Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola de Voleibol realiza Festa do Atleta

Edição nº 1506 - 26 de Fevereiro de 2016

Uma verdadeira noite de encontro de talentos do vôlei, veteranos e novatos. Assim podemos definir a I Festa do Atleta promovida pela professora e técnica de voleibol Maria Bethania Silva Melo e Prof. Gabriel Leonardo Rodrigues um jovem e promissor talento que esta dedicando sua vida na formação de nossas jovens atletas.  O apoio dos pais das atletas da Escola de Voleibol de Sacramento, no Pacheco´s Buffet, foi marcante e inesquecível, na noite do último sábado 20.  Abrindo a noite de festa e homenagens, Bethânia destacou que, “promover a transformação pelo esporte é mais que um sonho é uma luta constante e diária. É com este objetivo maior que sonhamos em oferecer inúmeras oportunidades para a nossa juventude. Falta-nos ainda muita coisa, mas a verdade é que nós temos uma alma do tamanho do mundo, nós temos um coração que pode fazer a diferença”. Prestigiaram o evento o prefeito Bruno Scalon Cordeiro e o vice Geraldo Carvalho, o secretário de Esportes, Fabrício Stival Ribeiro e equipes técnicas do esporte sacramentano, vereadores, o ex-prefeito Nobuhiro Karashima, atletas e familiares, dentre outros, com destaque para a Profa. Maria Tereza Silvério, vice-diretora da EE Cel. José Afonso de Almeida, representante da cidade nos Jogos Escolares de Minas, em parceria com a URS – União Recreativa Sacramentana, entidade que administra os eventos esportivos coordenados pela Prefeitura.

 

Cidade exporta atletas
      “- Nós podemos sim encher nossos ginásios de atletas. Foram oportunidades como essa que formaram atletas como Ingrid, Carla, Juliana, Glauciele, Larissa, Angélica, Elis Cristina, e nossa maior representante do vôlei nacional e mundial, Camila Brait... Todas elas saíram de nossos ginásios de esportes”, frisou Bethânia Melo, ressaltando o valor do esporte na formação da cidadania.
“- O fim último do esporte não é a conquista da medalha ou do pódium. Se fosse apenas isso, estaríamos trabalhando por muito pouco”, afirmou mais, destacando que “o que realmente importa é o que o Esporte pode fazer pelos jovens e pela sua cidade. O que fazemos dentro da quadra transforma nossa cidade numa Metrópole do Esporte, do tamanho da alma e do coração da nossa gente”, frisou, justificando a realização da Festa do Atleta.
“- Hoje é um momento de confraternização, de relembrar bons momentos e vitórias inesquecíveis, reencontrar grande amigos que se fizeram através do vôlei. Ficamos imensamente honrados e felizes com a presença de vocês”, agradeceu, emocionada, com a presença do público.

 Bethânia, uma Vencedora...
  Maria Bethânia com um talento nato, se revelou a partir do final dos anos 1990, com as primeiras equipes de vôlei da cidade. De lá pra cá a técnica passou por grandes equipes em cidades como Patrocínio, Uberlândia, Osasco, Franca. Piracicaba.Voltou a Sacramento, depois de oito anos fora, para um trabalho de primeira grandeza: reiniciar a jornada vitoriosa que formou grandes atletas para o Brasil.
Ao longo desses anos, Bethânia acumula um grande número de campeonatos e vários títulos: só por Sacramento, são 6 títulos regionais dos Jogos Escolares Mineiros; 22 títulos regionais;  4 títulos estaduais e 1 título brasileiro.
 Os dados comprovam que Sacramento já foi o melhor time de vôlei do Brasil. “Uma trajetória belíssima que vocês, sacramentanos, ajudaram a construir. Esta história tem um pouco de cada um de vocês - reconheceu a técnica - a força e a garra de centenas de atletas, o apoio incondicional dos pais, o apoio dos governos municipais nas diversas gestões que realmente apoiaram o esporte,  e o apoio atual do prefeito Bruno Cordeiro, de nossas comissões técnicas e, por que não, da força de uma torcida apaixonada que lotou e lota as arquibancadas do Ginásio do Rosário”.

