Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parque Náutico de Jaguara na Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Edição n° 1271 - 19 Agosto 2011

O Diretor do Parque Náutico de Jaguara, Ivan Sebastião Barbosa Afonso  não tem medido esforços no trabalho para que  o parque  seja centro de treinamento de seleções na Copa de 2014 e nas Olimpíadas  de 2016. 

Na semana passada, terça feira, 9, em Belo Horizonte Ivan se reuniu com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, para analisar as possibilidades da  candidatura para hospedar no Parque Náutico uma seleção olímpica e paraolímpica, durante as Olimpíadas de 2016, visto que o Parque já foi pré-selecionado pelo Comite Olímpico Nacional, participou do seminário realizado no Rio de Janeiro e já preencheu o questionário de informações solicitado.

De  acordo com o empresário, na reunião em BH,  participaram o diretor da Superintendência de Esportes de Rendimento, Frederico Pessoa e os técnicos, Angelo Minardi e Eduardo Guimarães, que, após as apresentações do Parque Náutico de Jaguara, com toda a sua infraestrutura, ficaram bastante entusiasmados com as reais possibilidades do local.

“- Foram analisadas todas as modalidades olímpicas que podem ser treinadas no Parque, realçando aquelas que possuem facilidades de serem atendidas, em função de suas particularidades. Além de atividades muito difundidas, como voleibol e basquetebol, o Parque Náutico de Jaguara pode atender atividades olímpicas mais específicas, como vela, remo, canoagem, ciclismo, triathon, desportos aquáticos, diversas formas de atletismo, dentre outras”, ressaltou.

Garantiu Ivan que o saldo da ida a Belo Horizonte foi altamente positivo. “A Secretaria de Esportes agendará uma visita ao Parque Náutico de Jaguara e em breve reunirá as cidades selecionadas com as Federações Mineiras, para ampla discussão de todas as possibilidades de cada um dos destinos já escolhidos pelo Comitê Olímpico”. 

Parque candidata-se novamente para sediar seleções da Copa 
Mas, o trabalho do empresário Ivan não se restringe apenas às Olimpíadas. O Parque continua visando à Copa de 2014 e de pronto, Ivan atendeu o convite da  Secretaria Extraordinária para a Copa do Estado de Minas Gerais, para participar do I Seminário sobre Centros de Treinamento de Seleções, realizado no Tauá Grande Hotel, em Araxá, no último dia 12.
Participaram do Seminário as seis cidades mineiras já selecionadas pela FIFA, além de Belo Horizonte (uma das sedes do Mundial): Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros, e Uberlândia. Na oportunidade, foram abertas novas inscrições, para as cidades que pretendiam se candidatar novamente. E, claro, Ivan deixou clara sua intenção e se inscreveu mais uma vez. 
Participaram também do evento os deputados estaduais, Tenente Lúcio, Adelmo Leão e João Bosco,  o  secretário de Estado Sérgio Barroso, que  discorreu sobre as perspectivas de Minas na Copa e que se compromteu a desenvolver ações que interiorize as ações da Secretaria, objetivando contribuir com as cidades que se recandidataram para hospedar uma seleção. 
Os participantes ouviram também palestras proferidas por Carlos Alberto Parreira, que discorreu sobre as exigências das comissões técnicas nacionais para identificar o lugar onde vão hospedar as seleções, realçando que os hoteis devem permitir a mais ampla privacidade e segurança, bem como os centros de treinamento contarem com campos de futebol dentro das exigências da Fifa e com gramado perfeito. 
O colombiano, Francisco Maturana, que além de técnico da seleção colombiana, exerce influência em outras seleções latino-americanas, que reforçou a questão da privacidade, deixou claro que há necessidade de se estabelecer um completo isolamento de mais de 2 km de distância, evitando que os jogadores sejam molestados, seja pelo público seja pela imprensa.