Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Árbitros de Sacramento vão arbitrar a II Copa Sudamericana de Tiro Esportivo

Edição nº 1580 - 21 de Julho de 2017

O casal especialista em tiros, Oswaldo Vasquez Bruno e Sueli Alves Moreira foram convidados pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) para participar e fazer parte da Equipe Brasileira de Arbitragem de Tiro ao Prato, na II Copa Sudamericana de Tiro Esportivo e Grand Prix 'General de Divisão Décio dos Santos Brasil', nas modalidades Fossa Olímpica, Fossa Double e Skeet, que será realizada no período de 30 de agosto a 10 de setembro, no Rio de Janeiro.

Honrado, o casal aceitou o convite e irá para o Rio de Janeiro patrocinado pela CBTE. “Para nós foi uma alegria muito grande, porque quem nos convidou foi o Eduardo Oliveira, que ministrou o curso de árbitros para atuar nas Olimpíadas de 2016. Voltamos agora para um curso de reciclagem e recebemos o convite. É uma felicidade e uma honra poder estar atuando nesse esporte pelo qual somos apaixonados. O legado que fica é que cada vez mais, vamos nos aprimorando. E eu terei ainda a honra de participar como atleta entre os top 10 da América do Sul”, reconheceu Oswaldo. 

E Sueli concorda com a afirmativa de que, 'na retaguarda de um bom atirador, está sempre uma boa atiradora'. “Com certeza! E fiquei muito feliz com o convite. Depois de fazer o curso de árbitros internacionais, recentemente, fui muito elogiada pelos professores porto-riquenhos e brasileiros. Já arbitrei com Oswaldo a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo e fomos convidados também para arbitrar a final do campeonato”, informou, revelando que são raras as árbitras internacionais nesse tipo de prova. 

“- Para minha grande surpresa, fui uma das poucas mulheres, árbitras internacionais, a ser convidada para arbitrar a etapa Sudamericana. Fiquei muito feliz, radiante e estou me dedicando bastante, porque pretendemos ser selecionados para arbitrar os Jogos Pan Americanos, em julho de 2019, em Lima (Peru), outro grande evento internacional, que temos chances de  participar. Estou muito feliz”, ressalta Sueli, informando que na próxima semana, ela e Oswaldo estarão em São Paulo para se aprimorar ainda mais, em uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Tiro.

 

O Clube de Tiro de Sacramento

O Clube de Atiradores  Esportivos de Sacramento (CATES)  foi criado em 2015, por iniciativa do Osvaldo Vasquez Bruno e Marcos Roberto Lúcio, que vêm lutando para o seu crescimento. Falando da realidade do CATES, hoje,  Bruno explica que as obras estão em andamento.

“- É um clube bem grande, com capacidade para 300 a 400 sócios. Estamos focados em fazer todas as disciplinas de tiro olímpico e é uma surpresa estar indo tão bem, numa época de crise. Temos até comentado nesse sentido, se o clube nasceu num tempo de crise, com certeza vai vingar, porque por mais contratempos e dificuldades que temos enfrentado, estamos conseguindo superar, graças a adeptos da modalidade que estão ajudando, como o Marcos Roberto Lúcio e José Cláudio Zambianco, que são os pontas firmes que estão 'puxando o carro' pra gente terminar o clube, realizar esse sonho, uma aventura muito louca dos apaixonados pelo esporte”, destaca.

 De acordo com Bruno, o Clube de Atiradores  Esportivos de Sacramento vai comportar as disciplinas de bala (pistola, revólver e carabina) como 25/50 metros, fuzil com 20/300 metros e previsão futura para fossa olímpica, fossa  double e, se tiverem condições,  o Skeet. “Portanto, o clube vai atender as três modalidades olímpicas de tiro ao prato e todos os tiros olímpicos de bala, sem falar que podem fazer outros tiros. E aí é só construir”, explica. 

 

Pista já está quase pronta

Não há ainda uma data prevista para o clube entrar em atividade, pois depende da parte burocrática. “A pista já está pronta, agora vamos dar entrada da documentação junto ao Exército, para a fiscalização e homologação da pista. Eles têm um prazo de 180 dias para emitir um parecer. Então, acreditamos que até o final do ano estaremos inaugurando”, informa.

  Bruno destaca ainda que tem muito que agradecer à Prefeitura através das secretarias de Esportes e Meio Ambiente pelo apoio. “A atual administração enxergou que é um esporte que agrega, reúne famílias e vai trazer benefícios com a cidade, porque vai trazer visitantes por ocasião dos eventos programados, movimentando o comércio e a rede hoteleira local”, argumenta, lembrando de uma parceria que estão firmando com a Polícia Militar para aproveitar o clube nos seus treinamentos. 

Sobre o impacto ambiental na área onde o clube está sendo construindo, Bruno respondeu que é nulo. “É praticamente nulo. Os materiais recicláveis irão para a cooperativa de recicladores. Além disso, temos um projeto para o plantio de quatro mil árvores no entorno da área e, para isso, já estamos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente que está nos ajudando com as mudas”.

Finalizando, Oswaldo completa que o clube na cidade está muito bem organizado e num local de fácil acesso para os futuros associados de Sacramento e cidades vizinhas. “O clube está próximo a rodovias que dão acesso a Araxá, Uberaba, Franca, Conquista, Rifaina, cidades que não têm clube de tiros, abrindo essa oportunidade àqueles que quiserem se associar ao nosso clube e usufruir do espaço”.