Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Camila Brait é titular da Seleção Brasileira de Vôlei

Edição nº 1421 - 04 Julho 2014

A sacramentana Camila Brait é a nova líbero da seleção brasileira,  que se prepara para o Torneio World Grand Prix 2014, que será realizado entre os dias 1º  a 24/08/2014 em quatro países, Itália, Brasil, Tailândia e Japão. Há cinco anos Camila integra a seleção como reserva de Fabi que, aos 34 anos, anuncia sua aposentadoria.

A jovem atleta do ..............., com 26 anos, a mesma idade com que Fabi assumiu a posição, ao receber com surpresa a notícia veiculada nos sites especializados pela própria Fabi disse que está preparada “por substituir seu ídolo no esporte” e que lutará para manter o nível alcançado por Fabi em mais de dez anos de serviços prestados à seleção brasileira. 

O técnico José Roberto Guimarães fez questão de elogiar a líbero Camila Brait,  comentando algumas das principais qualidades da jogadora. “A Camila tem um reflexo apurado e consegue defender bolas quase impossíveis. A responsabilidade dela é enorme por substituir uma das melhores jogadoras da história na sua posição. No entanto, ela vem sendo preparada ao longo dos anos para esse momento. Acredito muito no seu potencial”, garantiu.

 Falando ao ET, Camila lembra que já há algum tempo vinha substituindo Fabi e destaca a sua felicidade. “Desde 2009 estamos juntas e aprendi muito com Fabi, ela sempre me deu conselhos, lembrando sempre que um dia a substituiria.  'Vou ficar velha, sua hora vai chegar'-  e de fato. Eu acredito que estou preparada para substitui-la por tudo que ela me ensinou”, admitiu. 

De acordo com Camila, Fabi tem hoje 34 anos e tornou-se titular com a idade  que ela (Camila) tem hoje.  “Foram oitos anos como titular e espero chegar a isso também, vou treinar muito para que isso aconteça e vou representar bem o Brasil”, disse com muita convicção.

 Preparando-se para a temporada pós Copa do Mundo, Camila explica, que agora chegam os jogos mais importantes do ano, depois das Olimpíadas. “Depois das Olimpíadas que acontecem em 2016, o Grand Prix é o mais importante torneio que temos na atualidade, envolvendo as principais equipes do mundo, e estamos nos preparando. Na semana que vem vamos fazer amistosos nos Estados Unidos. Este é o único mundial que o Brasil é penta e a pressão e responsabilidade serão muito grandes, mas vamos consegui lidar com isso”. 

Feliz com o retorno dos pais Celso Brait e Cleydis, que fixam novamente residência na cidade,  afirma que gosta muito de Sacramento, cidade onde viveu e cresceu até sair para integrar grandes equipes do vôlei brasileiro e chegar à seleção. 

“-Adoro esta cidade e quando meus pais me pediram opinião sobre sua volta para Sacramento, acatei na hora e meu irmão também. Nós crescemos aqui, temos muitos amigos aqui, tinham que voltar, com certeza, e estou muito feliz”, ressaltou já se despedindo. “Foi um bate-volta pelo aniversário da minha mãe, só pra falar um oi e agradeço muito Sacramento por tudo, por isso deixo um abraço a todos”, despediu.


De volta ao aconchego

Os casal Celso Brait e Cleydis, que morou em Sacramento cerca de 20 anos, ele integrando o corpo da Polícia Florestal da 184ª Cia local, ao passar para a reserva no comando da corporação, depois de 32 anos de efetivo serviço à Polícia Militar de Minas Gerais, deixou a cidade há quatro para residir em Uberaba.  

“- Eu me aposentei em 2010 e resolvemos iniciar uma vida diferente, assim nos mudamos para Uberaba, mas decidimos voltar e encaramos  o retorno como um momento muito especial. Aqui  foi uma fase muito importante das nossas vidas, não só na carreira profissional, com  18 anos de trabalhos prestados á Polícia Militar, mas também no convívio social, quando muitas amizades foram conquistadas. Está sendo muito feliz essa volta a Sacramento, da qual nunca estivemos ausentes totalmente, porque, Camila e eu, como sacramentanos,  de fato e de direito, sempre estávamos marcando presença  aqui, o lugar onde criamos nossos filhos, construímos nossas vidas”.

Feliz por ter voltado, Brait diz que vai trabalhar na área ambiental. “Vou prestar consultoria ambiental na região e trabalhar para a comunidade. E estou muito feliz com essa decisão, sobretudo por ver minha família feliz. É muito bom agente voltar para um lugar onde as pessoas estão de braços abertos para nos receber”, reconheceu, agradecendo: “A todo sacramentano, o nosso muito obrigado e nosso abraço amigo”.

 

Finaliza, falando da felicidade por ver a filha realizar o sonho de ser titular da seleção brasileira de vôlei. “Duplamente feliz por ela alcançar este posto, que ela soube muito bem trabalhar, e ter a paciência de saber esperar chegar a sua hora”.