Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

De volta, Bethânia começa a formar times

Edição nº 1359 - 26 Abril 2013

Com olho clínico para descobrir e formar talentos, a Profa. Maria Bethânia Silva Melo está de novo à frente das equipes de vôlei da URS. Responsável pela formação das melhores equipes da modalidade e detentora de vários títulos regionais, estaduais e brasileiro, Bethânia quer repetir o seu sucesso, formando novas e competitivas equipes e exportando grandes atletas como Camila Brait, Glauciely, Elis, Ritiely, Sara, Bárbara, Fabíola... Seja bem-vinda, Maria Bê!! 

E prá começar, os primeiros jogos amistosos, as meninas da URS começaram perdendo os dois jogos por 3 x 1, do tradicional clube patrocinense, Catiguá Tênis Clube, nas categorias pré-mirim (13 anos) e infanto juvenil ( 16 e 17 anos). “Os jogos foram muito importantes para identificarmos o nível das equipes que vamos enfrentar no mineiro e também para analisar como as nossas meninas se comportariam em quadra depois de 50 dias de trabalho. Não tivemos nenhuma surpresa, sabemos que temos muito trabalho pela frente”, reconheceu, a técnica. 

De acordo com Bethânia, em entrevista  ao ET  após os jogos, é preciso trabalhar muito e inovar. “Queremos que todas as meninas tenham oportunidade, estamos também falando em combater o sedentarismo, a obesidade, as drogas, gravidez na adolescência etc, para com isso no futuro voltarmos a formar atletas e voltar a estar entre os melhores de Minas Gerais e do Brasil”, disse. Veja a entrevista abaixo.

Na categoria pré-mirim, jogaram Amanda, Júlia, Anya Maria, Melissa, Sabrina, Nathany, Elizabeth, Gabriela, Thalia, Carol, Priscila e Emilly. Na categoria infanto, o time foi formado por Amanda, Barbara, Jordana, Maria Eduarda, Jaqueline, Darah, Raffaela, Samia, Camila, Nicole, Talita e Gabi. Festival de Vôlei Pré-Mirim 

 O festival de Vôlei Mirim abriu a temporada 2013 da URS. O evento realizado na manhã do sábado, 20, no Ginásio Mário Eugênio contou com a participação de mais de 40 atletas, divididas em quatro equipes divididas em cores. Na fase classificatória as atletas disputaram  seis jogos. No jogo final a equipe Azul venceu no tie-break, a equipe Vermelha. As atletas campeãs foram Vitória, Larissa, Elizabeth, Anya Maria, Emily, Amanda, Rafaela, Maria Luisa, Ana Barbara e Natália. A equipe vice-campeã foi formada por  Melissa, Julia, Carol, Gabi, Babi, Carol Melo, Amanda, Maria Eduarda, Bianca e Luisa. 

 

O retorno de Bethânia

 

ET – A alegria da volta...

Bê - Retornei após oito anos, eu sempre senti vontade de estar na minha cidade, amo Sacramento, então fiquei muito feliz em estar aqui perto das pessoas que amo. Fiquei feliz em ser lembrada, e feliz em saber que posso fazer coisas positivas para a minha cidade.

 

ET – Mais experiência, mais projetos... O que mudou?

Bê -  Hoje posso dizer que aprendi muito fora de casa, pois trabalhei em vários clubes e cidades diferentes, e cada lugar que eu passei aprendi coisas novas e fui somando ao meu próprio estilo de trabalho. Hoje temos uma Bethânia muito exigente mas com um pouco mais de paciência e muito mais experiente. Sei que o tempo faz diferença e temos de dar tempo ao tempo para termos bons resultados. Volto a Sacramento com uma imensa vontade de realizar um bom trabalho e de cuidar das crianças e jovens da minha cidade.

 

ET – Nesse primeiro contato, que avaliação faz?

Bê - Sempre que visitava Sacramento eu sentia falta da meninada na rua de joelheiras e camisetas de vôlei, eu ficava procurando as meninas... Quando eu cheguei ao Ginásio eu fiquei triste por ver a situação do Ginásio do Rosário que foi deixado de lado e hoje precisa de reparos urgentes. Encontrei poucas atletas, tanto que  não existia  equipe mirim e infantil completas, tivemos então de juntar as meninas na equipe infanto e recomeçar o trabalho formando uma equipe pré-mirim. Encontramos um grupo de meninas um pouco desmotivadas, sem aquela vontade de lutar, de fazer bonito, de realizar de ter o brilho no olhar. Queremos que as meninas tenham orgulho de jogar voleibol, e vestir a camisa de Sacramento.

 

ET – O que vem pela frente?

Bê - Vamos disputar o campeonato mineiro pre-mirim; os escolares módulo 1 e módulo 2 com as meninas do Coronel; a Copa Uberlândia, com a equipe infanto juvenil; estamos estudando a participação na Taça Paraná e um torneio nos Estados Unidos. Estamos fazendo uma parceria com o Catiguá Tênis Clube, onde trabalhei em 2005 para dar oportunidade para nossas meninas do mirim e infantil, participarem do mineiro. 

Hoje, já temos dez turmas de treinamento (escolinha, iniciantes, escolar, pré-mirim 1, pré-mirim 2, mirim/infantil, infanto, equipe de ex atletas, masculino infanto e adulto), contando com mais de 200 atletas.