As escolas estaduais da cidade realizaram na manhã desta sexta-feira, 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a I Caminhada da Promoção da Igualdade Racial. Partindo da praça central da cidade, os alunos caminharam até a praça Dr. José Valadares da Fonseca (praça do Rosário) para uma concentração seguida de programação cultural.
Ao som da fanfarra da EE Barão da Rifaina, batucada da EE Sinhana Borges e músicas cantadas pelo Prof. Rafael Tovar, da EE Afonso Pena Jr, seguidos pelos alunos da EE Cel. José Afonso de almeida e EM João Cordeiro, com o maior número de alunos, a caminhada partiu da praça Getúlio Vargas. Muitos alunos e professores usando vestimentas estilo afro deram cor à caminhada, que terminou no largo da praça do Rosário, onde houve discursos e apresentações de números artísticos.
A Caminhada faz parte da Campanha AfroConsciência, uma ação lançada pela Secretaria de Estado de Educação no início deste ano, com o objetivo de fomentar, por meio de diferentes iniciativas, ações nas unidades escolares para a superação do preconceito racial, na busca pelo reconhecimento e valorização da história e da cultura dos africanos na formação da sociedade brasileira, além de iniciativas que enfrentem o racismo e promovam a igualdade racial no âmbito educacional no Estado.
O preconceito racial no Brasil é notório. São milhares de casos todos os dias, a maioria, porém, fica no anonimato. O mais recente caso de repercussão, foi o preconceito explícito contra a atriz Thaís Araújo em sua página oficial. Todos os comentários foram encaminhados à justiça e a maioria dos autores já foram identificados. Os ataques reacenderam as discussões.
O diretor Fábio Sebastião, comentou a caminhando afirmando que ela representa “um marco na educação, uma iniciativa muito importante para pregar a igualdade racial no nosso país, que tem um problema muito grande de discriminação do negro e minorias. É importante caminharmos juntos, conscientizando esses jovens’’.
Cidade comemora “Dia da Consciência Negra”
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura promove nesta sexta 20 o Dia Nacional da Consciência Negra, a partir das 20h, no Galpão Cultural da EE Cel. José Afonso de Almeida, com apresentações do grupo de dança afro de Sacramento, Moçambique e Congada com a participação dos grupos musicais Momento e Simpatizar.
“- O povo brasileiro é constituído da miscigenação entre índios, amarelos e negros. Povos que aqui vieram trazendo suas riquezas e raízes. Em várias partes do Brasil, o dia é comemorado com feriado, todavia, em Sacramento vamos celebrar a data, que marca o Dia Nacional da Consciência Negra, com um encontro cultural É uma oportunidade do cidadão perceber as diferenças e, principalmente, respeitá-las”, destaca o secretário de Cultura, Adriano Magnabosco.
O “Dia da Consciência Negra” no município foi instituído pela Lei Municipal nº487, de 06 de novembro de 1995, de autoria do ex-vereador Carlos Alberto Cerchi.