Sob a coordenação do empresário e criador, Antônio Claret Zandonaide, Sacramento realizou no último dia 12, no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, VI Copa de Marcha de Cavalos Mangalarga Marchador. Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Manga Larga Marchador – ABCCM, núcleo Triângulo Mineiro, o evento contou com a participação de 100 animais de diversos criadores da região..
Para Claret, a sexta edição da copa foi uma das melhores já realizadas em Sacramento.s participantes. “Posso dizer, sem sombra de dúvida, que essa foi uma das melhores copas já realizadas, pois temos 100 animais montados pelo juiz Diego Rodrigues Vitral. Um público muito grande prestigiou o evento, que teve animais de alto nível. Para mim foi uma grande satisfação receber todos esses participantes de toda a região e até de Goiatuba (GO)”, avalia.
A satisfação de Claret se junta também ao fato de ter animais premiados na competição. ‘‘Fizemos um campeão na categoria cavalo jovem, o Xarope, que já foi campeão na Nacional de Uberlândia, assim como o Impacto que foi campeão também em Uberlândia”, afirma, confessando que tem pelo animal um grande amor. O Xarope tem sido o animal que tenho mais amor hoje, é a minha esperança nas competições, conquistando prêmios de campeão ou reservado campeão, ele puxou o pai, o cavalo Muçum que foi premiadíssimo”, lembra.
Chinader Zago fala de sua paixão por cavalos
O sacramentano Chinader Zago (foto) 26 é um dos cavaleiros que exibe, os belos animais na pista de marcha para julgamento, um trabalho que pode começar há alguns anos antes com o adestramento e treino. “Os animais são preparados para chegar numa exposição e ganhar, o mérito é chegar e ganhar”, explica e fala de sua paixão por animais.
“- Devo isso a meu avô, Natal Zago, e agradeço muito. Ele me influenciou muito, meus pais sempre me apoiaram, mas vovô sempre foi o cabeceira, me apoiava em tudo e , quando recebi uma proposta para sair de Sacramento, ele me disse uma coisa que nunca esqueço: 'Cavalo arriado só passa uma vez na porta de casa. Então, se é isso que você quer fazer, junte suas coisas e vá'. Com o apoio também de meus pais, e como era disso que eu gostava de paixão, saí”, relata.
O primeiro emprego de Chinader, ainda bem jovem, foi no Haras Zandonaide, mas ele começou bem mais cedo a montaria. “Eu tinha três anos, ia para a fazendo com meu vô, montava com ele e os peões. Quando completei dez anos comecei a ir para o Haras Zandonaide. Seu Claret e dona Tereza me levavam para exposições e a paixão foi só crescendo”, detalha, completando que aprendeu muito com companheiros de sela.
“- Fiz vários cursos, em Curitiba, Uberlândia. Iniciei a faculdade de Zootecnia, mas desisti, deixei o curso e fui fazer o que gosto. A gente aprende muito nos haras e com os companheiros. Não tenho vergonha de perguntar, gosto e quero aprender, aprimorar, então tem que correr atrás. O Lazinho, um rapaz com quem eu trabalhava, também me ajudou muito, aprendi muito com o pessoal nos haras. Graças a Deus estou fazendo o que gosto. No dia a dia tenho prazer no que faço, zelo dos animais, amanso desde novinho, faço os treinos e participo de exposições. Meu dia a dia é com cavalos”.
Depois de iniciar com o Haras Zandonaide, Chinader já passou por outros quatro haras: Nova Era, em Uberlândia; JM, em Curitiba; Terra Vermelha (Brasília) e Getsêmani, em Patrocínio. E, agora, o bom filho à casa torna. “Retornei para o Haras Zandonaide, mas experiência que passei nesses anos fora foi muito boa, pois em cada haras a gente vai aprendendo técnicas e mais técnicas, é muito bom essa experiência de ir e vir”, destaca.
Prêmios, Chinader, acumula muitos e se orgulha de cada um deles, mas o destaque maior é o Prêmio Nacional Égua Sênior Frika, das Águas JM, de Curitiba. “Esse, para mim, é o prêmio mais importante, foi emocionante. Fiquei dois anos no JM e foi uma grande experiência para minha vida”.
Mas o que trouxe Chinader de volta da Sacramento, não foi apenas a paixão pelos cavalos ou pela cidade, foi o amor que falou mais alto. “O coração ficou preso por aqui, aí decidi voltar, o Haras Zandonaide é muito importante, seu Claret me fez uma proposta muito boa, então, agora, estou mais feliz ainda”.
E o Lazinho, do Haras Nova Era, anualmente, participa da Copa de Marcha e elogia o amigo. “Estamos na VI Copa e sempre fomos muito bem recebidos aqui em Sacramento e toda vez que tiver a Copa vamos marcar presença, com certeza”, afirma, elogiando Chinader, que apresentou para julgamento a égua Vitória do haras onde trabalha. “Ela levou o título de Reservada Campeã, e admiro muito o Chinader. Eu vi 'ele' começar na profissão e vai longe”, prognosticou.
Os campeões e reservados
Égua Júnior - Campeã, AR Maravilha, de Antônio Renato V. R. Cunha; reservada campeã, Graviola do Aro, de André Souza L. R. Oliveira.
Égua Jovem - Campeã, Ômega da Nova Tradição, de Luiz Francisco Pandolfo; reservada, Europa PAL, de Paulo Augusto C. Leite
Égua - Reservada Campeã, Witória, de Antônio C. Zandonaide.
Égua Adulta - Campeã, Jordânia 22, de João Carlos R. Cunha; reservada, Katuxa Juandra, de Júlio A. Andrade.
Égua Sênior - Campeã, Melodia da Esperança, de José Luiz Sammarco; reservada, Edição HC, de Hélio Cardoso A. Filho
Campeões dos campeões de marcha
Marcha adulto - fêmea
Melodia da Esperança, de José Luiz Sammarco
AR Maravilha, de Antônio R. Venceslau
Herdeira HC, de Hélio Cardoso A. Filho
Égua Júnior - marcha picada: Campeã, Camponesa Rio das Pombas, de Fábio de O. Santos; reservada, Herdade Diana, de Conde Maria do Carmo J. Reis e Filho.
Marcha Convencional
Cavalo Júnior - Campeão, Grafite do recanto dos sonhos, de Leandro José P. Muniz; reservado, JR Kamby, de Sidney Pimentel Alvim.
Cavalo Jovem - Campeão, Comandante de Brotas, de Caio de Almeida Oliveira; reservado, AR Ligeiro, de Antônio Renato V.R. Cunha.
Cavalo - Campeão, Xarope HZ, de Antônio C. Zandonaide; reservado, Império Kamby, de Sidney Pimentel Alvim.
Cavalo Adulto - Campeão, Portinari da Sangra d’Água, de Harewton Nonato C. Bicalho; reservado, Calipso da Maria Medalha, de Donizete A. Borges.
Cavalo Sênior - Campeão, Xerife PAL, de Paulo Augusto C. Leite; reservado, Recruta HZ, de Antônio C. Zandonaide.
Campeão dos campeões de marcha
Marcha adulto - Campeão dos campeões, Xerife PAL, de Paulo A. C. Leite; campeão dos campeões, Poertinari da Sangra d’Água, de Harewton Nonato; reservado, Comandante de Brotas, de Caio de A. Oliveira.
Marcha picada
Cavalo Júnior - Campeão, Radical da Boa Nova, de Dagmar A. S. Espólio; reservado, Hino do Monteiro, de Gustavo T. B. Monteiro.