Os prefeitos de Sacramento, Wesley De Santi de Melo; de Araxá, Jeová Moreira, os deputados estaduais, Tenente Lúcio (Uberlândia) Presidente da Comissão de Turismo da Assembléia de Minas, Deputado Adelmo Leão (Uberaba), membro da Comissão de Esportes, o senhor Eduardo Ávila, representando o Deputado Bosco (Araxá), os secretários municipais de Turismo de Ribeirão Preto, de Araxá, de Sacramento e o representante do Parque Náutico de Jaguara, Ivan Sebastião Barbosa Afonso estiveram em Belo Horizonte no dia 28 último, em audiência com o Secretário Extraordinário da Copa, em Minas Gerais, Sérgio Barroso, entregando um documento com seis reivindicações da região, levantadas em reuniões preparatórias, realizadas no Parque Náutico.
As cidades reivindicam:
1. Sinalização turística de toda a Região;
2. Roteirização turística da região, aproveitando trabalho já realizado pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais;
3. Capacitação de 30.000 pessoas, em diversos cursos, através do Senac, em demandas que serão levantadas pelas Prefeituras Municipais e pelos Circuitos Turísticos;
4. Elaboração, pelo Sebrae Nacional, de projeto de oportunidades econômicas na região;
5. Inclusão da região no programa de promoção internacional do Ministério do Turismo, através da Embratur;
6. Melhoria da estrada estadual MG 428, no trecho entre Araxá e Jaguara.
De acordo com o empresário Ivan Sebastião Barbosa, o idealizador do Projeto, “após analisar as demandas, o secretário Sérgio Barroso se comprometeu a submetê-las aos Secretários Estaduais específicos, em reunião que agendará nas próximas semanas”.
Ainda segundo o empresário, “os membros do Projeto Regional Integrado que lá estiveram decidiram solicitar audiência ao Ministro do Turismo, durante o mês de março e se reunirão em Araxá, para levantarem a pauta das reivindicações que levarão a Brasília”.
Incansável, Ivan vê ainda possibilidades de trazer seleções para hospedarem na região. “Vê-se, assim, que estamos desenvolvendo esforços para tentar trazer a Copa para a nossa Região e, em decorrência os benefícios que poderão advir disto”, afirmou.