“A vitória final será de todos os participantes’’.
Envolvendo mais de 3 mil atletas, segundo o secretário de Esportes, André Afonso de Souza – Djé, começam dia 19 próximo, se estendendo até o dia 07 de novembro, os Jogos Escolares de Sacramento – JES, com abertura oficial no Ginásio Poliesportivo 'Marquesinho', às 19h00, com a presença de delegações das diversas escolas do município. No dia seguinte, a partir das 8h00 até à noite, começam as partidas.
“Os JES vão movimentar todas as escolas do município, tanto públicas, quanto privadas, nas mais diversas modalidades coletivas e individuais, como futsal, vôlei, basquete, handball, atletismo, natação, enfim, aquelas que forem possíveis realizar. E isso para nós é motivo de muito orgulho, porque estamos fazendo um resgate histórico. O apoio dos diretores das escolas foi total, desde o primeiro momento, quando nos reunimos no início do ano. Tivemos um respaldo muito grande e a adesão de todas as escolas. Encerramos a fase de inscrições e já sortearemos as equipes, no sistema de eliminatória simples, por serem muitos jogos, cerca de 300 em três semanas e depois é partir para a realização”, disse animado o secretário.
Os jogos serão realizados nos dois ginásios, Marquesinho (futsal e basquete) e Mário Antônio de Almeida (vôlei e handball). Os esportes individuais serão realizados no Sacramento Tênis Clube (Praça de Esportes) e a natação, na piscina do Marquezinho.
Todos os estudantes puderam se inscrever, exceto aqueles que se transferiram de escola no segundo semestre. “O aluno que veio de outra cidade pode se inscrever normalmente, mas aquele que mudou de escola para reforçar uma equipe, formar times mais fortes, esse não pôde se inscrever. Como esporte é uma coisa muita educativa, deve prevalecer esse princípio”, explica.
Para Djé, o principal objetivo dos jogos, além de incentivar a prática do esporte, é o congraçamento entre os atletas. “A vitória final será de todos os participantes. Não estamos preocupados com técnica, com resultados. É claro que haverá equipes que vão se destacar, mas nosso objetivo é outro, é a integração, a socialização, o aprender a praticar esportes, a descoberta do esporte, que o jovem crie gosto pelo esporte, porque através dele podemos educar, disciplinar, tirá-los da ociosidade, das ruas, enfim, criar jovens bem formados para o futuro. E a partir dessa descoberta, aí sim, pode se começar a pensar em técnica, em performance, mas é necessários descobrir primeiro o esporte”, afirma.