O Centro de Assistência Social (CAS) 'Padre Antônio Borges', obra mantida pela Congregação do Santíssimo Redentor, no antigo Seminário dos padres redentoristas, encerrou as atividades de 2014 com um saldo positivo, conforme avaliação da diretora, irmã Vera Alice dos Santos, da Congregação Mensageiras do Amor Divino, há três anos à frente da instituição.
“- Muito positiva a nossa avaliação de 2014, pois atingimos nosso objetivo, o que nos dá motivos para agradecer a Deus pelas conquistas que tivemos”, afirma, destacando que a casa iniciou o ano com 117 menores entre 6 a 18 anos e encerrou com 106.
Dentre as conquistas de 2014, irmã Vera ressalta o enriquecimento de sua equipe pedagógica através da contratação de dois atuantes profissionais, o músico Josimar da Silva Oliveira que, além de criar o Coral do CAS, ensina as crianças teclado, violão e flauta ; e de Adriana Batista Martins, que atua na área artística, com teatro e dança. “A chegada desses profissionais trouxe um crescimento muito grande para as crianças, através da formação através da arte”.
Outra grande conquista foi a expansão do Programa SOS Família que assiste famílias em situação de vulnerabilidade, independente de os filhos frequentarem ou não o CAS. o novo grupo foi para o residencial Cajuru, conforme explica a coordenadora Kamila Melo Silva.
“- Temos hoje três grupos, um aqui no CAS, atendendo 15 famílias há três anos, e outro no Cajuru, em parceria com o PSF (Programa de Saúde da Família), e agora estamos atendendo em mais um bairro, fechando assim o ano com 45 famílias assistidas pelo programa”, afirma Kamila, destacando que para abrir novos grupos será necessária a contratação de pelo menos mais uma assistência social e uma psicóloga.
De acordo irmã Vera, todo o aporte financeiro, tanto para o Projeto Semear que atende os menores, quanto para o SOS Família, o salários dos servidores e benefícios, como por exemplo, planos de saúde, vem da Congregação do Santíssimo Redentor, sem nenhuma subvenção do poder público.
“- Não estamos autorizadas a divulgar valores, mas uma coisa podemos dizer: não nos falta nada. Tudo de que necessitamos chega a tempo e a hora. A oficina de música foi totalmente equipada, ou seja, não temos problemas financeiros”.
A casa que é mantida, exclusivamente, pela Congregação Redentorista emprega cerca de 17 pessoas nas funções de coordenador, assistente social, psicóloga, supervisor religioso, manutenção, monitores, zeladoras, jardineiro/horticultor, cozinheira, auxiliar de cozinha e nutricionista, além das irmãs Vera Alive e Sebastiana Maria de Souza. No mês de janeiro chegará irmã Lourdes.
Noite Artística marca atividades de 2014
Para encerrar as atividades de 2014, a Noite Artística, realizada no Auditório do CAS, com apresentações teatrais, jograis, corais e danças emocionou o público presente, formado na sua maioria por pais e familiares das crianças assistidas. Ao final, todos foram brindados salgados e refrigerantes.
“- Foi uma festa muito bonita, muito emocionante, muitos pais choraram com as apresentações”, ressalta irmã Vera Alice.
De acordo com o músico Josimar, que coordenou os ensaios com Adriana e apoio dos demais educadores do CAS, o resultado de muito ensaio durante o ano alcançou uma culminância excelente. “AS crianças passaram por um processo de preparação, todas tiveram a oportunidade de aprender, escolher o instrumento, o canto, a dança e o resultado apresentado na Noite Artística foi excelente”, avalia, ressaltando a alegria das crianças.
‘‘- Foi muito emocionante, uma coisa que vale mais que qualquer preço é ver a alegria das crianças, muitas numa primeira apresentação. O choro dos pais, tudo isso foi gratificante, inclusive a participação de toda a equipe da casa, pois conseguimos passar a nossa mensagem”.
O Centro de Assistência Social retorna às suas atividades no dia 2 de fevereiro.