Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Equipes 100% COHAB resgata festa de São Brás

A festa em louvor a São Brás, celebrada na Igreja do Residencial José Sebastião de Almeida/Isaías Borges da Matta (Cohab), entre os dias 25 de janeiro a 3 de fevereiro, tendo à frente a Equipe 100% Cohab como festeiros, atraiu um grande número de fiéis e devotos para a novena. No dia da festa, o pequeno barracão que serviu de Igreja ficou pequeno para abrigar a grande quantidade de pessoas que foram rogar ou agradecer ao gracioso benfeitor e fiel servo de Deus as graças recebidas.

Após a missa solene, seguida da procissão e bênção da garganta, a festa continuou com a quermesse que iniciou no dia 1º, com pescaria, cama elástica, barraca de doces, leilão, e o tradicional baile com a banda Forró Sol Nascente.

No sábado, 3, também aconteceu o 1º Torneio de Futebol Soçaite de São Brás, com quatro equipes participando dos jogos. Veja os resultados:
Pe. Sandro 1x4 Biel
Cohab A 3x0 Cohab B
Cohab B 1x1 Ladeiras Bar (Disputa de Pênaltis 3x2 para Ladeiras Bar)
Cohab A 2x2 Biel (Disputa de Pênaltis 3x2 para Cohab A)

A equipe do Ladeiras Bar foi a campeã e jogou com Marrom, Choque, Rogim, Washinton, Ademir, Luquinha, Wilham e Alex. Téc. Ironildo. A Cohab A, vice-campeã, jogou com Reginaldo, André, Fernando, Elvis, Deputado (Frankis), Uva, Roni e Daniel.

Para encerrar a festa, no domingo, 4, os festeiros, Equipe 100% Cohab promoveram o já famoso Torneio de Truco de São Brás, que contou com a participação de 34 duplas, e o Torneio de Futebol Soçaite, entre a equipe 100% Cohab e convidados. As duplas Pão Torto e Anderlúcio (Campeã) seguidas de Reginaldo e Nilton (2º lugar) e, Ralf e Saulo, (3º lugar) foram os primeiros classificados. Também um almoço, com uma gostosíssima galinhada, atraiu muitos moradores do bairro e adjacências, comprovando o lema da equipe, '100% Cohab'.

Como começou a festa em louvor a São Brás

A primeira festa de São Brás foi realizada em 1984, tendo à frente os festeiros Ademar e Gertrudes, Arnaldo e Gláucia; Fátima e Oswaldo, a partir daí a comunidade não mediu esforços para construção da Igreja e o Barracão de São Brás. Através de festas, doações e ajuda dos moradores realizaram a obra.

Mas há três anos não se realizavam a festa, por iniciativa da Equipe 100% Cohab, a comunidade novamente se uniu para reativá-la e têm um objetivo maior: ampliar e reformar a Igreja que já está pequena para acolher o grande número de moradores dos bairros no entorno da Igreja.

Um pouco de São Brás – Nasceu e viveu em Sebaste, na Armênia, entre os séculos III e IV. Foi médico e bispo, sofreu o martírio por não se sacrificar aos deuses pagãos.

É invocado especialmente contra as doenças da garganta, porque certa vez salvou, conforme narram as Atas de sua vida, um menino que estava para morrer por ter engolido uma espinha de peixe. Durante sua vida, realizou muitos milagres. É o doutor das dores humanas e salvador de muitas vidas. Condenado à morte por não renegar Jesus Cristo, foi decapitado no ano de 316.

Agradecimentos

A Equipe 100% Cohab só tem a agradecer a todos que de uma forma ou de outra tenha contribuído para o êxito da festa, cuja renda será revertida para a reforma e ampliação da Igreja de São Brás, por isso a Equipe fará outros eventos em prol da Igreja. “Que São Brás abençoe a todos e o nosso Deus lhes pague!”