Três jovens estudantes francanos, Lucas da Silva Ponce, (20), Erika Pereira Batista, (27), e Ana Júlia Pereira de Paula, (20) se destacaram na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na última edição do exame, com a nota 1.000, discorrendo sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Os três se juntam a outros 74 estudantes, que obtiveram o mesmo resultado. No ano anterior, 2015, 104 candidatos conseguiram nota 1.000.
Ana Júlia, prestando o exame pela quarta vez, conquistou a nota 1.000 no Enem pelo segundo ano consecutivo. “Para alcançar esse resultado é preciso se preparar bastante, muita leitura, ficar ligado às notícias, abdicar de muitas coisas e, principalmente, se dedicar a um propósito. Por ser um tema atual e que gera bastante discussão, achei importante a escolha, pois é uma forma de ser aberto também um diálogo mais amplo”, disse. Para Lucas, também experiente no Enem, por prestar o exame pelo quinto ano consecutivo, o caminho para o sucesso na redação é escrever e ler bastante, treinar vários temas e, se possível, produzir redações diariamente.
Os três estudantes buscam uma vaga no curso de medicina e aguardam agora a abertura de vagas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).