Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Espíritas comemoram Eurípedes Barsanulfo

Espíritas sacramentanos e visitantes, vindos de várias partes do país, comemoraram o 1º de Novembro, aniversário de morte do líder Eurípedes Barsanulfo.

As festividades que iniciaram no dia 30 de outubro, seguiram até o dia 3 com inúmeras atividades: Evangelho Fraterno (30/10), abertura da feria “Descobrindo um mundo novo” (31/10), Hora da saudade, atividades pedagógicas, culto dos caravaneiros e palestra proferida por Noam Martins (1º/11), I Seminário de Educação do Espírito e Noite de talentos (2/11), avaliação e encerramento (3/11).

Show de talento - Os alunos da Escola Eurípdes Barsanulfo deram um show de talento, no Colégio Allan Kardec, na noite do dia 2 de novembro, culminando o projeto, “Descobrindo um mundo novo”, desenvolvido pela escola neste bimestre. “O projeto, 'Descobrindo um mundo novo' objetiva que a criança descubra o mundo em que vive com outros olhos, descobrindo valores, virtudes, um novo conceito de cidadania, de respeito, solidariedade, ordem e progresso”.

Explicou a profa. Alzira Bessa França Amui, supervisora pedagógica da escola. Na concepção da pedagoga, a Educação deve ter um sentido centrado nas modificações dos hábitos, dos vícios, que nada mais são que deformidades do pensamento.

“Observamos que estamos num momento muito importante de transição para um mundo melhor e, acreditamos que esse momento suscitará no pensamento de todos o desejo de implantarmos novos valores, virtudes e outras aptidões que estão em nós.

E esse empenho de trabalharmos os valores éticos, morais e religiosos, vejo que nos aproximamos esse ser mais de Deus”, concluiu.

A culminância do projeto aconteceu com o lançamento do com os textos dos alunos e noite de autógrafos. “O projeto permitiu que cada um de nós descobríssemos que somos capazes de criar, recriar, construir e edificar”, afirmou a diretora da escola, Francine Amui, ressaltando que a proposta da Escola Eurípedes Barsanulfo é educar o pensamento, renovando o sentimento e nesse processo de descoberta, descobrimos grandes talentos.

Vários números artísticos foram para o palco: balé, coral, teatro e declamação de poemas. Dentre os muitos números apresentações, o ponto alto foi a presença de todos os alunos, professores, diretora, supervisora e funcionários, juntos, cantando hino de Eurípedes Barsanulfo, acompanhados por Moacir Camargo, no violão e Saulo Amui, ao piano.

O momento quase sublime aflorou a emoção de todos os presentes que aplaudiram de pé a apresentação.