A tranqüilidade reinou durante todo o dia das eleições do último domingo, conforme avaliação das autoridades envolvidas no processo. “Todo o processo correu na normalidade, foi tudo perfeito. As urnas funcionaram sem nenhum problema. Os partidos e pessoal envolvido no processo não deram trabalho com o ‘boca de urna’. Houve reclamações, mas foram poucas, acredito que a chuva ajudou a amenizar os tumultos, aglomerações”, afirmou o promotor José do Egyto Castro Souza.
A juíza eleitoral, Cínthia Fonseca Nunes Junqueira, também fez também uma avaliação positiva. “Tudo transcorreu na normalidade, houve apenas um incidente que já foi resolvido. Estamos encerrando o processo hoje e vamos reiniciar os preparativos para o segundo turno”, explicou.
Ao comentar a respeito do incidente, a juíza informou que uma pessoa foi acusada de compra de votos. Decretamos a preventiva, mas ela não foi encontrada. Vamos apurar se ela tem ou não culpa. Esse crime cabe detenção e multa, mas vamos apurar a denúncia”, informou, parabenizando a população. “Os eleitores de Sacramento estão de parabéns, é um povo muito ordeiro, educado e isso tem que ser levado muito em conta para o êxito do processo”, disse.
A Polícia Militar, comandada pelo Capitão Ryan Rodrigues Lopes contou com reforços de cinco militares de Uberaba e mais quatro da Polícia Meio Ambiente, totalizando 38 homens, distribuídos em todos os locais de votação, seis na área urbana e cinco na área rural. “Fizemos o policiamento em todos os locais de votação, houve algumas ocorrências, mas nada de maior gravidade, foram coisas normais numa eleição”.
Mais de 200 pessoas envolvidas nas eleições
No Cartório Eleitoral foi tranqüila a apuração feita por seis escrutinadores convocados pela Justiça Eleitoral, avaliou o titular do Cartório, Júlio César da Fonseca (foto), que contou com o companheiro, também titular Wesley Rezende Naves e com o trabalho de mais três funcionários, dois técnicos de apoio e 208 mesários. “Foram convocados 208 mesários e seis escrutinadores e todos compareceram, não tivemos nenhum problema ou ausência”, explicou, adiantando que a convocação dos mesários e escrutinadores foi feita já visando um eventual segundo turno. Assim todos os 214 convocados estarão trabalhando no dia 29 de outubro, nas mesmas seções eleitorais.
Júlio César da Fonseca, 26, trabalha há sete anos na Justiça Eleitoral. Iniciou no cartório eleitoral de Araxá, como Auxiliar de Cartório. Gostou da profissão, fez concurso e foi aprovado no ano passado, assumindo o cargo em Sacramento há um ano.