O Enfermeiro sacramentano Edward Meirelles de Oliveira, mais conhecido como Ed, foi agraciado com o título Liderança de Sucesso em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP, da Universidade de São Paulo USP, centro colaborador da Organização Mundial da Saúde para o Desenvolvimento da Pesquisa em enfermagem, no dia 27 de abril, no campus da USP, de Ribeirão Preto.
A homenagem, criada em 2002, para celebrar o Jubileu de Ouro da Escola de Enfermagem, faz parte do programa de reconhecimento de Lideranças de Sucesso entre os egressos da EERP-USP, visa valorizar experiências, de ex-alunos, que permitiram a Escola de Enfermagem ser reconhecida nacional e internacionalmente como centro de excelência na formação e desenvolvimento de recursos humanos para o ensino, a pesquisa e assistência de enfermagem.
Para a professora, doutora Maria José Bistafa Pereira, o percurso profissional de Edward ilustra a determinação, o compromisso social e a força do Profissional de Enfermagem em busca da consolidação do SUS e de uma assistência de qualidade, por isso o troféu "Liderança em Enfermagem", materializando assim, o reconhecimento do EERP a um de seus filhos ilustres. "Espero que venham outras surpresas, pois dentre todos os motivos que temos para comemorar os 50 anos da Escola de Enfermagem, um dos que mais nos orgulha e emociona é ver o sucesso alcançado pelos profissionais de enfermagem que se formaram aqui", disse.
Foi com surpresa que Edward Meireles recebeu a notícia da homenagem e o convite para a solenidade pois é o mais novo como profissional a recebê-la "fiquei surpreso, porém feliz com a homenagem. A surpresa foi por ser o mais novo enfermeiro homenageado até o momento porque sou formado pela EERP, há apenas três anos e meio. Antes de mim, o enfermeiro mais novo a ser homenageado contava com 10 anos de profissão em seu currículo e com passagem por grandes hospitais como o Sara Kubitschek em Brasília.
O prêmio é dedicado aos ex-colegas de trabalho
A homenagem da Escola de Enfermagem representa muito na carreira de qualquer um dos agraciados e para Ed, não será diferente, mas para Ed, o mérito não é apenas da escola, muitos são os que contribuíram para que ele pudesse recebê-lo " em meu discurso ao falar aos convidados e homenageados, ofereci a homenagem que recebi a pessoas que fazem parte da minha construção profissional. Não construímos nada sozinhos e nem com imposições. Assim, fiz e faço aqui referências a pessoas que merecem esta homenagem tanto quanto eu: a meus familiares e amigos, todos os professores da Escola de Enfermagem, meus amigos de trabalho e projetos Elisangela, Samira, Dr. Santana, Ivana, Isabel Camargo, Patrícia Magnabosco, Bérgson, Diolinda, Francisca, e toda a comunidade Sacramentana, principalmente os amigos da Zona Rural", ressalta e aproveita a oportunidade para parabenizar os profissionais da área pelo seu dia, comemorado em 12 de maio "ofereço esta homenagem a todos os trabalhadores de enfermagem, auxiliares, técnicos e enfermeiros e deixo os meus cumprimentos pelo seu dia (12 de maio). Fico na esperança de que esses profissionais possam ser valorizados pelos empregadores privados e Poder Público, pois sem esses profissionais não conseguiremos ter uma saúde de qualidade e nem mudar a lógica atual dos serviços de saúde que não resolvem os problemas. Não se pode esquecer que esses profissionais são gente, que cuidam de gente, que trabalham para viver e anseiam desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
Edward se prepara para o curso de mestrado
Ex-funcionário da área da saúde da Prefeitura Municipal de Sacramento, Ed concilia a atividade de professor convidado pela Escola de Enfermagem e se prepara para prosseguir os estudos "até o final deste semestre, estarei ministrando aulas na USP como professor convidado, da Escola de Enfermagem e Faculdade de Filosofia, no curso de Psicologia, nas disciplinas de Enfermagem em Saúde Pública II, Organização do Trabalho e Saúde do Trabalhador, ambas para alunos do 4º ano dos respectivos cursos. E paralelamente estou me preparando pois pretendo ingressar no curso de Mestrado como bolsista e poder voltar a trabalhar com as comunidades rurais de Sacramento, com um projeto financiado pela Universidade de São Paulo", conclui Ed.