A EE Afonso Pena Júnior, a mais antiga escola da cidade, nos seus belos 96 anos completos em agosto próximo começa o ano com 500 alunos do 1º ao 5º ano em Tempo Integral matutino e vespertino, que começa em março. Para 2018, a diretora Tânia Aparecida Moreno, vice-diretora, professores e demais servidores têm grandes expectativas.
“- Todo início de ano é marcado por mudanças e novidades, é um período que traz momentos de reflexão, estabelecimento de metas e expectativas para o novo ciclo e as nossas para este ano são muito boas. Estamos acreditando muito que as coisas vão melhorar. Nossa meta é trabalhar melhor que o ano passado. Nossa escola só tem crescido nas avaliações externas e no número de alunos. Pretendemos continuar oferecendo uma educação de qualidade e continuar crescendo cada vez mais, contando com a colaboração da nossa comunidade escolar”, destaca a diretora.
A EE Barão da Rifaina, que completou 54 anos no dia 12 de fevereiro, tem uma matrícula de 527 alunos, nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Integral. A escola possui um segundo endereço, no Presídio de Sacramento, oferecendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno da manhã, aos presidiários.
Para a diretora Alice Jerônimo de Melo, as expectativas são as melhores. “Enfatizamos a aprendizagem do aluno, reforçando a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, como necessárias ao cidadão, para que ele possa usufruir dos bens culturais, materiais e sociais existentes na Sociedade. Assegurando o tratamento interdisciplinar e contextualizado como fins no processo da aprendizagem, preparando o cidadão para aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser”, enfatiza.
A EE Coronel José Afonso de Almeida, que completa 85 anos no próximo dia 3 de março, é a maior escola da cidade, em número de servidores e estudantes. A escola que já funcionou com 2,5 mil alunos, quando atendia todo o ensino fundamental, começa o ano com 1.415 alunos matriculados do 6º ano ao 3º ano do ensino médio nos três turnos, na cidade, e, na zona rural, duas extensões da escola, nos povoados de Jaguarinha e Quenta Sol, com ensino médio noturno.
A diretora Mônica Vieira Almeida e os servidores da escola esperam um ano muito profícuo. “Esperamos um ano de sucesso escolar, muito aprendizado para a vida onde a tranquilidade e a paz possam reinar”, ressalta.
A EE Sinhana Borges, que completou meio século no ano passado, inicia o ano letivo atendendo 340 alunos do 1º ao 5º ano (vespertino) e do 6º ao 9º ano (matutino). E as expectativas são as melhores, conforme destaca a diretora Nayara Cristina.
“- Este ano completamos 51 anos, 'Educando com amor e preparando para a vida'. Nossa escola já é referência de educação em Sacramento e ainda ficou melhor com os ajustes e melhorias na sua rede física. Somos uma equipe unida e frequentemente atualizamos as estratégias de ensino e inovamos nossos métodos, orientando os educandos no caminho da cidadania e, sobretudo, que adquiram base acadêmica sólida. Esperamos que esse ano seja repleto de bênçãos e que a família Sinhana Borges continue exemplo de união e sabedoria”.
Rede municipal atende a educação infantil e ensino fundamental
A Rede Municipal de Educação, que no início dos anos 70 atendia mais de 2,5 mil alunos em 49 escolas localizadas na zona rural, inicia este ano letivo de 2018 com 1.538 alunos em apenas sete escolas.
Da Educação Infantil ao 5º ano, são 502 alunos na escola EM Sílvia Vieira; 330, na EM Luiz Magnabosco; 49, na EM Nana Kubitschek (Jaguara) e 65, na EM Djalma Afonso do Prado (Divisa). A EM João Cordeiro oferece ensino do 6º ao 9º ano para 283 alunos e as escolas, Maria Sant´Ana (Quenta Sol), com 180 alunos, e Júlio Borges (Jaguarinha) 129, oferecem ensino da educação infantil ao 9º ano. Os alunos do ensino médio das duas comunidades são atendidos pela Escola Coronel.
E nos dois CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), as chamadas creches, a Prefeitura oferece berçário, maternal e educação infantil, para 360 crianças, sendo 250 na Creche Aparecida Cerchi Loyola, e 110, na Creche Nildes Maria Moreira Camilo, que completou um ano sob a responsabilidade da Prefeitura, nessa quarta-feira 22.