Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

EE Sinhana Borges e Secretaria de Saúde abordam com alunos a questão do suicídio

Edição nº 1693 - 20 de Setembro de 2019

A EE Sinhana Borges recebeu na manhã desta sexta-feira 20 a equipe de profissionais da Secretaria de Saúde para fechar as atividades desenvolvidas durante o Setembro Amarelo, que trabalhou a prevenção ao suicídio e a violência contra a própria pessoa. 

“Tão logo nasceu a proposta, a Secretaria de Saúde, de pronto abraçou a ideia”, justificou o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, preocupado com o número de casos nos últimos anos, revelados ao ET: “Só este ano já tivemos confirmados dois casos de suicídio; casos de violência contra a própria pessoa, em 2017 foram 5; em 2018, 14 e 29 este ano”.

Falando sobre as atividades desenvolvidas na semana, o secretário disse que teve o cuidado de abordar o tema sem chocar os ouvintes. “Procuramos reforçar a valorização da vida, sem exagerar na referência à palavra suicídio. Trabalhamos a importância da necessidade de pedir ajuda, através de um quebra-cabeças chamado Tangran (quebra-cabeças geométrico chinês formado por 7 peças, chamadas tans). Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, pode-se formar centenas, milhares de figuras) e que precisa de ajuda e trabalho em equipe para realizar”, explicou. 

De acordo com o secretário, num segundo momento, as equipes abordaram o tema da resiliência, capacidade de as pessoas retornarem à normalidade após algum tipo de trauma. 

“Enfim, foram várias outras atividades. Foram momentos ímpares, com os alunos divididos em 11 equipes, para que as mensagens fossem melhor assimiladas”, explica, informando que a manhã terminou com atividades na quadra de esportes da escola para desenvolver outras atividades, como falar sobre a importância da amizade, do relacionamento e da valorização pessoal, tendo como principal animador, o médico e cantor, Dr. Claudiney, cantando e interpretando as letras das canções com os alunos. 

Para o secretário Reginaldo, “os jovens precisam aprender a se auto valorizar, a valorizar as amizades, a se relacionar com as diferentes pessoas e, principalmente com a família,precisam interagir, ter amigos, se integrar na sociedade, deixar de ficar refugiado dentro de casa só como celular ou computador. 

De acordo com a diretora da escola, Naara Cristina Moreira Mota, a ideia para a realização do 'Encontrão da Juventude', nasceu com a professora de Português, Verônica Lázara,  que começou a trabalhar com seus alunos do 8º ano o tema, Setembro Amarelo. “Nós perdemos um jovem, colega de nossos alunos, que tirou a própria vida e os nossos alunos ficaram abalados com a questão”, justifica, afirmando que a ideia criou força até mesmo pelos alunos. 

“- Os alunos manifestaram interesse, graças à professora que estimulou a ideia. Entramos em contato com a Secretaria de Saúde, que prontamente se colocou à disposição e estamos aqui vivenciando esse momento super importante, de valorização da vida, de trabalhar os valores, que estão esquecidos, enfim, um momento de mostrar aos jovens, que o mais importante que temos é a vida e ela tem que ser preservada, valorizada”.