Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pronatec forma 120 alunos na cidade

Edição nº 1379 - 13 Setembro 2013

Cerca de 120 alunos de cursos técnicos compareceram ao Centro Administrativo, na quarta-feira, 12, para a entrega dos certificados de conclusão dos cursos do Pronatec Senai, programa do Governo Federal, ministrados na cidade em parceria com o Sine/Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(Senac) e Prefeitura. Na oportunidade, foram entregues também os certificados de conclusão do curso de operador de máquinas, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a empresa Bunge e Prefeitura.

Presentes à solenidade de entrega dos certificados, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro; o diretor regional do Senai, Silvânio Márcio Fernandes; o diretor da Bunge,  Luiz Gustavo  Scartezini, a diretora do Sine local, Cintia de Cássia Silva, vereadores, secretários de governo, dentre outros. Na solenidade, receberam os certificados, simbolicamente, em nome das turmas, os alunos: Ana Paula Prado Guissoni (Auxiliar Administrativo), Ana Cristina Borges (Departamento Pessoal), Karielen Cristina Gomes Amorim (recepcionista), Patrícia Maria da Silva (Cabeleireira) e Alcione Alves Gomide de Pádua (Maquiadora - foto)e,outros cinco alunos, Ronaldo Martins Pereira, Jeorlandio Rebouça Pires, José Geraldo Almeida Silva, Lamartine Mendonça da silva, Claudinei Oliveira de Souza,receberam o certificado e conclusão do curso de Operador de Máquinas, promovido pelo Senai. 

Nesta sexta-feira, 13, a  presidenta Dilma Rousseff, acompanhada da ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello,  esteve em Uberlândia  para a  formatura de 2.390 alunos de 29 municípios da macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, incluindo os formandos de Sacramento, que participaram do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Cintia de Cássia Silva, coordenadora do Posto do  Sine, na cidade, explica que o Pronatec já formou dez turmas em Sacramento, desde 2012. “São diversos cursos  nas áreas  de beleza e estética, administrativa e  indústria. São cursos totalmente custeados pelo Governo Federal, com bolsa incentivo no valor de R$ 2,00 por hora-aula frequentada. E, hoje 120 alunos recebem os certificados dos cursos de Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Cabeleireiro, Auxiliar de Departamento Pessoal e Maquiador”, explica. De acordo com Cintia novas turmas serão abertas em breve. 

Para Silvanio Márcio Fernandes, diretor regional do Senai de Uberaba, o Pronatec é uma oportunidade excelente para aqueles que querem se aperfeiçoar. Exemplifica, citando que em 2012, o Senai de Uberaba formou 3.800 alunos.  “No caso do Senai, o atendimento é voltado para a indústria, assim todo aluno treinado por nós tem o foco para a indústria que é o caso dos operadores de máquinas agrícolas, de última geração, quer dizer todas informatizadas, para a empresa Bunge. Por que isso? Porque vivemos numa época em que se exige pessoas multifuncionais, que trabalhem e conheçam várias áreas de atuação”, esclareceu. Discursam também aos formandos, Luiz Gustavo Scartezini,  diretor da Bunge e o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, ambos cumprimentando os concluintes e falando da importância da qualificação e da formação técnico-profissional.