Capoeira Sementes da África realiza encontro
O Grupo de Capoeira Sementes da África existe há três anos fundado por Cleudison da Silva Rodrigues, o Mestre Angola, de Uberlândia, e que conseguiu nesse tempo expandir o grupo por vários municípios como Santa Juliana, Canápolis, Tupaciguara, Centralina Monte Alegre, Araguari, Patrocínio, Monte Carlo e Sacramento, cidades que se reuniram no Ginásio Mário Antônio de Almeida (quadra do Rosário) no domingo, 15, a partir das 13h, para um Festival de Capoeira.
De acordo com Mestre Angola, o encontro teve como objetivo estreitar laços entre os grupos e aprimorar técnicas além da troca de faixas. “É um mega festival para troca de experiências, valorização da cultura, momento de confraternização, oficinas de maculelê, capoeira contemporânea, batizados e roda de apresentações”, destacou, ao lado de Carlos Alberto Rezende, Mestre Beto, do grupo Sementes da África na cidade.
Para Mestre Beto, a parceria foi muito saudável para o grupo de Sacramento. “Estamos com Mestre Angola há quatro meses e fazendo um trabalho muito bom. A nossa adesão ao Mgrupo Sementes da África veio de um convite do Mestre Angola e estou satisfeito”, explicou.
Segundo Beto, que faz parte da Associação Esportiva de Capoeiras de Sacramento, a adesão de seu grupo ao Sementes da África facilitou a sua participação na cidade. “Mas Sacramento conta com mais três grupos de Capoeira. Além do Sementes da África temos os grupos Berimbaia, Cordão de Ouro e Terreiro da Liberdade. Nós quatro reunimos cerca de 500 atletas na cidade”, informou, ressaltando que todos foram convidados a participar do festival.
Destaque para as peças artesanais ligadas à capoeira, confeccionadas pelo mestre Angola.
O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas e na oportunidade os mestres Beto e Angola agradeceram à prefeitura pela estadia, alojamento e alimentação dos atletas, a cessão do ginásio e a divulgação do evento, além do apoio da Academia Viva.
No Encontro de Capoeira, além dos Mestre Angola, da cidade de Uberlândia e Beto, de Sacramento, organizadores do evento, destaque-se apresença dos Mestres Necão e Paturi, de Araguari; Kalunga, de Santa Juliana; Canjerê, de Uberaba; Jirau, de Tupaciguara; Guará, de Centralina; Kong, de Uberlândia; Chaminé, de Patrocínio; Escorpião, de Grupiara; Wall, de Sobradinho(DF); Cascavel, de Canápolis e, Correia, de São Gotardo, além de outros dos mestres de grupos sacramentanos: Giraia, Pretinho, e Muçum.
URS disputa semifinal da Copa Integração
Com uma excelente participação na Copa Integração de Futsal, a equipe da URS/PMS disputou nesta sexta-feira, no Marquezinho o primeiro jogo da semifinal contra Iturama. O jogo de volta será na próxima sexta-feira, 27, em Iturama. No histórico das partidas das duas equipes, há um empate entre as duas equipes. Dos oito jogos realizados entre os dias 12 de março a 17 de abril, a URS venceu quatro e perdeu quatro.
No confronto das quarta de finais contra Ituiutaba, a URS venceu a primeira partida no Marquezinho por 5 x 2, mas perdeu no jogo de volta: Ituiutaba 5 x 4 URS. Em oito jogos, a URS marcou um total de 32 gols, sendo 21 nas quatro partidas que venceu. Já o adversário, Iturama, dos oito jogos perdeu apenas dois jogos, um para Ituiutaba e outro para Uberaba. O Iturama, em oito jogos atingiu a marca de 42 gols, dez a mais do que a equipe sacramentana, sendo 37 marcados nas seis partidas em que foi vitorioso.
Portanto, páreo duro para a URS, mas pelo histórico os atletas da casa têm time prá vencer, pois já somam quatro vitórias. O resultado da partida desta sexta-feira, publicaremos na próxima edição, que circulará no dia 28, um dia após o jogo de volta. Haja coração!
