Começou nesta terça-feira 15 o Campeonato Municipal de Truco 2015. Promovido pelo empresário e truqueiro, Hélio Antônio Santana Paim, o Parado, 58 duplas se apresentaram na abertura do evento, no Salão São Clemente. “Era esta nossa expectativa, mais de 50 duplas, dada a importância do evento e o apoio que estamos recebendo também de algumas cidades vizinhas”, disse Parado ao ET, fazendo o sorteio dos primeiros jogos do certame.
Reconhece Parado que está fazendo um dos melhores campeonatos da cidade. “O campeão poderá ser aclamado, realmente, como uma dupla de grande qualidade, pois vai passar por uma maratona de jogos. São 8 chaves de seis truqueiros cada, classificando-se quatro de cada chave, com os perdedores fazendo um campeonato paralelo, com prêmios para os dois campeonatos, o principal, e o paralelo”, informou.
Sobre os prêmios, informou o organizador que haverá troféus e caixas de cervejas para os três primeiros classificados do campeonato principal e troféus para das duplas da repescagem. Além de jogadores de Sacramento há duplas de Conquista, Guaxima e Jubaí e muitas outras de comunidades rurais, como Soberto, Viturino e Caxambu. Com jogos realizados nas noites de terças e quintas, a previsão é terminar o campeonato na primeira quinzena de novembro.
Truqueiros de cidades vizinhas e da zona rural valorizam campeonato
Dentre os jogadores vindos de fora, um deles é o vereador conquistense Naldão (Reginaldo) Souza, que faz dupla com o cunhado Dedé, e mais nove duplas, com grandes expectativas. “Ser campeão é a expectativa de todo participante do torneio, mas digo com sinceridade, o mais importante é a confraternização e a amizade que formamos. Ficamos muito contentes por Sacramento e Conquista serem cidades irmãs. Já participamos do campeonato no ano passado e de vários torneios menores e este ano estamos firmes pra mais um campeonato. Aliás, considero até que formamos uma família Sacramento-Conquista, porque nós vimos participar aqui, os daqui vão pra lá. Hoje a gente já diz: 'Vamos ali pra um campeonato de truco. Não tem mais aquele negócio de 'vamos a Sacramento ou vamos a Conquista'. Truqueiro tem dessas coisas, porque, envolve muita amizade, companheirismo...”, destaca.
E como político que é há 20 anos, Naldão acredita que os dois municípios deveriam ser unidos, também, politicamente. “Somos ligados no truco, mas deveríamos ser também nas reivindicações, nas aspirações, nas conquistas. Se Sacramento tiver um bom hospital será bom para nós; se tivermos uma usina de reciclagem de lixo, será bom para Sacramento, mas hoje o que vemos são os dois municípios levando o lixo para Delta, quando, na realidade, somos municípios co-irmãos. Hoje, temos ônibus de Conquista que traz gente pra trabalhar aqui, mas o Ma shou Tao está levando gente daqui pra trabalhar lá. Então, uma união política pode trazer muitos benefícios para as duas cidades”, destaca e com razão o filho do saudoso Nenzinho, ex-prefeito daquela cidade.