O que seria do esporte sem patrocínio?
Esportes e patrocinadores, pelo que se vê no Brasil e no mundo, caminham juntos. E em Sacramento, a partir de 2014, com as equipes de vôlei não foi diferente. “Queremos agradecer a todos aqueles que contribuíram para que a história do vôlei sacramentano fosse tão bonita e tão cheia de títulos, afirmando: Isto é Cidadania!!”, destacou, Maria Bethânia, entregando uma placa de agradecimento aos patrocinadores,  Circuito Materias Elétricos, Jornal O Estado do Triângulo, Melo Proença Seguradora, Pacheco's Produções, Padaria São Marcos, Posto Santo Antônio, Restaurante Armazém, Sak's e Varejão Primos.
“- Nós não cansamos de dizer, 'Muito Obrigada'! E hoje, especialmente, gostaríamos de agradecer várias vezes, a vocês, empresários. Afinal, foram tantas as empresas que nos apoiaram, que acreditaram nesse projeto e mergulharam de cabeça junto conosco. Além do apoio financeiro, o apoio moral”, agradeceu, entregando aos empresários presentes, através dos pais um das atletas, uma placa de reconhecimento. 
Ao prefeito Bruno Scalon Cordeiro foi entregue o troféu de reconhecimento da Escola de Voleibol, seguido do agradecimento da técnica.  “Em especial, agradeço ao prefeito Bruno pela oportunidade de retornar a Sacramento e aqui poder desenvolver meu trabalho. Nosso projeto agradece de coração o seu  empenho e de toda sua equipe de esportes. Enfim, a todos, honradamente reconhecida, muito obrigada!”, disse, seguida pela mensagem da atleta Juliely Silva:
“- Precisamos de sabedoria para enfrentar o futuro. Dr. Bruno e a equipe técnica da Prefeitura e os patrocinadores estão nos oferecendo uma oportunidade para que possamos sonhar, nos estendendo a mão e nos ajudando a  vencer! Agradeço de coração em nome de todas as colegas atletas”.

Pioneiras na  história do vôlei
  Sacramento, é sabido, há tempos vem revelando talentos do vôlei. Na oportunidade, uma mensagem de lembrança e reconhecimento àqueles professores pioneiros que formaram belos times:  André Afonso, (Djé); Arthur Pereirinha e José Cláudio, (Biriba) dinamizando o esporte com muitas competições na cidade e região.
Essas senhoras de hoje, jovens atletas de ontem, campeãs de muitas competições têm sido espelho para várias gerações, inspiração para todo um trabalho. Nosso carinho e nossa homenagem a Bel, Cidinha, Eloisa, Geisa, Gina, Ieda, Lucy, Maria Luísa, Marilda (representada pelo filho Rafael), Marília, Marise, Marluce, Marly, Melinha, Misa, Nelma, Regina (representada pelo irmão Reginaldo Scalon) e Tatá (representada pela filha, Flávia).
O voleibol sacramentano venceu, superou adversidades e  alcançou o top do voleibol mineiro. Sete delas representaram a seleção mineira, em 2004 e foram campeãs brasileiras. Essas atletas inesquecíveis, Camila Brait, hoje no Molico/Nestlè, que devido a compromissos na Superliga, foi representada pelos pais, Celso e Cleides Brait;  Elis Cristina e Priscila Kenia, hoje no Voleibol Suíço, representadas pela atleta Sarah Barros, Ingrid Felix no voleibol de Bauru e Sara, Lara, Bárbara  receberam medalhas  das também grandes atletas,  Glauciele, ex-Pinheiros/S. Paulo;  Angélica, do Pinheiros e as atletas de Patrocínio, Gabi e Rafaela.
Um dos pontos altos das reverências, foi a  homenagem especial ao servidor público, Vilmar, funcionário do Ginásio Mário Antônio de Almeida (Poli do Rosário), onde treinam as equipes de vôlei). “Homem de fibra, de garra e que desempenha suas funções com responsabilidade exemplar, a quem todos deveriam seguir. Queremos homenagear o Senhor Vilmar, porque você é muito importante para nós”.
 Encerrando a noite, de boas recordações e de homenagens, foram apresentadas ao grande público presente todas as atletas da Escola de Voleibol de Sacramento, nas suas várias categorias: escolinha, iniciantes, pré-mirim, mirim, infantil e infanto juvenil.
A noite encerrou com apresentação de bandas, duplas e grupos musicais da cidade, a 'prata da casa' que, gentilmente, cederam seus cachês também como forma e incentivo à Escola de Voleibol, também homenageados pelos promotores do evento. “Nosso carinho e nossa homenagem a estes músicos maravilhosos: Gustavo da Sanfona, Vinícius Violeiro, Tito Scalon, Dener Devós e  Grupo Momento”.