Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola do Quenta Sol é ampliada

Edição nº 1664 - 1 de Março de 2019

O prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira dama, Profa. Maria Teresa Abrate de Melo, secretária de Educação, Cibele Magnabosco, diretora Ivania Maria da Silva Carvalho e de toda a comunidade escolar, inaugurou, na manhã dessa quarta-feira 27, as novas dependências da Escola Municipal Dona Maria Santana, no povoado do Quenta Sol. Atendendo a pedido da comunidade, por conta do aumento da matrícula, foram construídas duas salas de aula, galpão e dois banheiros, além de uma revitalização completa no restante do prédio. 

A Profa. Cibele, secretária da Educação, falando ao ET, que a EM Maria Sant'Ana é a maior escola da zona rural, servindo toda a região leste do município, formada pelos povoados do Desemboque, Pinheiros, Sete Voltas, Assentamento Olhos d'Água, Santa Bárbar e Bananal. “A escola atende estudantes da Educação Infantil, a partir dos 4 anos até o 9º ano, uma média de 180 alunos. À noite, o prédio é cedido para a EE Cel. José Afonso de Almeida, com extensões de série do ensino médio, servindo a mesma região”. 

Segundo a secretária a escola, que conta com 30 servidores, das quatro turmas da educação infantil e dos conteúdos do ensino fundamental, incluindo educação física e educação artística, necessitava das salas. “Elas foram construídas devido as péssimas condições dos cômodos onde as crianças estudavam. 

Para a diretora Ivania Maria, a ampliação e revitalização veio contemplar um antigo sonho da comunidade escolar. “A escola contava com 11 salas de aula, galpão, refeitório, refeitório e uma sala de Informática, cujos computadores conseguimos com o Projeto Bandeira Científica; sala dos professores e supervisão. E hoje, estamos inaugurando duas salas para a educação infantil, bem mais amplas e arejadas que as anteriores, dotadas de banheiros e uma varanda para as atividades recreativas da meninada. Um espaço adequado que há muito era necessário”.

Na sua mensagem de agradecimento ao prefeito Wesley De Santi, a diretora destacou a importância do investimento para os alunos, a quem se referiu: “Vocês são a razão de tudo o que vivemos hoje, pois tudo o que foi projetado e executado aqui é para vocês, sobretudo os nossos pequeninos”, disse, agradecendo aos pais e responsáveis pela confiança depositada na equipe administrativa e pedagógica da escola. 

“- Obrigado por estarem conosco nessa missão de formar cidadãos de bem e queremos contar com vocês para que juntos possamos consolidar uma educação cada vez melhor”. Ao prefeito, afirmou: “O Sr. esteve aqui para visitar a escola no início de seu mandato e, reconhecendo a necessidade de ampliação, atendeu ao chamado de toda a comunidade escolar e como homem consciente que é, que dá valor à educação nos atendeu naquilo que pedimos”, disse, agradecendo a todos os que trabalharam pela melhoria da escola.

 

Prefeito agradece funcionários

Na sua mensagem, o prefeito Wesley lembrou quando esteve na escola e achou deprimente duas turmas do Infantil estarem estudando em dois espaços que antes serviam como banheiros, adaptados como sala de aula. “Aquela visão foi suficiente para tomar aquela decisão de construir duas novas salas, um galpão para as atividades das crianças e dois banheiros e revitalizar todo o prédio, inclusive com paisagismo”, destacou, lembrando à comunidade presente que as obras continuam após o período de chuvas, com a troca do telhado. 

“Não pudemos fazer antes, por conta do período chuvoso, mas é uma promessa nossa, assim como dar continuidade a essas reformas e revitalizações em todos os prédios escolares da rede municipal. E, ainda, aqui no Quenta Sol, vamos realizar, logo após o período de chuvas, uma operação tapa buraco em todas as ruas asfaltadas do povoado, que hoje é um bairro de Sacramento”, prometeu, agradecendo aos funcionários municipais que executaram a obra. 

Nesse momento, o prefeito fez um parêntese, pedindo desculpas à comunidade, para lembrar críticas feitas na última reunião da Câmara, quando um vereador afirmou que “o prefeito estaria hoje inaugurando uma pintura feita na escola do Quenta Sol”.

“Lamento ouvir de vereador criticas na Câmara, afirmando que estamos aqui na Escola Municipal Maria Sant’Ana ‘inaugurando a pintura de uma escola’. Estamos inaugurando a construção  de duas salas de aula, um galpão, dois banheiros completos, paisagismo, fechamento com alambrado, reestruturação da parte elétrica, construção de passeios e pintura geral. Portanto, antes de falar o vereador deveria, no mínimo, ter conhecimento do que foi realmente feito ”.

Voltando-se para os alunos e servidores, finalizou com estas palavras: “Nós trabalhamos para vocês, crianças, professores, faxineiras, merendeiras que merecem um lugar mais, agradável, confortável, limpo e adequado. É isso que buscamos, uma educação e merenda de qualidade. Isso é respeito! E fico satisfeito em saber do trabalho de vocês, por isso estamos aqui e procuramos sempre estar presentes, porque só sabemos das coisas por estarmos presentes, não por ouvir dizer. Meu compromisso será sempre com uma educação séria e de qualidade, que só se consegue com condições dignas”. 

EM Maria Sant'Ana

A Escola do Quenta Sol foi criada pelo Decreto-Lei 18A de 31 de dezembro de 1931. Incialmente funcionava com apenas uma sala de aula e duas turmas. Em 1948 foi encampada pelo Estado, voltando ao município em 1994, quando houve a extensão de séries (quinta à oitava série).

 

A denominação atual, Escola Municipal Dona Maria Sant'Ana, foi adotada em 2005, em homenagem a incentivadora da criação da escola naquele povoado. Apesar de analfabeta, Maria Sant'Ana foi uma mulher dinâmica e preocupada com a comunidade. Com espírito de liderança, foi sempre uma mulher a frente de seu tempo.