Camila Brait sai campeã e como melhor líbero
Osasco e Rio de Janeiro se encontraram pela oitava vez consecutiva para a decisão da Superliga Feminina de Vôlei, no sábado, 14, na casa do adversário, com um Maracanãzinho lotado. E a equipe paulista lavou a alma do segundo lugar em 2011. Osasco venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25-14, 25-18 e 25-23, num jogo que durou 1h19. Com mais esse título, o Osasco chegou ao pentacampeonato da competição.
A partida emocionante teve vários destaques, um deles a norte-americana Hooker, a principal responsável pela conquista do time de Osasco, ao marcar 20 pontos na decisão. A levantadora Fabíola foi eleita a melhor jogadora da partida. Mas o troféu que mais orgulhou os sacramentanos foi da líbero Camila Brait, que teve suas bases na URS, e se destacou mais uma vez pelas belas defesas, levando-a ao pódio da Melhor Líbero do país.
Sacramento sedia I Etapa do Campeonato Regional de Karatê
O prefeito Wesley De Santi de Melo e o secretário de Esportes, André Afonso, Djé, marcaram presença na abertura dos dois eventos esportivos realizados na cidade no domingo, 15: o I Festival de Capoeira de Sacramento e a 1ª Etapa do Campeonato Regional de Karatê.
Para o prefeito os eventos completam os projetos esportivos da cidade. “São dois grandes eventos que nos honram e completam os nossos projetos, porque não podemos apenas desenvolver o projeto sem as competições regionais, estaduais. O atleta treina, batalha o ano inteiro e quer competir, quer mostrar o que sabe e isso tem que ser oferecido a esses atletas do karatê, da Capoeira, do futebol, enfim de todos os esportes, a oportunidade de competirem e mostrarem o que sabem”, afirmou.
Wesley destacou a presença de autoridades da área e também das famílias presentes ao evento, de várias cidades mineiras. “Por tudo isso, é papel da Prefeitura patrocinar esses eventos e isso nos gratifica, porque dentro do projeto Esportes Para todos com quase 5 mil atletas vemos que o esporte está sendo levado a sério. E como já disse outras vezes, isso é um investimento no ser humano e que vale a pena”.
Também o Secretário Djé destaca o orgulho de a cidade poder sediar eventos como esses. “Envolve muita gente, desperta para a prática esportiva, traz um congraçamento entre atletas e isso é muito bom para o esporte de modo geral”, afirmou.
Sacramento sediou no domingo, 15, a 1º Etapa do Campeonato Regional Triângulo/Alto Paranaíba de Karatê, taça Prof. Omar Khaled Allouche, que na abertura às 10h, contou com a presença de autoridades como o Presidente FMK, João Carlos de Godoi; prefeito Wesley de Santi de Melo; vice-prefeito, Pedro Teodoro Rodrigues Rezende; Secretário de Esportes da PMS André Afonso de Souza; secretário de Esportes de Conquista, Alceu Júnior;
Alexandre Guissoni, organizador do Campeonato Regional, destaca a participação de 14 academias, sendo duas de Sacramento. “A cidade sempre esteve aberta para apoiar eventos como este”, disse, lembrando que no sábado, 14, os delegados e instrutores participaram de um curso durante toda a tarde.
João Carlos Godoy, presidente te da Federação Mineira de Karatê (FMK) elogiou a estrutura da cidade para o evento. “Este campeonato é a realizado em três etapas e esta aqui, hoje, abre o nosso calendário e é muito importante, porque é uma preparação para que os atletas do Triângulo e Alto Paranaíba possam mostrar sua performance, o seu valor, visando uma futura convocação para a seleção mineira de karatê. Os atletas estão sendo observados atentamente, mas estão aqui atletas que já representam a seleção mineira,isto é, aqui tem gente de qualidade, não temos aventureiros neste evento, mas atletas de nível de seleção”, afirmou, destacando que o Campeonato Regional em Sacramento é muito procurado justamente pelo alto nível do karatê local.