Árbitros sacramentanos querem criar associação
Sacramento tem uma excelente equipe de arbitragem que vem se destacando na região, cinco dos quais são federados: Douglas Marcelo Silva, Edmilson Castanho Benetti, Fabiana Mendes Martins, Leandra Augusto da Silva Alves e Wesley do Nascimento (Chicão).
Douglas Marcelo Silva (foto) 36 atua na arbitragem há 14 anos, depois de uma grande experiência no futsal na URS e futebol de campo no 13 de Maio e no CAS. Devido a uma lesão no joelho, teve de abandonar a prática esportiva, mas não deixou o esporte, partiu para a arbitragem. “Esporte é a paixão da gente, como não poderia mais jogar, passei a me dedicar à arbitragem, fiz vários cursos, tenho diploma da Federação Mineira de Futsal e somos cinco árbitros federados”, informa, destacando a importância de ser federado. “A primeira coisa é que podemos participar de competições esportivas em todo o Estado. A Fabiana e eu arbitramos os jogos da segunda fase do JIMI, que teve a participação de 12 cidades. Outra coisa importante é o respeito que a gente tem nas competições”.
De acordo com Douglas a meta é criar a Associação dos Árbitros de Sacramento. “Temos uma equipe montada e, a exemplo de outras idades, estamos organizando a documentação para criar a associação, que é muito importante. Em Sacramento, além de nós cinco federados, temos outros árbitros que já estão atuando: o Maurício Calibuda, Jean Rodrigo, Clayton, Robert, que poderão se tornar federados, mas para isso deverão participar de cursos, fazer provas. Mas enquanto isso, eles vão nos auxiliando nas competições locais, como o Jean Rodrigo nessa Copa Nino Cerchi. Graças a Deus estamos sempre trabalhando na cidade, nos campeonatos do Laticínio, da Sak´s, da AABB, da prefeitura e, vale a pena a gente investir na associação”.
Fabiana Mendes Martins 27 é a única árbitra sacramentana federada há um ano. Mas antes da arbitragem, Fabiana esteve nas quadras do Marquezinho jogando no futsal feminino. E quando o futsal feminino entrou em decadência na cidade, ela partiu para a arbitragem. De acordo com Fabiana, a sua atuação em campo ou quadra é respeitadíssima. “A começar do grupo de árbitros todos me respeitam, me apoio, me incentivam e em campo ou em quadra é a mesma coisa, muito respeito, como deve ser em qualquer esporte”, reconhece.
E quem está no mesmo caminho, é Layandra Aparecida da Silva, que já jogou futsal e futebol de campo e agora se prepara para a arbitragem, por enquanto fica na mesa. “Comecei a poucos meses, acompanho os jogos, faço as súmulas e é assim que a gente vai treinando, mas um dia chego lá na arbitragem”.
Jean Rodrigo da Silva há três anos vem atuando na arbitragem na cidade e pretende em breve partir para os cursos da Federação. “Pretendo aprimorar e chegar à Federação e, eventos como a Copa Nino Cerchi e outros que a gente vai, isso engrandecem mais e mais a gente, que vai ganhando mais prática e experiência”, afirma.
Competicões esportivas movimentam festa no Quenta Sol
A comunidade de Quenta Sol realizou no sábado, dia 26, a festa de seu padroeiro, São Benedito, num final de semana movimentado, mas a comemoração começou na sexta-feira 25 com um Torneio de Futsal masculino com três equipes, Sociedade Atlética Quenta Sol (SAQS) masculino e feminino; Quenta Sol 2 e Restoio Sak´s, equipe feminina de Jaguarinha.
Na sexta-feira, início do Torneio, SAQS venceu Quenta Sol 2 de goleada, 12X4. Outra goleada também no segundo jogo, com Quenta Sol 2 vencendo o REstoi por 27x6 e, no jogo final, SAQS sagrou-se campeã ao vencer Quenta Sol 2 por 9x3.
No sábado 26, dia da festa, SAQS recebeu a equipe Sak´s para um amistoso, que no tempo normal ficou no 3x3. Nos pênaltis, Sak´s levou a melhor, 4x1. No futsal feminino, as meninas da SAQS bateram a equipe de Jaguarinha por 7x1.
E pra fechar a rodada esportiva na comunidade, no domingo, pelo Ruralão, jogando no Quenta Sol, Tamanduá venceu o Desemboque por 3x0 e a equipe da casa, SAQS derrotou a Sete Voltas por 3X2.
Pinheiros e Fazenda Santa Cecília lideram Ruralão
Doze equipes disputam o Ruralão, todas já fizeram dois jogos e liderança está com Pinheiros (A) e Fazenda Santa Cecília (B), ambas com seis pontos. Pela chave A, Sete Voltas vem na segunda posição na tabela com 3 pontos e leva a melhor no saldo de gols, porque as equipes seguintes: Tamanduá, Desemboque e Quenta Sol têm também 3 pontos. Fechando a chave, Jaguarinha, que amarga duas derrotas. Na chave B, Divisa é a segunda da tabela com 4 pontos; Fazenda Dona Ita , 3 pontos; Fazendinha Sak´s, 2 pontos; DER, 1 ponto e Caxambu não pontuou ainda. Mas tem muito jogo ainda pela frente.
Nos jogos do último domingo 27, Tamanduá 3x0 Desemboque; Quenta Sol 3x2 Sete Voltas; Fazenda Dona Ita 1x3 Divisa e DER 0x1 Fazenda Sta. Cecília.
Neste domingo 4, dois jogos no campo da Jaguarinha: Tamanduá x Quenta Sol e Jaguarinha x Pinheiros. E no campo da Divisa, Fazenda Santa Cecília x Fazendinha Sak´s; Divisa x Caxambu.