A Secretaria de Esportes do município premiou, na quinta-feira, 9, os Melhores do Esporte em 2011, que se sobressaíram em eventos locais e regionais nas categorias subs, masculino, feminino, adulto e infantil nas seguintes modalidades esportivas: basquete, boxe chinês, capoeira, corrida de rua, futsal, futebol, karatê, kung-fu, natação, tai chi chuan, vôlei e nos Jogos Estudantis de Sacramento – JES.
Cerca de 86 atletas foram agraciados com troféu de destaque, durante solenidade que contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, o vice-prefeito Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende, o secretário de Esportes, André Afonso de Souza - Djé, familiares e amigos dos agraciados.
“Nunca computamos o esporte como gasto, mas como investimento”
O prefeito Wesley De Santi de Melo, que pela terceira vez premiou os Melhores do Esporte, não escondeu a sua satisfação em participar mais uma vez do evento, cumprimentando atletas e familiares presentes. “Tudo iniciou com um trabalho de escolha de professores e valorizando todas as modalidades que podemos desenvolver em Sacramento. Crianças, jovens, adultos numa integração muito grande de pessoas que são valorizadas com esta premiação, uma forma também de incentivá-las para que sirvam de exemplo para todos os outros”, disse.
Para o prefeito, o Esporte foi sempre considerado como um investimento de seu governo. “Nunca computamos o esporte como gasto, mas como investimento, investimento no ser humano, em qualidade de vida, em saúde, em dias melhores para os atletas. O esporte é local de formação e tenho a certeza de que um investimento desses proporciona-lhes um crescimento muito grande. E como todo trabalho tem que ter reconhecimento, hoje é o reconhecimento do esforço, da dedicação, do empenho de cada um deles”, afirmou.
Destacando ainda que o esporte na cidade está atingindo os objetivos propostos, afirmou que “tudo está dentro daquilo que pensávamos, que nos propusemos. O esporte evoluiu em Sacramento. Todas as nossas modalidades esportivas estão filiadas nas respectivas federações estaduais e, hoje disputamos tudo a que temos direito”.
Por fim, lembrou Wesley que o Esporte é também uma atividade sadia em detrimento de de tanta coisa ruim que se vê. “Sacramento, apesar da qualidade de vida que tem, não é diferente das outras cidades. Temos problemas seríssimos de jovens com drogas, jovens internados para tratamento. E pelo nosso contato com vários outros prefeitos sabemos que o problema é geral, inclusive em cidades bem menores que a nossa. Estamos fazendo a nossa parte tentando tirar os jovens das ruas, dando-lhes atividades saudáveis, opções para lazer. As portas do esporte estão abertas para todos. As oportunidades estão sendo dadas aos jovens, só depende dos jovens e das famílias orientarem, encaminhar seus filhos para o esporte”, concluiu.
Crescimento em três anos foi fantástico: De 46 para 86 atletas premiados
O secretário André Afonso ao homenagear os atletas campeões disse que o Esporte é Sempre um investimento que dá resultado e que vem sempre superando pela grande quantidade de participantes. “Em 2009, quando começamos, premiamos 46, e agora, 86, em dois anos tivemos um aumento de quase o dobro de atletas. Isso para nós é motivo de muito orgulho, entendendo que vocês acreditam no nosso projeto ‘Esporte Para Todos’, que realmente é para todos. A cada ano vem crescendo mais a participação. Queremos parabenizar e agradecer o total apoio do prefeito, à equipe de nossa secretaria pelo bom trabalho que vêm realizando e principalmente aos atletas e pais”, finalizou, lembrando que para este ano será introduzida uma nova modalidade esportiva na cidade, o Jiu jitsu.
O vice-prefeito Pedro Teodoro ao discursar, também ressaltou a importância do Esporte para uma sociedade e parabenizou a equipe técnica, o secretário Djé, o prefeito pelo investimento e sobretudo os atletas pelo empenho e dedicação.