Que bom se fosse em Sacramento! Mas é na vizinha Araxá. E quem está feliz é nosso maior enxadrista, Gilberto Cardoso, que comemorou a iniciativa do vereador Fabiano Santos Cunha que quer incluir na carga curricular das escolas do município o ensino do Xadrez. Na defesa de sua proposta, o vereador demonstrou a importância do estudo do jogo, exemplificando através de um vídeo que mostra a utilização do Xadrez na Armênia, o que contribui muito para o crescimento intelectual das crianças, melhorando bastante o rendimento escolar e outros benefícios. A proposta teve repercussão e caiu nas redes sociais, fazendo com que a cidade recebesse muitos elogios de vários lugares do Brasil pela iniciativa do Vereador Fabiano. Na cidade, enxadristas, alunos e professores ficaram felizes com a notícia.
O Xadrez araxaense vem se tornando um esporte de grande aceitação e com excelentes resultados em diversos torneios, com vários competidores em outras cidades. Um exemplo é o jovem acadêmico no 2º período do curso de Engenharia Mecânica na UFMG, César Romero Júnior, que obteve 4,5 pontos em 5 disputados e foi o grande destaque na competição das “Engenharíadas Mineiras 2015”, realizada no último dia 5, com a participação de estudantes dos Cursos de Engenharia de 15 instituições de Ensino Superior de Minas Gerais.
Outro exemplo é o de Vitor Amorim Froís, 13 anos, que se sagrou campeão do Xadrez no JEMG em Monte Carmelo. Aliás, Vitor, tem uma bela trajetória como enxadrista. Em 2013, participou do XXIV Festival Pan-americano de Xadrez da Juventude, evento foi disputado em 12 categorias e que reuniu 321 enxadristas de 18 nações do continente americano. Vitor ficou entre os 10 melhores enxadristas na categoria sub-12 do continente americana e o melhor do Brasil. No ano passado, Vítor sagrou-se o 3º melhor enxadrista da América na categoria sub-12 absoluto, no XI Sul-Americano da Juventude de Xadrez, disputado em Montevidéu, no Uruguai.