O Instituto Madiba implantou um novo projeto, o Curso Virtual Pré-Vestibular, destinado a alunos que cursam o 3º Colegial. De acordo com a presidenta Marize Rezende Cerchi a ideia do cursinho nasceu de uma cena dentro de sua casa. “Quando minha filha, Ana Luiza, foi prestar vestibular eu a vi no quarto rindo e brincando. Perguntei se ela não estava estudando, ela me mostrou o que estava assistindo, a aula virtual do cursinho virtual, Descomplica, e achei muito interessante, porque as aulas têm um pouco de humor. Mas foi complicado, desculpando o trocadilho, entrar em contato com esse cursinho, e quando conseguíamos não respondiam ao que queríamos. Foi quando, através da internet, descobrimos um outro cursinho virtual, o Kuadro, que nos recebeu muito bem e fechamos a parceria com um preço bem acessível para iniciar o curso com oito alunos”, explica.
De acordo com Marize, a parceria foi fechada com um desconto muito bom, R$ 90,00 por aluno, todos egressos de escola pública, que são financiados por patrocinadores, isto é, o curso é de graça para os alunos, de baixa renda, matriculados no 3º Colegial, e indicados pela escola.
“- Antes de serem aceitos, os alunos passam por uma avaliação de renda e nota, com médias acima de 70% do rendimento escolar, ou seja, alunos aplicados que realmente estão a fim de estudar, e não podem estar trabalhando”, destaca, esclarecendo que outros alunos que queiram estudar através do Kuadro podem assinar a participação no próprio site e pagar o curso no valor de R$ 340,00.
As aulas virtuais no Instituto começam dia 25, no próprio instituto, têm a duração de quatro horas, das 13 às 17h, e abrange todas as matérias do ensino médio: Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Português, Inglês e Redação, envolvendo inclusive exercícios de fixação. Os alunos serão supervisionados por funcionários do Instituto.
Para Lana Fernanda Peres, ex-aluna do Instituto em 2014 e hoje uma das voluntárias do Instituto, que monitora os alunos do curso virtual, afirma que “o IOS foi uma das melhores coisas que aconteceu na sua vida. Quando comecei a ajudar no instituto, tudo foi muito novo, mas como já havia participado do curso, sabia como funcionava, mas eu queria dar o meu melhor para ajudar quem está estudando”.