A inspetora escolar, Marileia Abadia Alves Martins, falando ao ET sobre as inscrições para designação na rede estadual para 2020, plano de atendimento e matrícula online por parte dos aluno anotou que houve apenas uma única alteração, porém bastante relevante, a priorização do profissional habilitado para a área.
“Antes, o habilitado não inscrito não tinha prioridade, isto é, ele perdia a vaga para um não-habilitado inscrito. Agora, isso mudou, graças a uma reivindicação do SindUTE, que foi acatada pela Secretaria. Este ano, mesmo não inscrito, a prioridade é para o profissional habilitado. O não habilitado inscrito só terá a vaga se não houver interesse do profissional habilitado”, frisou a inspetora.
Conforme Mariléia, os critérios para classificação continuam os mesmos:
a) priorizando os concursados de 2017, ainda vigente, inscrito para a localidade;
b) para outras localidades;
c) habilitado inscrito;
d) habilitado não inscrito e
e) finalmente, os não-habilitados (o antigo professor R, mas que tenha o CAT - Certificado de Avaliação de Título, autorização para lecionar determinadas matérias).
A expectativa da inspetora é de que este ano haverá muitos candidatos. “Apesar de não ter sido liberada a Escola de Tempo Integral de 1º ao 5º ano para 2020, o governo autorizou o Tempo Integral no 6º e 7º anos para duas escolas da cidade, Sinhana Borges e Coronel José Afonso de Almeida, com uma turma por sala”.
Plano de Atendimento redistribui ensino médio na cidade
De acordo com Marileia, o que há de novo mesmo para o próximo ano é o Plano de Atendimento para o ensino médio, o antigo curso Colegial, que ficou bem específico para Sacramento.
“A EE Barão da Rifaina não terá mais autorização para o ensino médio regular, o chamado propedêutico, que prepara os alunos para fazer o Enem e demais vestibulares. A escola recebeu autorização apara oferecer apenas três turmas do ensino médio, porém em Tempo Integral. O ensino médio propedêutico só será oferecido pela EE Cel José Afonso de Almeida.
Por fim, a EE Técnica Carolina Maria de Jesus recebeu autorização para oferecer cinco turmas do ensino médio Integrado com o Profissionalizante. Isto é, essa modalidade vai acabar com a necessidade de o aluno frequentar duas escolas, como era antes. De manhã estudava no Barão ou no Coronel e no contra turno na Escola Carolina. Agora, não, ele permanece na Escola Carolina os dois períodos: cursa o regular/propedêutico e o profissionalizante.
Segundo a inspetora Leia, foram autorizadas cinco turmas de ensino médio Integrado com o Profissionalizante, com os cursos de Química, Análises Clínicas e Alimentos. “Mas a diretora Shirley já pediu outros cursos para atender a demanda solicitada pelos alunos”.
Matrícula Online - Outra mudança, conforme a inspetora está na Resolução 4.231/19 que mudou o sistema de matrícula dos alunos para o ingresso no 6º ano e para os concluintes do 9º, que vão ingressar no ensino médio, que será via internet. Já a matrícula para o primeiro ano (entrada no ensino fundamental), continua com o cadastro escolar, conforme já foi feita na EE Afonso Pena Jr, que vai oferecer quatro turmas e a EE Sinhana Borges, três turmas.
Para o ingresso dos alunos no 6º ano e no 1º ano do ensino médio, caso a escola não tenha o ensino médio, os alunos terão que fazer a pré-matrícula pela internet, podendo escolher até três escolas de sua preferência. O próprio sistema vai encaminhá-los para a escola onde houver vaga, no caso, Barão da Rifaina (Integral), Escola Coronel (Regular/Propedêutico) ou na Escola Carolina Maria de Jesus (Integrado), isto é, Regular com Profissionalizante), com extensão de carga horária, isto é Escola Integral”.
A inspetora Leia chama atenção para o apoio que as escolas que não oferecem ensino médio, mas têm o 9º ano, devem dar aos alunos no ato da matrícula via internet, disponibilizando seus computadores e ajudando a família a fazer a pré-matrícula.