Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Proerd forma 8ª turma

Edição nº 1367 - 21 Junho 2013

Um dos projetos mais vigorosos que a cidade tem não nasceu das escolas, mas está dentro delas, graças a uma iniciativa da Polícia Militar que trouxe o Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) para a cidade, em 2008. O projeto adotado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), é coordenado desde o início  pelo instrutor, Ssrgento Maurício Matias de Oliveira.

Nessa quarta-feira, 20, no Ginásio Marquezinho, cerca de 293 estudantes matriculados nos sextos e sétimos anos da rede pública, acompanhados pelos pais e o prestígio das autoridades constituídas da cidade, foram os donos da festa, na solenidade de formatura do curso, realizado em dez semanas. 

Presidida pelo comandante da 184ª Cia PM, Ten. Idônis Galles, a solenidade contou com a presença do prefeito Bruno Scalon Cordeiro; juíza Letícia Rezende Castelo Branco; promotor José do Egito de Castro Souza; vereador Cleber Rosa da Cunha, diretor geral do Presídio, Leandro Fachinelli Toledo e representantes de vários segmentos, diretores e professores das escolas participantes do programa, além de pais e familiares dos formandos.   

A Premiação
Cerca de 21estudantes  de diversas escolas foram destacados pela redação de fim de curso. Todos receberam mochilas escolares; quatro, entre os cinco finalistas, ganharam além da mochila,  uma bicicleta, e o primeiríssimo, ganhou um tablet. Todos os prêmios foram patrocinados por empresas locais: Credcoasa, Credi Fácil, Cred Sacra, Esfera Rolamentos, RC Costa Batatas, Sindicato dos Produtores Rurais, Servipeças, Sak´s Confecções e Grupo Trevisan. 
5º lugar:  Guilherme Alves Gobbo (E.E. Afonso Pena), 4º lugar: Marcos Kassabian Júnior (E.E. Sinhana Borges), 3º lugar: Francielly de Limas Lopes (E.M. Naná Kubitschek Soares), 2º lugar: Raissa Faria Barcelos (E.M. Silvia Vieira) e, 1º  lugar: Anthony Cruvinel Egídio (E.E. CEl.  José Afonso de Almeida).
Mais de 2.000 proerdianos formados
Apoiado no livro do estudante, o conteúdo do programa que já formou 2 mil alunos, versa sobre formas de prevenção contra as drogas e a violência. O livro é, na verdade, uma valiosa cartilha de orientações. Além do trabalho com as crianças são ministradas também palestras aos pais.  Na cidade, o programa é adotado em todas as escolas das redes estadual e municipal e pela Fundação Lar de Eurípedes. 
O sargento Mauricio Matias encara a tarefa com muita satisfação. “É um trabalho gratificante a gente ver o interesse das crianças, a vontade de saber, de aprender. A cada aula é uma realização, a cada formatura uma realização maior. Depois que passa, fica a alegria de ver jovens que nos chegam dando boas notícias, bem encaminhados, bem sucedidos. Infelizmente ocorre também o contrário. A nós importa aquele 'um' que salvarmos, ele será uma pessoa de bem, junto à família e à sociedade. Mas até o momento, os resultados têm sido muito positivos”, avalia. 
Sargento Maurício, pessoa atuante na sociedade e na igreja, destaca ainda o fator religiosidade na formação das crianças. “A necessidade de uma educação espiritual é importante. Ouvi um diálogo de um policial nosso, diante de uma mãe que reclamava muito  do filho envolvido na criminalidade. Ele perguntou se ela o levava à igreja. Ela respondeu que não. Então ele disse: 'Olha, senhora, a mãe que leva o filho à igreja não o visita num presídio'. Ele está certo, uma religião, seja ela qual for,  leva a pessoa a Deus, alimenta-a espiritualmente.  Religião é importante na vida de uma família e a família é a base para que nossos jovens tenham um futuro no caminho do bem”, afirma.
Falando ao ET, o comandante da PM local, Tenente Idônis Gales também reconhece o grande valor do programa em relação à prevenção ao vício das drogas proibidas. 
“Os resultados são altamente positivos, razão de encontrarmos encontramos jovens,  ex-alunos do Proerd  que são exemplos de cidadãos e pais de família. A prevenção é muito importante, porque vai orientar as crianças que estão caminhando para a adolescência na escolha de seu caminho. A prevenção reflete de forma muito positiva, ao contrário da  repressão que, muitas vezes, não consegue isso. Infelizmente, como acontece em todas as ações,  sempre há aqueles que se perdem, mas temos sempre a visão de que se conseguirmos salvar um, valeu o trabalho. 
Para o comandante Idônis, a religiosidade e o diálogo entre pais e filhos têm importância fundamental na formação dos adolescentes. “Quem tem Deus no coração vence tudo”, afirmou, dando um recado aos pais:
“- Cuidem com carinho de seus filhos, saibam onde eles estão, eduquem-nos para que tenham um bom caminho, dialoguem com seus filhos, encaminhem seus filhos para uma religião, qualquer que seja, religião é uma coisa que ajuda, orienta as pessoas”, afirmou, ressaltando o papel preventivo da PM. “A polícia não faz só um trabalho repressivo, mas também preventivo, para que os jovens no futuro tenham uma vida mais digna e feliz longe das drogas e da criminalidade em geral”. 
Na solenidade, vários discursos foram proferidos cumprimentando os formandos, expressando apoio e incentivo e, sobretudo, alertando os pais no sentido de encaminhar bem o futuro daquelas e outras crianças. Falaram o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, a juíza Letícia Rezende Castelo Branco, o promotor José do Egito de Castro Sousa e a secretária de Educação, Joana Faria, além do presidente da sessão, o comandante Ten. Idônis Gales.