Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento sedia Copa Mineira de Karatê

Edição nº 1170 - 11 Setembro 2009

“Não tem dúvida que esse Campeonato Mineiro na cidade é uma marco, representando uma forma de atrairmos mais alunos para a prática desse esporte. Estão de parabéns a prefeitura que patrocinou o evento e os atletas participantes”

A academia Takey, de Uberlândia, sagrou-se campeã com 13 medalhas de ouro, 3 de prata e 5 de bronze, da 13ª Copa Mineira de Karatê 'João Carlos de Godoy', realizada no último domingo, 6, no Ginásio Poliesportivo 'Marquezinho'. A academia vice-campeã do evento foi a Companhia do Corpo, de Pouso Alegre, com 11 medalhas de ouro, 3 de prata e 4 de bronze. Na terceira colocação ficou a cidade de Poços de Caldas, com a Academia Budokai, que levou 7 medalhas de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. 

Sacramento, representada por 55 atletas nas modalidades Kata e Kumitê, das duas academias da cidade: URS, treinada pelo prof. Alexandre Guissoni, e a Companhia de Karatê, do prof. Lisandro Prata Neto, não esteve bem no campeonato, obtendo apenas a 4ª colocação, com 4 medalhas de ouro, 5 de prata e 5 de bronze.

Doze cidades marcaram presença no campeonato, totalizando 23 delegações, com 180 atletas, alguns de nível nacional e internacional, além de 28 árbitros da Federação Mineira de Karatê. 

Responsável pela difusão do Karatê na cidade, Alexandre Guissoni, que hoje treina os atletas da URS, foi também o responsável pelo campeonato na cidade. “Em fevereiro, estivemos em Belo Horizonte falando da nossa vontade de trazer o campeonato para Sacramento e hoje estamos realizando a 13ª Copa “João Carlos de Godoy com a taça Gustavo Batista de Menezes. Esse evento só foi possível com o apoio da prefeitura. Esse era um sonho antigo meu, mas fiquei quatro anos fora das minhas funções e só consegui, na administração do prefeito Wesley, que deu todo apoio. E graças a Deus consegui realizar o campeonato e homenagear um de nossos atletas”, afirmou agradecendo a participação e apoio recebidos. 

O sacramentano Júlio César Pereira um dos grandes incentivadores do Karatê na cidade, e hoje diretor técnico da Companhia Sacramentana de Karatê, falando sobre a importância do evento afirmou que o campeonato foi importante, porque ele retornou o karatê do Alexandre Guissoni. “Sabemos que ele faz um trabalho excelente aqui na cidade, dando continuidade a uma linha de karatê e é muito respeitado como organizador de evento e como professor. A volta de Alexandre ao esporte, trabalhando na prefeitura foi um ganho para Sacramento. Tenho que elogiar a prefeitura por essa visão, Sacramento, a federação e o Estado ganharam com a volta de Guissoni para o karatê”, avaliou. 

Lisandro Neto, outro batalhador do Karatê na cidade, elogiou o evento e falou de sua importância na demonstração do esporte para as pessoas que quiserem praticar essa arte. “Não tem dúvida que esse Campeonato Mineiro na cidade é uma marco, representando uma forma de atrairmos mais alunos para a prática desse esporte. Estão de parabéns a prefeitura que patrocinou o evento e os atletas participantes” – disse. 

 

Homenagens

O Campeonato foi aberto com uma justa homenagem da secretaria de Esportes e academias da cidade, aos jovens Gustavo de Menezes e Cláudio Batista Ferraz da Silva, atletas daquela arte, que faleceram tragicamente, Gustavo, vítima de afogamento, no Rio Grande e Cláudio, de acidente de trabalho. 

 A Aciapss, através do presidente Sérgio Antônio Felipe, também prestou algumas homenagens durante o evento: ao prefeito Wesley de Santi de Melo; ao presidente João Carlos de Godoy e ao secretário de Esportes, André Afonso de Souza. Foram homenageados também o professor da Academia Sacramentana de Karatê, Lisandro Prata Neto e o atleta Flander Gustavo.