A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) sagrou-se campeã do Campeonato Municipal de Futebol Amador, o 'Amadorão', no domingo, 25, ao golear a equipe do XIII de Maio por 5 a 1. À equipe abebeana bastaria o empate para levar o nono título conquistado, desde que o Amadorão foi criado, mas com um futebol mais objetivo e melhor plantel, balançou a rede de Valmir, cinco vezes.
Foi um show de bola, diante de um XIII de Maio apagado, no primeiro tempo. Ainda assim, o tradicional time do Terreirão, voltou no segundo tempo decidido a tirar a diferença. Jogou com garra, teve o grande apoio da torcida, mas conseguiu apenas um gol no início do segunda tempo e ficou nisso.
A AABB, do técnico Nica, levantou o troféu com os atletas Diogo Silva, Edir, Murilo, Leslie, Pablo, Vanderson, Wesley, Lucas, Diogo, Sudário Filho, Marcelo Oliveira, Emmanuel, Túlio Bigi, Diego de Lourdes, Richard, Tarcísio, Rogerinho e Carlos Henrique (Fuminho), sendo oito atletas de fora.
O XIII de Maio F.C, vice-campeão, jogando com Valmir, Alvair, Wesley, Weverton, Paulo Sudário, Reginaldo, Diego, Túlio, Josiano, João Donizete, Joandro, Roginer, Jean Rodrigo, Rogério, Érick, Afrânio e Renato, dos quais oito atletas foram também trazidos de outras cidades, foi comandado pelo técnico Renato Cândido.
AABB levou também o troféu de melhor defesa, com 09 gols sofridos, e, também, o artilheiro, Diogo Garcia, com 14 gols.
Nica deixa AABB depois de conquistar oito títulos
Marcelino Nica (foto), técnico da AABB, deixa o clube depois de 16 anos de trabalho no clube, metade deles conquistando títulos para o time do Banco do Brasil. Nica aceitou o convite do novo governo da cidade para ser o Diretor Geral de Esportes do Município. Deixando o clube no auge, disse ao ET: “Despeço-me da AABB hoje, já dei minha contribuição ao clube. Deixo o clube depois de 16 anos, para trabalhar em nível de município, mas estou satisfeito com tudo o que conquistei neste tempo. Este é o oitavo título, não é consecutivo, mas somos bicampeões”.
Para Adão Brasileiro dos Santos, presidente da AABB, valeu o investimento para o clube chegar ao nono título. “Fizemos um investimento alto por causa da liberação de atletas de fora, sem limites, então trouxemos atletas de Uberaba e Franca para reforçar a equipe, o que resultou nesse oitavo título”, disse, apoiando a decisão dos organizadores do campeonato de não limitar contratação de atletas de fora. “Com essa contratação livre, as equipes ficaram bem mais competitivas, valeu a pena”, avaliou.
De acordo com Brasileiro, a diretoria da AABB estuda a criação de uma escolinha de base no clube. “Isso já está sendo analisado e, se de fato consolidar, com certeza, dará bons resultados, e será uma forma de incentivar o associado a frequentar o clube e angariar novos sócios”. Outra meta da diretoria é a cobertura da quadra de esportes.
Na festa de entrega dos troféus aos times campeão e vice, o vice-prefeito, Pedro Teodoro Rodrigues Rezende, representou o prefeito Wesley De Santi de Melo, ao lado do secretário de Esportes, André Afonso de Souza, o Djé.
“Vamos reestruturar o futebol que tanto nos orgulhou”
O XIII de Maio, que há tempos não chegava à uma final de campeonato, relembrou os velhos tempos em que foi, por vários anos, uma das melhores equipes da cidade, ao lado do Clube Atlético Sacramentano. Este ano já teve uma grande participação, e, se depender do presidente Anderson de Oliveira, Som, o bonito futebol verde-branco vai voltar pra valer.
“- Estão na final do campeonato, as duas equipes que mais investiram. Todo ano trabalhamos empenhados no carnaval e no futebol e este ano conseguimos montar a equipe com atletas de Uberaba.
Essa liberação da comissão organizadora foi muito boa. Nós tentamos jogar com atletas locais, mas pelo regulamento, quem jogou no 'Ruralão' não poderia jogar no 'Amadorão', razão de termos buscado esses reforços.
Afirmando que o clube está decidido em investir mais no Futebol, disse que a partir de 2013, o XIII de Maio vai começar com sua escolinha de base.
“- Vamos reestruturar e buscar aquele futebol que sempre nos orgulhou anos atrás. Mas isso vai ser devagar, porque hoje, a maior parte dos jogadores perdeu o interesse pelo futebol, para isso precisamos de uma ajuda moral, incentivar as escolinhas, e só assim poderemos ganhar o interesse dos atletas”, destacou, declarando-se satisfeito com o resultado do campeonato.
Para secretário, governo cumpriu as metas
O secretário de Esportes André Afonso de Souza, Djé (foto), ouvido pelo ET durante a partida final do 'Amadorão', fez uma avaliação positiva de sua gestão à frente da Secretaria. “Sem dúvida, estamos fechando esse quadriênio com chave de ouro. Deixo a secretaria na certeza de dever cumprido, e tudo valeu a pena, porque investimos em todas as modalidades, fizemos de fato um 'Esporte para Todos', envolvendo, a cada ano, direta e indiretamente, cerca de cinco mil atletas nas diversas atividades esportivas da Secretaria”, afirmou.
Para o secretário, houve um crescimento expressivo na participação e no aumento das modalidades treinadas e campeonatos. “Vimos uma melhoria e evolução muito grande em muitas modalidades, o surgimento de muitos atletas nos esportes individuais e também nos coletivos, além de vários campeonatos disputados. Enfim, qualquer modalidade que atingia um número mínimo de atletas, nós propiciamos isso aos nossos jovens”, afirmou mais.
Segundo Djé, o nível do esporte de Sacramento melhorou muito. “Houve, nesses quatro anos, um aumento significativo da prática desportiva, com um destaque importante, na valorização da 'prata da casa', pois mais de 90% dos atletas foram jovens de Sacramento”, avaliou.
O secretário ressaltou também o projeto dos Jogos Escolares de Sacramento - JES. “Esse projeto mexeu com todos os estudantes da cidade e zona rural. Quem diria que esses meninos dos povoados rurais disputavam de forma igual com os estudantes da cidade! Enfim, os JES motivaram os alunos a praticar esportes. Tenho certeza de que os professores de Educação Física tiveram muito mais trabalho, porque os alunos queriam estar preparados para competir. Só os JES reúnem cerca de três mil estudantes atletas”, informou, destacando que muitos atletas foram revelados e engajados nas práticas esportivas a partir dos JES.
De acordo com o secretário André Afonso, a temporada esportiva do atual Governo encerrou com o final do 'Amadorão'.
“- Avalio que encerramos com chave de ouro o Amadorão, que a cada ano veio reunindo mais equipes, assim como 'Ruralão'. Este ano abrimos para a contratação de atletas de fora para reforçar as equipes e isso melhorou o nível das equipes e motivou nossos atletas a se prepararem mais para integrar as equipes”, finalizou.