Flávia Schifini é a 1ª mulher campeã de Truco
Vinte e duas duplas de truqueiros animaram as noites do STC, por cerca de um mês, todas as segundas e quintas feiras, no 2º Torneio de Truco coordenado por Ildeu Amaral e José Ezequiel Dantas (Dedé). Dentre os 44 participantes uma mulher, Flávia Schifini, sagrou-se campeã fazendo dupla com o marido,Roberlúcio da Costa Borges, Branco, filho do campeoníssimo Zé Hélio.
“- Tenho 63 anos, jogo desde o s sete, ensinei esse menino a jogar, agora ele tem que fazer bonito e a nora também. Branco já assumiu os negócios, agora tem que assumir o truco também, levar troféu pra casa”, disse o pai, todo orgulhoso, entre risos dos companheiros.
Branco e Flávia, radiantes com a vitória, também comemoraram! “O segredo está no parceiro e o meu é bom demais”, explicou a jovem Flávia, que carrega o título de '1ª Mulher Campeã de Truco de Sacramento'. E a explicação vem do marido, Branco: “Ela não sabia nada de truco, e como é muito brava e não me deixava sair pra jogar, o jeito foi ensiná-la e formar dupla com ela e valeu a pena”. E diante da afirmação, tal pai tal filho, Branco confirma o bom professor que teve. “Jogo desde novinho com papai e agora vamos passar isso de geração a geração”, prognosticou.
Branco espera que a participação de Flávia estimule outras mulheres a encarar os torneios de truco da cidade. “Tem muita mulher que joga truco muito bem e não participa de torneios, a Flávia abriu caminho, tomara que tenhamos mais casais nos próximos”, convidou.
Do outro lado, o avô Polaco que entregou o troféu à neta, também era pura emoção. “Ver minha neta ser a primeira campeã de truco na cidade é um orgulho muito grande”, declarou, mostrando lições de psicologia. “Truco é roda de amigos, é companheirismo, é diversão sadia, é lazer e exercício para a mente. Ganhar é conseqüência”, disse parabenizando os organizadores e participantes.
Ildeu Amaral, outro campeão e velho truqueiro da cidade, se contentou mais uma vez em ficar na organização e fiscalização das mesas. “Truco nunca vai acabar, os jovens estão aderindo, a gente ficar acompanhando é a mesma coisa de estar jogando”, disse ao lado do também coordenador Dedé, que agradeceu a adesão das duplas, que pagaram a inscrição e a renda foi para o hospital Hélio Angotti.
Confira o resultado do torneio principal:
1º lugar: Flávia e Branco
2º lugar: Dario e Pelego
3º lugar: João Diogo e Danilo
E, na repescagem:
1º lugar: Jair e Sibirica
2º lugar: Leo e Danilo
3º lugar: Zé Hélio e Luiz
Sedes de Treinamento dos Jogos é divulgada
O Comitê Organizador das Olimpíadas de 2016 divulgou na terça feira, 24, a relação de 172 sedes que serão incluídas no guia oficial de locais de treinamento para os Jogos do Rio de Janeiro. Os nomes fazem parte de uma pré-lista de 355 locais, formulada em 2011. Os locais farão parte de um guia que será guia e enviado aos comitês de outros países durante os Jogos Olímpicos de Londres, em julho de 2012.
O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que a definição das sedes que seriam incluídas no guia oficial foi "uma das tarefas mais complexas da organização dos Jogos".
Das 172 sedes, 150 precisam de pequenas reformas; 14 estão em construção, e as oito restantes ainda são apenas projetos e adiantou que essa lista vai ser divulgada em Londres, mas não é fechada. Depois de Londres, novas inscrições poderão ser feitas, os locais serão avaliados para ver se estão de acordo com o que o COI (Comitê Olímpico Internacional) exige.
Das 172 sedes, 101 estão na região sudeste; SP lidera com 46, seguida do Rio de janeiro com 32. Minas Gerais vem com 13 sedes: BH (3), Barbacena (1), Governador Valadares (1), Juiz de Fora (2), Poços de Caldas (1), São Sebastião do Paraíso (1), Uberlândia (2), Varginha (1) e Viçosa (1); Espírito Santo com 9 sedes. As demais sedes estão espalhadas em 16 estados. O sul sediará 45 nos três estados; a região nordeste terá 9, em seis estados; a região norte terá 5, em dois estados e, na região centro oeste 12, em Goiás, Mato Grosso e no DF.