Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Atletas participam do ‘Circuito Sacramentano de Corrida de Rua’

Edição n° 1284 - 18 Novembro 2011

 

Encerrou no feriado da Proclamação da República, 15, o Circuito Sacramentano de Corrida de Rua, com a realização de sua 3ª etapa, na avenida do Bosque do Ipê. De acordo com o coordenador do evento, o Prof. Fernando Oliveira Martins, o objetivoé incentivar o esporte na cidade. As outras duas etapas aconteceram, dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, na av. Ana Cândida e, a segunda, no Dia da Independência, 7 de setembro, na rua Anibal Ferreira Cândido. 

Os atletas masculinos e femininos foram distribuídos nas categorias: infantil (até 15 anos), adulto (até 34 anos) e máster (acima de 34 anos). Participaram também os atletas portadores de deficiência física, com percursos diferentes para cada categoria: Infantil (1.200 m),máster (4.800 m) e adulto (6.000 m).

Avaliando a corrida, o secretário de Esportes, André Afonso (Djé), falou da importância da prática desse esporte. “Realizamos essa corrida em três pontos diferentes justamente para mostrar para a população a corrida de rua e o envolvimento dos atletas. Por ser o primeiro circuito, consideramos que houve boa participação, mas é preciso melhorar, atrair mais atletas e, consequentemente, melhorar a premiação em dinheiro, que é uma forma de motivar os atletas de todas as idades. Além de vários atletas amantes desse esporte, temos a participação de Alexandre, que é um atleta que chama a atenção. A meninada fica com os olhos voltados para ele, por se tratar de um atleta de ponta. Issomotiva a meninada”, disse. 

O atleta Alexandre Luiz dos Santos, campeão na categoria, fazendo uma avaliação, parabenizou os promotores. “Parabèns à Prefeitura, foi uma excelente iniciativa”, elogiou, justificando sua participação em apenas duas etapas, por conta de compromissos em outros competições. 

Fazendo um balanço das provas em que participou, e vai culminar com a São Silvestre, Alexandre disse que valorizou as provas oficiais. “Participei de menos provas, porém procurei melhorar minhas marcas em provas oficiais, de alto nível, para aumentar o meu índice. Contratei um treinador profissional para me ajudar, porque sozinho a gente vai a lugar nenhum e agora é treinar, me preparar para provas oficiais neste final deste ano e no próximo”, ressaltou.

Falando sobre a prova de Patos de Minas, onde chegou em 3º lugar, atrás apenas de dois atletas de elite do Cruzeiro, Alexandre disse que se sentiu honrado. “Fiz o possível, mas o nível era muito alto. Dois atletas cruzeirenses chegaram na frete e eu peguei o terceiro lugar, o que foi uma honra muito grande para mim. Quemsabe no próximoano...”, comentou. 

Apesar das boas expectativas, Alexandre tem um problema financeiro. “Embora tenha três patrocinadores, Academia Atlântica, Laticínios Scala e Pacheco´s, além de ajudas esporádicas da Prefeitura, na doação de tênis, não está fácil participar de todas as provas, pois as viagens e hospedagens, treinamentos diários, além de meu sustento, pois não tenho outra atividade, tudo fica muito caro”, avaliou. 

“A gente concorre com atletas de altíssimo nível, que investem muito no esporte, e eu não posso ter isso. Mas estou apostando no próximo ano com esses patrocinadores e outros que poderão vir. Espero poder chegar par a par com atletas de nível. Foi esta a razão da contratação de um profissional, como o ex-atleta, Diamantino, de Poços de Caldas, para me orientar. Por isso preciso de apoio financeiro”, finalizou. 

 

Atletas apeanos participam da prova

 

A Profa. de Educação Física, Andreia Fernandes Barbosa Marques levou para a prova, três atletas da Apae, onde leciona. “Foi muito boa a participação dos nossos alunos, porque isso é inclusão na sociedade. A oportunidade dada a eles, não por serem especiais, mas por incluí-los foi muito bom. Cada um tem o seu limite e é importante cada um realizar a prova”, avaliou.

Andreia tem um grupo de atletas que faz bonito nas competições realizadas na região e na capital. “Nas Olimpíadas Apaeanas, realizadas este ano em Belo Horizonte, nosso atleta Igor classificou-se em primeiro lugar, para a Olimpíada Nacional, em 2012”, disse, acrescentando que o alunoWender Santana Florêncio, atleta do salto em altura e corrida de 100 metros, pegou segundo lugar na estadual e aguarda a confirmação para a Olimpíada Nacional, que depende do índice. 

Lembrou ainda a professora que os alunos da Apae participaram de campeonatos de karatê com  bons resultados. “É realmente uma inclusão graças ao apoio da Prefeitura e de patrocinadores”, agradeceu.