A 5ª Companhia Policia Militar de Meio Ambiente, 4º Grupo de Sacramento realizou nessa quinta-feira 1º solenidade de entrega de certificados a 102 Agentes Ambientais Mirins, estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, Luiz Magnabosco e Professora Sílvia Vieira; e, estaduais, Afonso Pena Júnior e Sinhana Borges que concluíram o Programa de Educação Ambiental, ministrado pelo sargento Anilton Silva Egídio. Além do certificado os alunos receberam também a carteirinha de Agente Ambiental Mirim.
De acordo com O PROGEA é um trabalho sistemático, educacional, baseado na metodologia de educação para o pensar, em que os alunos têm ricas experiências em prol da conscientização ambiental. De acordo com sargento Anilton, o Programa criado em 2015, já está implantado em cerca de 140 municípios e é destinado a crianças com 10 anos de idade, no caso, estudantes do quarto ano, portanto só é ministrado nas escolas, que têm as referidas turmas. E novas turmas nas quatro escolas Afonso Pena Júnior, Sinhana Borges, Luiz Magnabosco e Professora Sílvia Vieira.
Instituído pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em todo o Estado, em 2015, o programa tem como objetivo, estimular estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócio ambientais, que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.
O Programa é desenvolvido em duas fases de forma continuada. A primeira, tem a duração de três meses, com 12 encontros em sala de aula. A segunda fase é a implantação do Clubinho Ambiental, que buscará solucionar ou minimizar problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar, que elegeram em cada unidade a sua diretoria. Sãos estes os presidentes eleitos em cada escola: Ana Júlia Araújo Santana (Afonso Pena), Cauan Manoel Crispim (Sílvia Vieira), Kaio Siqueira de Souza Oliveira (Sinhana Borges) e Klarkson Santana Ferreira (Luiz Magnabosco).
Em entrevista ao ET, o mediador do Progea, sargento Anilton Silva Egídio, explica que “o programa visa formar pessoas conscientes, uma vez que meio ambiente é um tema complexo, considerando sua amplitude conceitual da preservação da vida, da promoção da qualidade da vida das pessoas e do próprio conceito de desenvolvimento sustentável”.
Diz mais o mediador que “o Progea quer formar cidadãos com essa consciência, formar para o pensar meio ambiente, para que conheçam o reconheçam o pertencimento delas no espaço onde estão inseridas, isto é, reconheçam que o ser humano é parte do meio onde vive e como tal deve zelar por ele”.
Quatro alunos que se destacaram nas quatro avaliações aplicadas ao longo do curso e foram premiadas com bicicletas: Giselly Ferreira Borges (Afonso Pena), Tamires Ferreira da Silva (Luiz Magnabosco) e Bárbara Luísa Pereira Rodrigues (Profª. SílviaVieira).
Promotor elogia iniciativas da PMMG
O representante do Ministério Público e Curador do Meio Ambiente, promotor José do Egito de Castro Souza elogiou a Polícia Militar de Minas Gerais pelas boas iniciativas implementadas.
“- A Polícia Militar vem se destacando com boas iniciativas, primeiro o Proerd, que anualmente forma turmas na conscientização contra as drogas e agora esse outro direito fundamental, que é a preservação do meio ambiente, com a conscientização de crianças para um tema tão importante”.
Na sua mensagem aos formandos, José do Egito pediu: “Coloquem em prática tudo o que aprenderam, espalhem conhecimentos e, que, cada um plante, pelo menos uma arvores na frente de sua casa”.
Discursaram ainda, o secretário Adriano Magnabosco, levando os cumprimentos do prefeito Bruno e a diretora Tânia Aparecida Moreno, que agradeceu aos militares pelo empenho e ensinamentos passados para a formação dos alunos.
Prestigiando a solenidade, além de pais e familiares, diretoras das escolas dos alunos formandos; sargento Edna Almeida, representando o comandante Idônis Galles; Leandro Fachineli Toledo, diretor do Presídio de Sacramento; Hermógenes Vicente Ribeiro, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, dentre outros.