Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Comunidade escolar elege diretores e vice-diretores das escolas estaduais

Edição nº 1680 - 21 de Junho de 2019

 Diretores e vice-diretores de 3.496 escolas mineiras foram eleitos na segunda-feira 17, em eleição direta pela comunidade escolar de cada estabelecimento de ensino. Têm direito a voto que não é compulsório, os profissionais em exercício na escola; alunos com idade igual ou superior a 14 anos; alunos matriculados no ensino médio ou educação profissional, independentes da idade; e pais ou responsáveis pelos alunos menores de 14 anos, matriculados no ensino fundamental. 

Em Sacramento, das cinco escolas, apenas três tiveram eleição: EE Coronel José Afonso de Almeida, EE Afonso Pena Júnior e EE Sinhana Borges. Nas escolas Barão da Rifaina e Escola Técnica Carolina Maria de Jesus, os nomes de seus diretores foram indicados e aprovados por meio de um colegiado. Assim foram eleitos, respectivamente, as professoras, Alice Jerônimo Melo (diretora) e Maria Teresa Abrate Melo (vice-diretora);   e as professoras,  Shirley Aparecida Tavares  Magnabosco (diretora) e Maria Madalena Bianchini Manzan (vice-diretora).

Nas três escolas onde houve o processo eleitoral, os candidatos concorreram em chapa única. Na Escola Coronel, o professor Uriel Sólon Amarante Júnior foi eleito diretor, tendo como vice-diretores, José Bonifácio Cruvinel, Maria Tereza Silvério de Melo e Sandra Bizinoto, que foram eleitos com 752 votos (94,68%) dos votos válidos, com 40 votos nulos/brancos. A escola foi a única que teve mudança na direção. Uriel vai ocupar, pela primeira vez, o lugar da diretora Mônica Vieira Almeida, que se aposenta.

Na Escola Afonso Pena Jr, a diretora Tânia Aparecida Moreno foi reeleita, tendo como vice-diretora, a Profa. Alessandra Inês Borges. A chapa obteve 226 votos e foram computados 6 votos brancos/nulos. Eleitos: Tânia A. Moreno (diretora) e Alessandra Inês Borges (vice)

Também na Escola Sinhana Borges, a diretora Naara  Cristina Moreira Mota foi reeleita, tendo como vice-diretora a Profa. Cláudia de Oliveira Meirelles, com 265 votos e 10 votos nulos/brancos. 

 

Conheça um pouco mais os diretores eleitos

Alice Jerônimo

A diretora reeleita Alice Jeronimo de Melo  tem como vice-diretora a professora Maria Teresa Abrate Melo, que têm como objetivos, a  construção coletiva de uma escola democrática fundamentada na ética e transparência; na consulta aos agentes da educação; na cooperação e parceria; na abertura para a comunidade, indo de encontro à  missão da EE Barão da Rifaina que é: Formar integralmente a criança, o adolescente, o jovem e o adulto mediante o desenvolvimento de suas capacidades de aprendizagem, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para o pleno exercício da vida cidadã.

Há 18 anos à frente da escola, Alice teve como vice-diretoras nesse tempo, as professoras, Lucy Feliciano Afonso, Cladir Aparecida Zago de Faria (Nina), Wênia Aparecida de Souza e Cinara Ferreira Almeida e atual, reeleita, Maria Teresa Abrate Melo.

Dentre as obras e conquistas, sua gestão foi marcada pela construção dos muros; da  sala de informática com mais de 50 computadores, dentre outras. No aspecto pedagógico, destacam-se o Proalfa, índice em que a escola esteve sempre em 1º lugar e os bons resultados no  Simave/Proeb. Destaque-se ainda entre as ações,  a implantação do Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, com turmas no Presídio de Sacramento, desde  2017. 

Alice Jerônimo 55, com 29 anos de profissão, é sacramentana, filha de Nélson Amâncio de Melo e Teresinha Jeronimo de Melo. É casada com Atílio César Servato pais de dois filhos, Nathalia e Leonardo. Graduada em Ciências/Biologia e pós-graduada em Direito Educacional.

 

 

Naara Cristina

A diretora reeleita, Naara Cristina Moreira Mota, tem como meta na sua gestão, oferecer, com a vice-diretora Claudia de Oliveira Meireles, uma educação de qualidade com um ambiente agradável, confortável e com as condições necessárias para o desenvolvimento dos educandos e trabalhar lado a lado com a família. 

