountain Bike aqui na Gruta, um esporte que cresce a cada dia”.(Eduardo Stival Bandeira), de Sacramento, fez o percurso de 25km/turismo em 1h08'06''.
“Foi uma prova dura, a estrada tem muita variação, muitas lombadas que exigem muita força. A volta na serra também foi puxada, além disso meu pneu furou e vimos empurrando e revezando a bike até chegar, mesmo assim, conseguimos o segundo lugar. Graças à força que ele me deu”. (Andréia Aguiar, referindo-se ao companheiro de dupla, Constantino Colapodopulos Júnior, ambos de Araxá, que fizeram o percurso de 25km como tempo de 1h09'20''). “Foi um aprova puxada, mas muito boa, só que no final, uma pedra rasgou o pneu da bike da Andreia e tivemos que revezar, sorte é que Andréia corre bem e pegamos o segundo lugar”. (Constantino).
“Um percurso com uns trechos muito duros de fazer, mas foi bom, adrenalina pura. A organização excelente, aliás o pessoal é muito bom nisso, por isso a gente está sempre participando”. (Wesley Lucena Dutra, de Nova Ponte, 2º lugar nos 25km/turismo com o tempo de 01:00:27”).
“Foi uma prova boa, mas estou cansado. Uma subida no final me matou”. (Kadu Cardoso Rosa, o atleta mais jovem, 13 anos, de Araxá, recebendo o abraço da mãe, Ana Cristina, na chegada, na prova Turismo). “Ele chegou muito bem. Teve um bom desempenho, treina muito e valeu o sacrifício. Em todas as provas estou acompanhando e torcendo”. (Ana Cristina)
“Prova muito boa, um estradão danado de 'bão', muito gostoso pra pedalar. Foi de boa e valeu a pena”, (Messias, o atleta mais longevo da prova, de 63 anos, de Araxá)
“Pedalo há sete anos e consegui me curar de uma depressão no pedal. E sempre estou participando de provas”. (Ana Paula Campos ao lado de Eliete Flávia Balduíno Moura, ambas de Araxá, respectivamente 5º e 7º lugares, nos 38 Km, em pouco mais de duas horas).
“Pedalo há 18 anos. No grupo, às terças e quintas pedalamos até a Gruta e sábado e domingo, passeio longo. Mas hoje não vou participar. Sou torcedora de duas meninas do grupo que vão participar em dupla com os maridos e vou torcer também pelo meu filho, Thalys Pansani”, afirma Valdete Pansani, ao lado do marido Alberto Magno Pansani (Bertim), dois pioneiros do ciclismo na cidade.
“Comecei a pedalar há 25 anos, quando as bicicletas ainda eram de ferro e veio evoluindo até chegar hoje nessas bicicletas para provas. No início éramos nós dois e os amigos, o Paulo, Luizinho da Gráfica e o Toim da Padaria. Começamos pedalando até a gruta e aos poucos vimos aumentando o percurso”, conta Bertin, que beira os 60 anos, com um corpo muito saudável. “Não sinto nada. Já participei de muitas provas, são muitas medalhas, que nem sei quantas, mas hoje não fiz a prova, porque a semana passada peguei uma gripe, atacou o bronquite e como é muita poeira, achei melhor não participar”, diz Bertin, que já fez no pedal o trajeto de 140 km até Romaria (Água Suja).
“Cheguei em 7º lugar, mas estou feliz por dois motivos, primeiro pelo meu desempenho; segundo, por ser uma prova em Sacramento. O pessoal de Sacramento vem evoluindo bastante e um evento bacana desses, com um percurso bonito agrega muito. Isso é muito bom para o esporte. Independente da atividade física, isso é muito importante. Bancário, recém transferido para Araxá, perdi um pouco do pic, mas estou me adaptando. É a primeira vez que saio de casa e é tudo novo para mim. Levei minha bike, e só agora estou descobrindo as rotas para treinar. Estou com 22 anos e está na hora de aproveitar as oportunidades para alavancar minha carreira profissional, embora goste muito do ciclismo, me dedicar bastante, não vivo disso, então é aliar o útil ao agradável”. (Messias Wellington Borges, de Sacramento, campeão da Copa dos Canaviais, etapa Jardinópolis)
“Nós do grupo Galera do Pedal, o primeiro grupo organizado em Sacramento, semanalmente, fazemos o percurso até a Gruta dos Palhares ou até a Estação do Cipó e hoje é uma alegria muito grande reunir cerca de 40 integrantes da Galera para participar de uma prova regional aqui. E isso é o ápice! Treinamos o ano inteiro e cá estamos na competição'. (André Luiz dos Santos, que desde menino aprender andar de bicicleta, percorria a cidade inteira como Office boy e, há pouco mais de uma ano, é membro do Grupo Galera do Pedal. André participou do Turismo com percurso reduzido, 25km, com 1h14'18'').
Grupo Saia de Bike se prepara para fazer o Caminho da Fé
“O grupo Saia de Bike é filho de toda equipe. Ele nasceu no ano passado, quando Lívia, eu e mais algumas amigas, resolvemos ir ao Santuário de Na. Sra. da Abadia, em Romaria. No caminho encontramos outras amigas e resolvemos criar o grupo. Isso é qualidade de vida e não paramos mais. Ju e Cleide estão competindo hoje na categoria dupla mista e vimos torcer pra elas”. (Ana Lúcia Scalon, de Sacramento)
O próximo desafio do Saia de Bike é fazer o 'Caminho da Fé', percurso que liga Tambaú, a terra do Pe. Donizete, ao Santuário de Na. Sra. Aparecida, em Aparecida do Norte. “Estamos curtindo a ideia há mais ou menos um ano e vamos fazer esse percurso de aproximadamente 425 km de pedal, por sete dias. No dia 2 de setembro vamos para Tambaú e no dia 3 começamos a peregrinação. Da Basílica do Santíssimo Sacramento para a Basílica de Na. Sra. Aparecida”.
Para Ana Lúcia, “fazer o Caminho da Fé será uma jornada de fé e superação. Fé para agradecer a Nossa Senhora por tudo que tenho recebido, por todas as bênçãos na minha vida e superação para provar que o impossível só existe para quem acredita nele!”
De acordo com Ana Lúcia serão em média 60 km de pedal nos cinco primeiros dias. No penúltimo dia serão 81 km e no último dia, 9 de setembro serão pouco mais de 30k, de Pindamonhangaba a Aparecida, cerca de uma hora de pedal.
PM dá cobertura a evento
A Polícia Militar e a Guarda Municipal apoiaram integralmente o evento na segurança do dentro do complexo da Gruta dos Palhares e acompanhando os ciclistas no percurso com uma viatura, resguardando o trânsito de veículos na passagem dos atletas. Para o comandante do efetivo, cabo Thiago Humberto a segurança foi garantida. “Correu tudo bem, foi um evento bonito, com muita movimentação e sem nenhum incidente, estão de parabéns os promotores”, cumprimentou.