Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Academia Atlântica lança novo projeto

Edição n° 1195 - 05 Março 2010

 

A Academia Atlântica não ensina os seus alunos a apenas nadar. Vai além. Aliada aos métodos de ensino e aprendizagem da prática de natação, a Academia vem desenvolvendo desde 2008 vários projetos de formação na área do conhecimento. “É claro que nosso objetivo principal é o ensino da natação, aplicado desde os recém nascidos aos idosos. Aliados a essa prática, desde 2008, instituímos projetos que contribuem para a formação e conhecimento de nossos alunos”, informou a diretora da Academia, Ihana Junqueira. Pra conhecer esse trabalho inovador, estivemos na piscina da Academia. Veja a entrevista.

 

ET – Quando surgiu a ideia de aliar a Natação com a prática de formação e conhecimento de seus alunos?

Ihana – Este sempre foi meu objetivo desde quando comecei ajudar meu pai a dar aulas de natação e o ouvia dizer uma frase de Platão: “Todo cidadão educado é aquele que sabe ler e nadar “. Agora mudamos a estratégia para proporcionar maior motivação para nossos clientes.

 

ET – Qual é o objetivo do trabalho. Ele está centrado mais na conquista de novos alunos ou em proporcionar uma maior motivação e inserção de conhecimento a todos?

Ihana – Nosso negocio é trazer benefícios para nossos clientes e transformar a vida de cada um deles. Vamos proporcionar aos alunos, a vivência dos valores da água através da leitura , da interpretação, de atividades recreativas e de situações práticas do dia a dia , buscando despertar e favorecer as suas potencialidades. Assim, se os alunos estiverem satisfeitos, a vinda de novos alunos e manutenção dos que temos é uma conseqüência.

 

ET – Esse trabalho funciona como uma 'franquia' ou trata-se de um trabalho inovador, idealizado por você mesma?

Ihana – Em 2007 fiz uma parceria com Mauro, da Academia  Mergulho de Araxá, com quem fizemos várias mudanças na metodologia e na administração da academia, além de associar a Academia Atlântica à UNEN - União Nacional das Escolas de Natação. Essa associação surgiu com a necessidade de alguns proprietários de Escolas de Natação trocarem informações sobre o mercado de natação .São realizados encontros anuais, em diversas localidades do país, proporcionando a integração de um grande número de Escolas de Natação .O objetivo traçado no primeiro encontro da UNEM foi o de ser um fórum de discussão de assuntos pertinente à administração de Escolas de Natação. Isso nos mantém vivos e tem proporcionando ótimos resultados a todos. Nos últimos encontros temos tido a presença de aproximadamente 70 escolas dos diversos estados brasileiros. Os encontros não são cursos nem clínica, caracterizam-se por contar com participantes que interferem e influenciam na análise dos temas, tudo com conhecimento de causa que suas experiência proporcionam. A interação das diferentes experiência dos participantes produz resultados práticos que são aplicados imediatamente

 

ET –  Que temas vocês abordam nesses foruns de discussão?

Ihana – Os temas  abordados são aspectos jurídicos , manutenção de equipamentos , construção , aspectos pedagógicos , gerenciamento de negócio , mercado de atividade física, entre outros. Através de exposições formais e muito bate papo informal, os participantes relatam suas experiências gerando uma troca muito interessante de informação. No encontro do ano passado, na Chapada dos Veadeiros (GO), idealizamos o projeto 'Água Nossa Vida', quando várias Escolas de Natação aderiram à idéia. 

 

ET – Quais os projetos já realizados?

Ihana – Plano Progressivo de Saúde , Natação Máxima  Infantil e Adulto, Natação para Portadores de Medo, Desafio do Anel, Desafio Sherk , Desafio Homem Aranha .

 

ET – No projeto deste ano, o aspecto de formação de conhecimento e conscientização da importância da água está ainda mais evidenciado. Como ele vai funcionar? 

Ihana – O projeto de 2010 tem como tema, ' Água Nossa Vida'. Nele, vamos distribuir para cada aluno um álbum de figurinhas com o fim de aprofundar o conhecimento sobre a importância da água  no planeta e provocar a imaginação da criança.  O projeto está dividido em três partes: educação, informação e diversão. O álbum traz conhecimentos sobre vários temas ligados à água, tais como: meio aquático, dicas para a economia de água, os animais marinhos, poluição da água, etc. 

 

ET – As crianças vão pagar pelos pacotinhos de figurinhas recebidos?

Ihana – Não. Elas vão receber tudo de graça, à medida que forem participando das atividades programadas dentro do projeto. Completamente ilustrado, o álbum, além do conhecimento mostrado, ele vai representar um incentivo para o aluno comparecer regularmente às aulas, que contarão com atividades relacionadas ao conteúdo do álbum de figurinhas. 

 

ET – Funcionando também como um processo interativo entre os alunos...

Ihana – Sem dúvida, aliás, este é o desafio que o projeto pretende também alcançar. A troca de imagens, de uma figurinha repetida por outra, vai gerar essa comunicação entre as crianças, para que assim possam se conhecer melhor, formar novas amizades e estreitar os laços entre elas. 

 

ET – Como funciona a Academia Atlântica em relação aos horários para aqueles alunos que querem iniciar na prática da natação e qual o mês propício?  

Ihana – Como nossa piscina é coberta e aquecida, temos aula o ano inteiro. Faça chuva ou sol ,a iniciação da pratica da natação depende exclusivamente da disponibilidade do cliente. Nosso horário de funcionamento é das 6 horas às 11 Horas e das 14 horas às 21 horas e 30 minutos.