Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento na II Maratona de Mountain Bike

Edição nº 1211 - 26 Junho 2010

Leomar Antunes Alves organizou e coordenou a II Maratona  Mountain Bike na cidade. A primeira, realizada em abril do ano passado, já nasceu forte. “Tivemos uma excelente participação em 2009 e, diante a receptividade dos ciclistas e da W2 Sport, que patrocina o evento, realizamos mais uma edição este ano, com um circuito de 64 km sentido nascente do Ribeirão Borá, passando pela Gameleira, Morumbi,  Serro Azul e retorno pela Togni”, justificou Léo, informando que a prova contou com 70 ciclistas de 20 cidades.  “´É um número menor que do ano passado, em virtude da data e também do jogo do Brasil hoje, mas mesmo assim temos um bom número de atletas de elite”, disse.

Sacramentanos também marcaram presença como o empresário Tiago Jerônimo, da Academia Ativa, Rogério Pereira da Bicicletaria BR e outro s 10 iniciantes. De acordo com Antunes, o objetivo do evento na cidade é formar ciclistas para Sacramento se fixar na Copa Triângulo de Mountain Bike.  “A Copa Triângulo é composta por seis etapas, exceto esse ano, que é ano de política e Copa do Mundo serão apenas três etapas. A  primeira foi em Patrocínio, essa segunda etapa aqui e a terceira e última será  em Uberaba”, explicou. 

Para organizar o evento, Leomar mais uma vez contou com o apoio da Prefeitura e da Câmara, apoio da W2 Sport e de várias outras pessoas, dentre elas, o ciclista Arara,  Campeão Brasileiro de Mountain Bike , que participou também do Sul Americano. “Agradeço muito os apoios, porque sem ele não conseguimos realizar nada. Precisamos  demais desse apoio, porque nossa estrutura cresceu do ano passado para esse.  Tivemos até uma novidade, que foi a largada dentro da cidade, agradeceu.

Rogério Tadeu Pereira, que participou do Circuito como iniciante gostou da experiência. “Estou diversificando, do halterofilismo para o ciclismo, mas já participo há algum tempo, vou como estreante que são 30 km,  porque não treino para o percurso de 60 km. Mas é um esporte maravilhoso, uma coisa fantástica que todo mundo poderia participar e tentar pedalar”, aconselhou. Avaliando a Maratona, o coordenador Léo disse que o objetivo foi alcançado.  “Tivemos uma participação maior de sacramentanos em relação ao primeiro evento, comprovando que estamos firmando a cultura do ciclismo na cidade, isso nós conseguimos, além da aceitação do comércio”, avaliou.

Um destaque excepcional na prova foi a participação de um garoto de Araxá, de apenas 12 anos, que completou a prova de 64 Km, com a performance de um adulto. “O percurso é difícil. Só pra se ter uma noção no Serro Azul há uma subida de 7 km e ele completou ao lado de muitos atletas experientes que sofreram com cãibras”, comentou Léo. 

Segundo o coordenador, a ideia agora é por em prática a decisão de promover até  final do ano novos passeios, isto é, continuamos com a Maratona anual, mas vamos  também realizar passeios para reunir ciclistas, além de um Speed Velocidade, dentro da cidade”, revelou.