Cinquenta e seis duplas, 45 de sacramento e 11de Conquista deram a largada em mais um Campeonato Municipal de Truco, nessa terça-feira 12, no Salão São Clemente.
A coordenação do campeonato é, mais uma vez, do truqueiro Helio Antônio Santana Paim - Parado, (foto) que, em entrevista ao ET falou de suas expectativas.
“- Olha, posso dizer que o Campeonato Municipal já se tornou um evento consagrado, graças a Deus. Percebemos isso pelo número de inscrições, confirmando que o pessoal gosta mesmo desse esporte e comparece em massa: homens, mulheres, casais, jovens, adultos, porque é um esporte sadio, que visa a integração, a união e acaba se tornando um torneio grande, que já está consagrado”, afirma.
O critério de disputa obedece à velha forma das chaves, com seis duplas cada uma, escolhidas através de sorteios no primeiro dia de competição. “Iniciamos com oito duplas, incompletas, mas na quinta-feira, último dia inscrição, fechamos com nove chaves, isto é 54 duplas”, informa.
Parado explica que a eliminação vai acontecendo por fases.
“- A fase de classificação começa com as duplas disputando entre si dentro de cada chave. Das seis duplas, classificam-se quatro para a fase seguinte. Da segunda fase, classificam duas duplas para a terceira fase e vai afunilando até chegarmos aos quatro finalistas. As duplas que vão sendo eliminadas fazem um torneio paralelo, chamado de repescagem, de onde saem também o campeão e o vice”, explica.
Segundo ainda Parado, o evento tem parceria com a Secretaria de Esportes do Município, que fornece as medalhas e troféus para os vencedores. Para ajudar nas despesas da organização, cada dupla paga uma taxa de inscrição de R$ 15,00.
Os jogos realizados às terças e quintas-feiras, no Salão São Clemente são sempre abertos ao público, a partir das 19h30, com serviço de bar servindo churrasco e bebidas.
Parceria é o segredo do truco
Dentre os participantes, os campeões de 2015, Wisney Lúcio de Souza e Paulo Cândido Lopes, revelam que o mais importante do evento é a diversão e o congraçamento. “A gente vem pra se divertir, fazer amizades com a turma que a cada ano que passa aumenta mais e, a gente já vem sabendo que podemos ganhar ou perder, mas claro, nosso intuito é ganhar”, afirma Wisney 40, truqueiro desde os oito anos, aprendendo ao lado do pai, Wilson Boiadeiro, seu melhor parceiro até hoje.
Paulinho Pintor 58 é outro campeão do truco que vem agora formando dupla com Wisneyo (58), mas joga desde os 20 anos. “Acho que esse ano o campeonato está muito mais difícil, porque todos querem ganhar de nós dois. Conquista dobrou as duplas e todos com o mesmo intuito: serem campeões”.
Para a dupla campeã, o segredo do truco está na parceria. “São 50% pra cada um e nenhum pode errar, a soma dessa parceria e confiança é que dá os 100%. O jeito de pegar as cartas já é um sinal. Se der certo, deu, se não der...”, afirmam e elogiam a atuação do Parado na coordenação dos campeonatos. “Só temos de parabenizá-lo por trazer uma turma dessas como ele está trazendo, de Conquista, zona rural de Sacramento, casais, jovens. Isso engrandece o esporte e o trabalho dele.”
O casal de amigos Jorge Luiz Silva 23 e Letícia Oliveira Gomide 18, ele de Conquista, ela de Sacramento, participam juntos do campeonato pela primeira vez, mostrando que a antiga rivalidade entre as duas cidades desapareceu. “Somos muito amigos, gostamos de truco. Nós já participamos do campeonato com outros parceiros e aí surgiu a ideia de fazermos dupla este ano e pelo que vejo formamos uma dupla inédita, ela de Conquista, eu de Sacramento e a única dupla formada por uma mulher e um homem”, comenta, alegre Jorge.
A bonita Letícia conta que joga desde criança, apanhou gosto e aprendeu com a família. “Já participei de vários campeonatos, inclusive municipais e Jorge e eu estamos com uma grande expectativa, porque já jogamos juntos várias vezes”, afirma, apostando numa boa classificação.