Eleita em 2015 com a vice, Thaísa Castro Lobato Pires, a quem denomina “meu braço direito” até sua aposentadoria, em 2016, quando  assumiu a vaga, Claudia de Oliveira, agora reeleita, Naara quer prosseguir as metas de sua primeira gestão, como o término da reforma e cobertura da quadra,  além de outras que têm em vista, como a pintura de toda a escola em parceria com a comunidade; construção de caixa de decantação, em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente e Usina de Hidrelétrica de Igarapava, para solucionar o problema do esgoto que desce pelas ruas; reforma do depósito de alimentos; instalação de ventiladores em todas as salas; melhorar nos resultados das avaliações externas; diminuição no número de reprovação; aumento de mais de 20% no número de alunos; melhorar a qualidade e quantidade do Atendimento Educacional Especializado; criação da Fanfarra e fortalecimento de vínculos com a família.

A sacramentana Naara Cristina tem 37 anos, é filha de Gaspar Cassimiro Mota e de Maria Aparecida Inácia Moreira. Casada com DanielMotta, tem dois filhos, Maria Luiza e Gabriela. Professora com licenciatura e pós graduada em Matemática, iniciou sua vida profissional aos 18 anos na EM Professor Rabelo. Aprovada em concurso, em 2002, tomou posse na EE Sinhana Borges atuando no cargo até se tornar diretora em 2016.  

 


Tânia Moreno

A diretora reeleita para sua terceira gestão à frente da EE Afonso Pena Jr, Tânia Aparecida Moreno, ao lado da vice-diretora, Alessandra Inês Borges, tem muitas metas para os próximos anos, dentre outras, dentre outras ações, a  reforma da escola, inclusive os muros, construção da quadra coberta; instalação de ar condicionado,  monitoramento por câmera em todas as dependências da escola e de  toldos; renovação do mobiliário escolar; implantação  de sistema de som em todas as salas de aula e refeitório; parceria com diversas empresas da cidade e de outras cidades. Na gestão pedagógica,  continuar alcançando os bons índices de avaliação escolar, o que a classificou como a melhor escola do ensino fundamental  da SRE/Uberaba, destacando-se também no Ideb.   A Escola Afonso Pena foi a primeira escola totalmente em tempo integral do Estado de Minas Gerais. Com um currículo diferenciado, obteve o reconhecimento de toda a Secretaria de Estado de Educação.  

Tânia Moreno 40 é natural de Ferraz de Vasconcelos  (SP), filha de  Azilda Manzan Moreno e João Moreno (in memoriam).  A diretora Tânia, mãe de  Carolina, é graduada e pós graduada em Letras  pela Uniaraxá e  Graduada em Tecnologia da Informação pela UFJF. Recebeu o prêmio Topuai três vezes, duas como Melhor Diretora (2017/2018) e uma como Funcionária Pública (2017) e a Escola Afonso Pena, o prêmio de Melhor Escola Pública de Sacramento, ambos em 2017. Tânia é uma das finalistas ao cargo de Superintendente Regional de Ensino de Uberaba.

 

Uriel Sólon

O neo-diretor, Uriel Sólon Amarante Júnior, da EE Cel. José Afonso de Almeida, foi eleito com os vice-diretores,  José Bonifácio Cruvinel,  Maria Tereza Silvério de Melo  e  Sandra Bizinoto. Falando ao ET, disse que tem como meta “dar continuidade ao  excelente trabalho ora em andamento da atual diretora, Mônica Vieira Almeida, uma vez que as melhorias apresentadas em sua gestão são notórias. 

“Pretendemos sempre fortalecer e aprimorar o aspecto pedagógico mediante ações que promovam a aprendizagem e a construção de valores democráticos, civilizatórios e éticos. Assim, de forma geral propomos uma gestão que priorize uma escola democrática, que valorize a diversidade dentro e no entorno da escola, para que com ações e decisões da coletividade a escola humanize e ao mesmo tempo garanta a aprendizagem”. 

Professor de Física, formado pela Universidade de São Paulo, Uriel iniciou sua carreira no magistério em 1989, na cidade de Poços de Caldas. Deixa a sala de aula por uns tempos, mas retorna como Coordenador da área de exatas do Instituto Educacional São João da Escócia. 

Aprovado em concurso pelo Estado de São Paulo, leciona Física na EE Dr João Marciano de Almeida e coordenador Pedagógico de Física para a Diretoria de Ensino de Franca e Região, instituição essa similar à Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. 

Em 2011, muda-se para Sacramento e se torna professor  de Física na EE Barão da Rifaina, onde trabalhou dois anos. Em 2013,  após aprovação em concurso público, torna-se  professor efetivo no cargo  na EE Cel José Afonso de Almeida.

 Uriel Sólon 56 é natural de Poços de Caldas, filho de Uriel Sólon Amarante e Célia de Castro Amarante. É casado com Maria Magela Valdo Amarante, pais de dois filhos Gabriel e Miguel.