Uma assembleia realizada com os voluntários e alunos do Instituto Madiba, na sede da entidade, dia 17 último, com o objetivo de se fazer uma avaliação do ano, marcou o encerramento das atividades do instituto neste ano letivo de 2015.
De acordo com a presidenta Marise Cerchi, foi um ano de muitas realizações, por isso ela só poderia fazer uma avaliação positiva, agradecendo e compartilhando todo esse crescimento com os alunos concluintes, voluntários e parceiros da instituição.
“- Foi um ano de muito crescimento, a começar com a sede própria, com mais pessoas chegando para nos apoiar, e de muito crescimento para os jovens, cujo trabalho realizado neste ano letivo foi, realmente, um sucesso. E é isso que nos dá forças para aumentar o número de alunos, tanto que pudemos abrir mais duas vagas para o próximo ano”, avaliou.
Marise ressaltou, entretanto, que o crescimento do Instituto Madiba não depende apenas dele, os parceiros representam uma peça fundamental na instituição. “Os jovens matriculados no curso do IOS são patrocinados por empresas da cidade a um custo de R$ 400,00 mensais por aluno, durante sete meses. Em contrapartida, a empresa patrocinadora ganha a satisfação de estar ajudando na formação de um jovem e isso não tem preço”, afirma, destacando a formação adquirida pelos alunos.
“- Ao concluir o curso, focado na área administrativa e de tecnologia da informação, esses jovens adquirem noções de sistema integrado, isto é, eles sabem que, se falharem no departamento, estará prejudicando o colega, o grupo. E isso é essencial, numa empresa, aprender a trabalhar em grupo. E, o mais importante ainda, é que eles têm muita vontade de crescer. Eles não têm experiência no mercado, mas têm os conhecimentos básicos e a vontade de crescer, de aprender, de estudar ”.
Segundo Marise, um dos projetos propostos para o próximo ano é transformar o Instituto Madiba em uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que tem como finalidade fazer parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal), além de permitir que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no Imposto de Renda.
Agradecendo a presença de todos, lembrou a presidenta que o Insitituto Madiba em parceria com o IOS (Instituto da Oportunidade Social) formou mais uma turma do Programa de Treinamento focado na área administrativa e de tecnologia da informação, no dia 21 de outubro.
Para o jovem formando, Marcelo, indicado pela Escola Coronel, o curso de formação promovido pelo Instituto Madiba e IOS o ajudou muito a concluir o ensino médio. “Minha avaliação de tudo o que estudei nesses sete meses é muito positiva, pois abri meus horizontes para diversas áreas profissionais, além do desenho que gosto muito. Adquiri bastantes conhecimentos nas aulas, inclusive no teatro com a peça, 'Ética e vergonha na cara', nos trabalhos em grupo, quando distribuímos faixas por toda a cidade e, hoje, vejo que o Projeto me ajudou a concluir com sucesso o ensino médio e a buscar a faculdade, no curso de Agronomia, mas continuo desenhando”.