O período de designação na rede estadual de ensino inicia na próxima segunda-feira (25). Em Sacramento, o início está previsto para a terça-feira (26) e segue até a sexta-feira (29).
Os candidatos podem consultar as vagas no site criado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE): controlequadropessoal.educacao.mg.gov.br/divulgacao.
As vagas serão disponibilizadas por escolas de todo o Estado e o será à medida que a escola gerar o edital de designação. Por isso, é importante que o candidato consulte o site com regularidade para se informar sobre as vagas disponíveis e os cronogramas de designações nas escolas da rede.
Conforme a SEE, nas escolas em que houver a necessidade de designação, deverá ser observada a seguinte ordem de prioridade: candidato concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso, priorizando o Edital mais antigo, desde que comprove os requisitos de habilitação definidos no respectivo Edital; candidato concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido o número de pontos obtidos no concurso, priorizando o Edital mais antigo, promovendo-se o desempate pela idade maior, desde que comprove os requisitos de habilitação definidos no respectivo Edital; candidato habilitado, obedecida a ordem de classificação na listagem do município de candidatos inscritos em 2014; candidato habilitado que não consta da listagem do município de candidatos habilitados inscritos em 2014; candidato não habilitado, obedecida a ordem de classificação na listagem do município de candidatos inscritos em 2014. Vale lembrar que a condição de prioridade como candidato concursado somente se aplica aos aprovados em concursos públicos homologados e que estejam dentro do prazo de validade na data da designação.
Os servidores “ex-efetivados” estarão submetidos aos mesmos critérios e oportunidades válidos para todos os demais candidatos à designação. Todavia, o critério de tempo de serviço favorece aos servidores “ex-efetivados”, pois todos eles contam com um mínimo de oito anos consecutivos de trabalho no serviço público estadual.
Na cidade desinação é na terça
Na página criada pela Secretaria de Estado da Educação para consulta de vagas para designação, constavam, na noite da quinta-feira 21 cerca de 20 mil vagas divulgadas.
O ET, que vem acompanhando o quadro de vagas, pôde constatar que a divulgação vem ocorrendo aos poucos. Mas, infelizmente, não conseguimos acessar a página na manhã dessa sexta-feira para a divulgação do total de vagas.
Segundo informações na mídia virtual, a dificuldade de acesso se deve ao grande número de consultas e a inserção dos dados.
De acordo com a diretora da EE Cel. José Afonso de Almeida, Mônica Vieira (foto), a divulgação de todos os editais e vagas serão feitos através do site da SEE, anexando-se o edital da escola. Mônica atribui também a lentidão do site, devido ao grande número de vagas a serem disponi- bilizadas e por ser início de ano letivo.
“- Nas escolas, tivemos o prazo entre os dias 13 a 15 para definir o quantitativo de aulas e cargos e apontar as vagas. Esse trabalho foi feito. A partir de então, o quadro de vagas é enviado à inspetora local, Marileia Abadia Alves para o deferimento e, daqui vai para a 39ª SRE, que por sua vez envia para a SEE, tudo isso via online. Mas acreditamos que, até o início da designação, todas as vagas estarão disponíveis”.
Segundo ainda a diretora, no momento da designação, as vagas estarão impressas. E completou: ‘‘Pelo fato da cidade contar com apenas quatro escolas estaduais, as designações iniciam-se na terça-feira 26 e serão centralizadas na EE Coronel José Afonso de Almeida’’. Confira o cronograma de designação na tabela ao lado.
Data Hora Disciplina/Conteúdo/Cargo
26/1 8h Matemática, Física, Química, Ciências/Biologia.
27/1 8h Português, Inglês, Educação Física, Ensino Religioso e Artes.
28/1 8h Especialistas Orientação/Supervisão, História, Geografia, Filosofia e
Sociologia.
29/1 8h Ajudante de Serviços Gerais (ASB), Auxiliar de Secretaria e Auxiliar da
Área Financeira (ATB).
29/1 13h Regente de Turmas (Anos Iniciais), Coordenador Educação Integral,
Monitor Tempo Integral, Educação Integral e professor para Ensino do
Uso da Biblioteca.
OBSERVAÇOES:
1. Coordenador e Professor para atuar na Educação Integral deverão entregar, nas escolas, até o dia 25/01, projeto a ser apreciado pelos diretores em atendimento ao perfil a ser indicado.
2. Professor para atuar na biblioteca: os critérios seguirão normas estabelecidas pela SEE e deverão atender ao perfil do edital.