Edição n° 1216 - 30 Julho 2010
Capoeira realiza campeonato com duração de sete horas
Com apoio da URS/pms, o Grupo de Capoeira Gunga de Ouro, do Mestre Betinho, realizou no domingo, 18, o I Campeonato de Capoeira de Sacramento. O evento contou com as presenças de autoridades da capoeira de toda a região, da diretora de Cultura, Virgínia Dolabela, do diretor técnico da Federação Mineira de Karatê, Júlio César Pereira, que arbitrou o evento, instrutores, professores e mestres do Kung Fu da cidade, que se apresentaram a parte, e do já conhecido da cidade, Mestre Eustáquio de Tapuirama- MG.
Abrilhantando a abertura do evento às 13h00, o grupo da escola de dança do Lar Solidário.
No final do Campeonato, a premiação:
Campeonato de Tombo, feminino:
1º- Andreza Silva, 2º- Janaína Lúcio, 3º- Atleta Taciana
Campeonato de Tombo Masculino, Infanto juvenil:
1º-Atleta Chiquinho, 2º-Anaon, 3º- Preguinho
Campeonato de tombo adulto:
1º-Thiago Mendonça, 2º-Geoni, 3º- Formigão
Campeonato de Salto, adultp:
1º-Lobão, 2º-Thiago Mendonça, 3º- Preguinho
Campeonato de Salto, Infanto Juvenil:
1º-Edinho, 2º-Maycon, 3º-Danilinho
Campeonato de Toque Geral em Berinbau
1º-Calunguinha-(da cidade de Santa Juliana), 2º-Pezão, 3º-Lobão
Campeonato de Ladainha
1ª- Pezão, 2ª-Calunguinha, 3ª- Lobão
Amadorão está na reta final
Areião/Tesoura de Ouro, Scala, 100% Cohab/Art Minas e AABB disputam a semifinal do Amadorão em jogos de ida e volta nos dois próximos finais de semana. E a grande surpresa das partidas do domingo, 23, foi o jogo Atlético X Areião/Tesoura de Ouro. Atlético que chegou invicto às quartas, perdeu nos pênaltis para a equipe Tesoura de Ouro. Confira os resultados da rodada:
Atlético 6 x 7 Areião Tesura de Ouro, nos pênaltis.
Scala 5 x 1 Vila dos Anjos
Construtora CEM 1 x 2 100% Cohab/Art Minas.
AABB 3 x 1 Livraria Brás Cubas, nos pênaltis.
Francismar Ferreira (AABB) lidera na artilharia com 8 gols, seguido por Leandro de Paula (100% Cohab/Art Minas) e Vagner Melo (Scala) com 5 gols cada um.
Neste domingo, 1º, jogo de ida da semifinal, os jogos serão às 9h30:
Areia/Tesoura de Ouro x 100% Cohab/Art Minas, no Estádio Juvêncio Bizinoto
AABB x Scala, no campo da AABB.
Copão de Inverno/Futsal vive de grandes goleadas
É grande a movimentação no Ginásio de Esportes Marquezinho com o Copão de Inverno de Futsal. São quatro jogos por noite, de segunda a sexta-feira, com várias goleadas. Mas a maior foi mesmo a aplicada pela equipe Tesoura de Ouro contra o Pise Forte, que levou nada menos do que 18 gols na partida, deixando, entretanto o gol de honra.
Confira os resultados dos jogos da sexta feira, 23 e de segunda a quinta-feira desta semana:
Laranja Mecânica 5 x 5 TNT FC
Lanches Chafariz 3 x 0 Felino Gás
Rede Eletrosom 5 x 5 Garra
Azul motos 5 x 11 Comercial Estrela
TNT FC 5 x 4 Zandonaide
Laranja Mecânica 3 x 4 Chafariz
São Geraldo FC 1 x 6 Show Chester United
Crema 1 x 3 Sak´s
IDB 8 x 5 Rede Eletrosom
Felino Gás 3 x 3 Garra
TJ-P 4 x 8 Minas CFC
Circuito 2 x 4 Sak´s Motos
Pise Forte 1 x 18 Tesoura
S. Geraldo 10 x 6 Unidos
Academia Ativa 1 x 10 Skina
URS 2 X 7 Azul Motos
Servipeças 5 x 4 Crema
Zandonaide 1 x 4 BR Veículos
TJP 5 x 1 TNT
Laranja Mecânica 0 x 8 Bar do ET
Copinha de Inverno Infantil
Circuito II, Proerd, São Geraldo, Show Chester United, Skina/WBM, Uninter e Zandonaide M.C. são as equipes que dispuam em chave única a Copinha de Inverno, que começou nesta quinta-feira, 29, com jogos a partir das 15h00, no Marquezinho:
