Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A Profa. Celina e o projeto 'Encontro Marcado'

Edição nº 1391 - 06 Dezembro 2013

Profa. Celina Nunes (foto) Severino alcança sua merecida aposentadoria depois de 30 anos de presença em sala de aula. Professora de Língua Portuguesa, foi sempre exemplo de dedicação e criatividade com seus alunos. Um de seus projetos, o Encontro Marcado, na sua 10ª edição, alcançou nesse período um enorme sucesso como exemplo de prática bem sucedida e motivação dentro da língua. Sempre elogiado e com total apoio da direção e professores da escola onde leciona, a EE Sinhana Borges, e também reconhecido pela inspetora Luzia de Melo, a Profa. Celina só não foi merecedora de nenhuma referência pela Superintendência Regional de Ensino.

Falando do projeto que nasceu na Escola Sinhana Borges em 2004, Celina explica que o projeto nasceu de uma necessidade de resgate da escrita da Língua Portuguesa que estava sendo substituída pela internet e pela digitação de textos. “Com o advento do computador e cada vez mais fazendo parte da vida de nossos alunos, até mesmo através dos novos celulares, as pessoas estão matando nossa língua pátria”, justifica, explicando como o projeto funciona. 

“- No início de cada ano letivo, escolhemos com a sala uma escola da região para nos correspondermos com alunos da mesma série. O líder da sala escreve uma primeira carta fazendo o convite. Uma vez aceito, eles enviam a lista com os nomes dos alunos e iniciamos os trabalhos. São trocadas durante o ano, pelo menos quatro cartas, todas manuscritas e enviadas via correios. Eles começam fazendo uma descrição de si mesmos; em outra carta, falam da escola; em outra falam de sua cidade e uma quarta carta sobre assuntos diversos. As cartas são feitas e corrigidas e depois expedidas. Naturalmente, durante todo o processo vamos estudando as formas narrativas, descritivas e dissertativas da escrita”, explica, informando que o projeto é endereçado aos alunos do 8º ano.

Por outro lado, Celina destaca o lado interativo do projeto. “Além de desenvolver a escrita e a redação há o lado de inteiração entre os alunos de nossa escola com os alunos da escola com quem estão se correspondendo, criando e firmando novas amizades”, explica a professora, destacando que o projeto alcança um grande efeito. “Há um empenho geral, um comprometimento de toda a escola, especialmente dos alunos envolvidos, pois há uma meta a ser cumprida. E, caso eles não consigam atingir a meta, são cortados do projeto, assim como, também são cortados os alunos que se corresponderem via e-mail, por exemplo, razão deles levarem tudo muito a sério, e eu me sinto muito valorizada”.

 O projeto Encontro Marcado, nesses dez anos, já foi realizado duas vezes com escolas das cidades de Uberaba e  Nova Ponte, Uberlândia,  Restinga (SP),  Ibiá,  Araxá,  Monte Carmelo e agora o intercâmbio é com Santa Juliana, cujos alunos visitaram a cidade nessa quinta-feira, 5. 

Faz parte ainda do projeto uma visita à escola que aderiu ao intercâmbio. “Primeiro, recebemos a escola com os alunos intercambistas. E quando se encontram e se conhecem pessoalmente é uma festa. Os visitantes são recebidos numa quadra da cidade, tomam lanche juntos, participam de atividades recreativas, vamos à gruta, conhecem a cidade. Almoçam juntos, geralmente na escola e têm um tempo para eles conversarem, se conhecerem mais”, explica, informando que na semana seguinte, é a vez dos alunos da EE Sinhana Borges, devolverem a visita.  

“É um projeto muito proveitoso com resultados positivos para os alunos que se sentem incentivados para a leitura e escrita e fazem amizades”, ressalta mais a professora Celina, informando que nunca inscreveu o projeto em nenhum  prêmio de incentivo a boas práticas pedagógicas. 

Celina Nunes Severino  aposentou-se na Escola Sinhana Borges, no dia 3 de dezembro, mas continua como professora na Escola Municipal Dona Maria  Sant' Anna, na comunidade de Quenta Sol.