Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

SRE ministra curso de capacitação na cidade

Edição nº 1355 - 29 Março 2013

O Superintendente  da 39ª SER, Eduardo Calegari e equipe estiveram na cidade nos dias 25 e 26 ministrando curso de capacitação sobre o Simade e Prestação de Contas para servidores do polo de Sacramento, que inclui Conquista, Pirajuba, Campo Florido e Delta. “Optamos pela capacitação por pequenos polos dada a complexidade do assunto, justifica Rochele Boaventura Correa de  Oliveira, da Diretoria Educacional,  informando que 26 servidores entre diretores e técnicos das secretarias participaram do curso. 

- O Simade é o sistema onde se insere todos os dados escolares de alunos e de servidores e serve de base para o governo determinar verbas e recursos às escolas, de acordo com o total de alunos. Esses dados são utilizados para o Educasenso, onde o governo federal se baseia para, também, determinar seus recursos às escolas. Através também do Simade e Educasenso, anualmente, a União tem uma projeção dos alunos que vão fazer o Enem”, explica Rochele. 

Sobre a Prestação de Contas, Rochele explica que houve alterações e os contadores ou tesoureiros precisam estar atualizados. “Saiu uma nova resolução com novidades na prestação de contas. Os contadores ou tesoureiros e os diretores estão recebendo as instruções para a fidelidade dos gastos, porque é muito séria a questão do dinheiro público, é preciso muita transparência com esse dinheiro, por isso os contadores têm que estar muito capacitados para fazerem corretamente essa prestação de contas”, salientou. 

Questionada sobre a questão que é realmente fundamental na Educação, a pedagógica, especialmente agora diante dos sofríveis resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Médio, Rochele informa que no mês de abril será feita uma capacitação com especialistas e, para breve, outros programas de capacitação para todos os  professores da rede estadual nos diversos conteúdos. 

Informa também a pedagoga, diante da preocupação com os baixos índices do Ideb, que o governo criou o Núcleo de Apoio aos Projetos do Ensino Médio (Napem), para revitalizar esse grau e, paralelamente, está sendo desenvolvido o projeto piloto, 'Reinventando o Ensino Médio', já  implantado em 123 escolas e que, a partir do próximo ano, abrangerá toda a rede. 

Segundo ainda Rochele, essa modalidade traz áreas de empregabilidade junto com o ensino regular e conclui: “Além do PAAE (avaliação dos alunos do ensino médio), está sendo feita  a avaliação também dos alunos do 6º ano, no início e no final do ano letivo, para saber as competências que trazem e que adquirem ao longo do ano. Acreditamos que dessa forma, possamos acompanhar o desenvolvimento das competências em cada etapa e assim ir sanando as defasagens”.