A atleta sacramentana de vôlei, ponteira do Rio do Sul (SC), Elis Cristina Bento 27 embarca nesta segunda para Zurich, na Suiça, de onde segue até Koniz, cidade sede do Volley Koniz, seu novo nestes próximos 12 meses. Na temporada 2015/2016, Elis vai disputar o Campeonato Europeu de Clubes.
A pequena atleta ponteira, aliás, um certo paradoxo nessa modalidade esportiva, graças a uma impulsão fantástica, começou a sua trajetória em Sacramento, como uma das meninas da técnica Maria Bethania. Saiu de Sacramento em 2004, aos 16 anos, para jogar no Praia Clube, de Uberlândia e não parou mais. Nesses mais de 11 anos de carreira, passou por diversos clubes: Sesi, Suzano; retorno ao Praia Clube; Banespa; novamente o Praia; Vôlei Futuro; Praia mais uma temporada; Rio do Sul; São Bernardo do Campo; retornou ao Rio do Sul, onde foi destaque na última temporada e de lá, sai direto para a Suíça.
Em entrevista ao ET, na tarde desta quinta-feira, radiante, Elis fala da expectativa. “Terminada a temporada, a gente fica naquela expectativa para onde vai e tudo mais. A gente fica até meio ansiosa e um dia eu estava no face e meu empresário falou da possibilidade de eu ir à Suíça e aí mandamos vídeos e acabou dando certo. No primeiro momento foi um susto, porque na verdade eu não esperava um retorno assim tão rápido”, afirma.
Elis, que já disputou o Top Volley (2010), em Basel (Suiça), completa que agora será tudo diferente. “Com certeza será uma experiência de vida muito boa. Será uma nova vida, nova cultura, nova língua, nova comida, enfim, novo tudo, num país que é referência na Europa. Espero fazer uma excelente temporada”.
Eliz explica que já teve outras oportunidades de sair o Brasil, mas sempre teve receio. “Já tive outras oportunidades de sair, mas sempre tive medo, mas hoje, tenho uma família, meu noivo (Pedro Casteli Filho), que me incentiva e apoia, está mais fácil encarar, acho que a adaptação será mais fácil. E, o mais importante disso tudo é que estou ampliando o meu mercado de trabalho. Aqui no Brasil, por eu ser pequenina, as coisas se tornam mais difíceis. E, muitas vezes, só pelo fato de estar fora a gente tem um pouco mais de reconhecimento. É um sonho que está acontecendo na minha vida e atleta é isso, a gente busca realizações e tudo está virando realidade.”
De acordo com Elis, o Volley Köniz é uma equipe de tradição no vôlei, é vice-campeã do Campeonato Suíço de Volley e com esse título vai disputar o Campeonato Europeu de Vôlei. A preocupação de Elis é com a língua, pois, embora saiba o inglês, na Suíça, enfrentará outros três idiomas: alemão, francês e italiano e ainda o dialeto romanche.