Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escolas Municipais ganham lousas digitais

Edição nº 1351 - 01 Março 2013

A secretaria de Educação do município dotou as escolas municipais com lousas digitais, um computador com desktop padrão, com uma grande tela digital conectada como se fosse o seu monitor sensível ao toque (tecnologiatouchscreen), que permite que os alunos possam visualizar o mesmo conteúdo, havendo interação com o recurso de tela sensível ao toque, permitindo postar documentos na Internet, compartilhar arquivos na rede local ou enviar informações por e-mail. 

O ET visitou a escola municipal Dr. João Cordeiro, que recebeu três lousas para as oito turmas que a escola tem. “Por enquanto, recebemos três lousas, mas gradativamente, segundo a secretaria de Educação, elas serão instaladas nas demais salas”, justificou a diretora Celma Silva e Souza, ressaltando que as lousas vão levar mais interesse aos alunos.

 “- Os alunos, hoje, estão muito desinteressados do ensino, que continua na mesmice de lousa, giz, livro, caderno. Com a lousa digital eles vão participar mais, porque as lousas são interativas e, os professores que já fizeram a capacitação gostaram da novidade; agora o uso para as aulas vai depender do professor”, avaliou. 

A Professora Marilda Ferreira Borges de Souza, que já fez o treinamento destaca as vantagens da nova tecnologia. “Foi ótimo o treinamento, é um projeto bem dinâmico. Durante o treinamento, a professora passou todos os ícones que são trabalhados com o mouse ou caneta. Ela montou uma pasta com vários arquivos de atividades elaboradas para nosso uso.  E as atividades são interativas, isto é, o aluno  pode  fazer as atividades na própria lousa. Foi excelente”, elogia, garantindo, entretanto que o velho 'quadro-negro' não será descartado.

“- Nossa lousa tradicional, com giz, lápis, cadernos e livros  não serão descartados. Com certeza, eles não vão aposentar, não. O aluno vai continuar escrevendo, usando livros básicos, caneta, etc. A lousa digital é um recurso muito bom que vem para complementar, diferenciar e dinamizar  as aulas. O professor, o giz e os demais materiais continuam essenciais”, destaca, chamando a atenção que vai exigir um preparo do professor.

“- A aula não vem pronta, não. Tudo o que o professor for apresentar na lousa digital, terá que ser preparado em casa e trazer em pendrive ou CD. A lousa é como um data show, só que mais elaborado, mas cada aula deverá ser preparada”, explica.  

 

Prefeito lança projeto na EM J. Cordeiro

 

O projeto foi lançado pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro, na última segunda-feira, na EM João Cordeiro, para os alunos, pais, professores e diretores do sistema educacional da cidade. Participaram da cerimônia, o presidente da Câmara, José Maria Sobrinho, secretária de Educação Joana da Graça Gonçalves e Faria, e vice-prefeito Geraldo Majela Carvalho. 

Discursaram na solenidade, o prefeito e o presidente da Câmara ressaltando a importância da inovação. Em nome dos alunos da escola, Karini Borges, 14,  agradeceu. “Com essa nova tecnologia, nossa escola está à frente em modernização. Todo equipamento irá ajudar bastante com aprendizagem maior e aulas diferenciadas”, disse.