Circuito 0 x 5 Proerd
S. Geraldo 4 x 2 Show C.
Skina 1 x 0 Uninter.
Na fase classificatória, que vai até o dia 6/8. O jogo da semifial entre os quatro primeiros colocados será na segunda-feira, 9 e a final, no dia 10.
Três sacramentanos participam da prova Caminhos Gerais
Os sacramentanos, Alexandre Zandonaide, Arinaldo Heitor de Paiva e Jocimar Vieira Angelo participaram do 'Caminhos Gerais 2010', entre os dias 9 a 17 de julho, evento que tem por objetivo resgatar a cultura e promover o gosto pela montaria, motivando criadores, proprietários e usuários do cavalo Mangalarga Marchador a montar seus animais.
O 'Caminho Gerais' é também uma competição. Segundo Arinaldo, que participa pela segunda vez do evento, a prova é parte integrante do projeto, com quatro objetivos específicos: a inclusão social, o respeito ambiental, a sustentabilidade e o turismo solidário. “Além de promover uma competição sadia, são apontados também outros quesitos que somam pontos, como o cuidado ecológico, o espírito de colaboração e equipe, o convívio entre pessoas afins, um maior entendimento do cavalo e o conhecimento de regiões de cultura e tradição rural ligadas ao cavalo Mangalarga Marchador”, diz.
A competição 'Caminhos Gerais' tem três premiações: Sela de Ouro (melhor animal), Rédea de Ouro (melhor cavaleiro) e Estribo de Ouro (melhor tratador), ou seja, avalia e premia os melhores animais de sela da raça Mangalarga Marchador, os melhores Cavaleiros e/ou Amazonas competidores e os melhores Tratadores dos animais concorrentes, nas categorias garanhão, égua e castrado, apontados depois de várias provas regionais e da nacional.
O grupo de Sacramento participou em abril da fase regional, no circuito 'Nascente do velho Chico', na serra da canastra, quando classificaram quatro animais para a prova nacional: o Rocambole HZ, Manolo HZ, Orquídea HZ e Kica HZ. Daquela prova participaram também o juiz Alaor Alves de Melo Jr, Daniel e Tarso, ambos do Haras Zandonaide, que não puderam comparecer na nacional.
Segundo Arinaldo, há circuitos regionais em vários estados, todos buscando a classificação para a prova nacional, este ano, de Lavras a S. João Del Rey, no chamado 'Circuito da Independência', com um percurso de 250 Km. “A final reuniu 60 cavaleiros classificados de todas as regionais: Rio Grande do Norte, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e outros e até de Zurique, na Alemanha”, diz mais, informando que o trajeto foi percorrido em cinco dias a cavalo e os outro quatro para descanso dos animais e preparativos.
A somatória de pontos é feita nos seguintes itens: 1º, dos animais - condicionamento físico e integridade, gesto de marcha, comodidade, estilo, rendimento, regularidade; dos cavaleiros - postura a cavalo, assento e naturalidade, domínio e habilidade sobre a montaria, no percurso e em figuras específicas; e, finalmente, o tempo final. “Durante o percurso, a prova que saiu de Carrancas até Capela do Saco e Caquende foi um aprova com tempo marcado. Tínhamos 3h40 para a prova, com velocidade determinada, sempre com a fiscalização dos postos de controle – PCs”, explica.
Ao longo do percurso, conforme Arinaldo, os cavaleiros passaram por várias cidadezinhas, depois da saída de Lavras: Luminárias, Carrancas, Capela do Saco, Caquende, São João Del Rey, Tiradentes e Belo Horizonte, onde todos participaram da abertura da XXIX Exposição Nacional de Cavalos Mangalarga Marchador.
