Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Entidades aguardam repasse de verbas pelo município

As entidades assistenciais de Sacramento estão vivendo um sufoco pela falta de repasses das dotações orçamentárias da prefeitura, suspensas desde o mês de janeiro. O aperto deve-se ao fato de que as entidades já projetam o trabalho com vistas nesses recursos, que chegavam mensalmente às instituições. Segundo diretores das entidades, a justificativa inicial do prefeito Joaquim Rosa Pinheiro era de que o repasse necessitava de aprovação da Câmara.
Acontece que desde o dia 17 de abril, o projeto de lei nº 7, que trata das subvenções, foi aprovado por unanimidade, inclusive com as emendas, conforme matérias enviadas pelo Legislativo a este jornal.

Há uma outra diferença entre os repasses feitos nos anos anteriores. Em 2005, por exemplo, uma emenda da Câmara determinava o pagamento das dotações às entidades, em sua integralidade, em até oito parcelas consecutivas dentro daquele período econômico-financeiro. Já este ano, prevalece o texto do prefeito Joaquim, do PFL: "Os pagamentos serão repassados em parcelas, de conformidade com a disponibilidade financeira". Mais ou menos assim: Sei que devo, pago quando puder.
Controlando gastos

Afirmando que o projeto só foi aprovado pela Câmara, dia 11 de maio (na verdade, dia 17 de abril, conforme informou a Câmara) a assessoria de imprensa do gabinete do prefeito informou que vai pagar. "Oportunamente, no curso do exercício financeiro e a par das disponibilidades de caixa, ainda mais porque, tendo ocorrido redução na arrecadação, o Município tem diminuído seus investimentos e controlado os gastos, todas as entidades receberão as verbas autorizadas".
Veja a relação abaixo.