O professor de Filosofia da EE Cel. José Afonso de Almeida, Fabiano Leite, por ocasião dos 80 anos daquela instituição, comemorados dia 3 de março, um belo presente a 140 alunos do Colegial.
Através da lei de Fomento à Cultura, em parceria com o Instituto Iracema Tolentino, os alunos vão participar da Temporada Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - OSESP/2013. “Este projeto é apenas um de vários outros em comemoração aos 80 anos da escola”, prometeu o professor, afirmando que os alunos da Escola Coronel foram os únicos contemplados no estado.
Este ano, a temporada homenageia a Sagração da Primavera, obra de Igor Stravinsky que completa cem anos,oferecendo programas sinfônicos divididos em séries com nomes de árvores brasileiras (Jacarandá, pequiá, ipê, pau-brasil, sapucaia, jequitibá) ainda no mês de março; (cedro, araucária, mogno, carnaúba, paineira, imbúia e outros) em abril e segue até o dia 15 de dezembro.
A Temporada traz o repertório tradicional de orquestras, composições pouco conhecidas ou mesmo inéditas, além de obras de compositores brasileiros. Salvo exceções, esses programas são apresentados às quintas e repetidos às sextas e aos sábados da mesma semana. Também fazem parte da Temporada Osesp, concertos a preço popular, ensaios abertos e concertos de câmara com convidados e músicos da Orquestra e do Coro da Osesp e que formam as séries Um Certo Olhar, Recitais Osesp, Quarteto Osesp, Série Coral e Série de Câmara.
Filantropia...
No último dia 13, os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Coronel lotaram a Casa da Cultura para assistir ao drama de Albert Nobbs, um longa baseado no trabalho de filosofia que vem sendo desenvolvido naquela escola. A iniciativa poderia ter ficado apenas por aí, mas, cada participante contribuiu na ocasião com o Instituto Iracema Tolentino. “A proposta é trazer o mundo para a sala de aula, através da filantropia e conhecimento", comenta o professor de filosofia, Fabiano Leite.