Para Arinaldo, a experiência é sempre fantástica. “A região já é mais fria que aqui, mas quase todos os dias pegamos sol, exceto na quinta-feira, que começou a chover. Cavalgávamos cerca de 50 km por dia, entre as 9h00 às 17h00. O Caminhos Gerais começou em 2007, e vem crescendo muito. A participação é muito boa, porque é o momento em que fazemos amizade com várias pessoas do país”, diz mais.
A participação do grupo sacramentano é elogiada pelos próprios promotores do evento. “O pessoal elogia e diz que a participação de Sacramento, é uma participação que faz a diferença. Mas, em síntese, esse mundo do cavalos faz com que conheçamos mais pessoas e levemos o nome de Sacramento, inclusive para o exterior, porque eles vêm com o interesse não só de cavalgar, mas de estar conhecendo e conversando com os brasileiros”, finaliza Arinaldo, afirmando que está pronto para a próxima.
O projeto Caminhos Gerais, coordenado pelo criador de Mangalarga Marchador, Lúcio Flavio Baioneta, conquistou o primeiro prêmio do Ministério do Turismo, pelo seu alcance grande social, dentro dos seguintes objetivos: conscientização ambiental, lazer e cultura, gastronômico, médico e turístico.
Assim, o projeto conta com a participação de universitários de vários segmentos, além dos cavaleiros, que desenvolvem campanhas educativas sobre a importância de deixar a paisagem como ela se encontrava antes da passagem da caravana. Campanhas pela limpeza das trilhas e estradas também são estimuladas. Inclusive mudas de árvores nativas são distribuídas em alguns locais, tanto para arborização da área urbana quanto rural, além de palestras proferidas tanto para os cavaleiros como para as populações locais.
Explica Arinaldo que o Caminhos Gerais é também uma oportunidade de grande enriquecimento cultural e filantrópico.
Divisa goleia Desemboque
O Campeonato de Futebol Rural, o Ruralão, também caminha para a final com uma surpresa a cada jogo. Divisa, Sete Voltas e Jaguarinha somam 7 pontos, mas a Divisa, classificada em 1º lugar, e Jaguarinha, em 3º lugar, têm a vantagem de um jogo a menos (3).
No último domingo, Divisa bateu a equipe do Desemboque por 9 x 0 e o jogo Jaguarinha x Sete Voltas ficou no 2 x 2. A rodada deste domingo é decisiva, sobretudo para a equipe do Desemboque que não tem nenhum ponto em três jogos, enquanto a equipe Fazenda Boa Vista tem 1 ponto em três jogos e está em quarto lugar da classificação.
Jogam neste domingo 1º, na comunidade Desemboque as equipes:
13h30: Jaguarinha x Divisa.
15h30: Desemboque x Fazenda Boa Vista;
Sak´s/TJ-P é campeã da Copinha de Inverno de Futsal
A equipe mirim da Sak´s /TJ-P sagrou-se campeã da Copinha de Inverno Futsal, vencendo a equipe Tesoura de ouro por 5 x 0, na tarde dessa quinta-feira, no Marquezinho. Além do título de campeã, a equipe levou também o troféu de melhor defesa. O troféu de artilheiro ficou com o atleta Charles Henrique,da TNT FC, com 19 gols.
A Sak´s/TJ-P venceu o campeonato com os atletas: Gabriel Araújo, Álvaro Júnior, Paulo Augusto, Danilo Gomide, Eduardo Enrico, Victor Wanderley, Marcos Henrique, Rodrigo Bonetti, Leonardo Bonetti, Augusto Gomide, comandados pelo técnico Afrânio Marques.
A vice-campeã, Tesoura de Ouro, comandada pelo técnico Leandro Martins, jogou com Pedro Oliveira Neto, Matheus Eduardo, Bruno Souza, Staylor Henrique, Cristhian Eduardo, Bruno Henrique, Marco Túlio Silva, Leonardo Inácio, Bernardo Borges.